Loading...
111 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 111
- FAZENDinho: um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos AçoresPublication . Mendes, Rita S. D. R; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, UlissesO FAZENDinho é o suplemento para crianças da publicação mensal Fazendo que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas com o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. No papel da Educação Formal da Região Autónoma dos Açores estão definidas intenções de Sustentabilidade e de Açorianidade. No entanto, muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais mais ajustados às temáticas regionais. Durante a exploração orientada do FAZENDinho, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015-2016, fez-se uma avaliação da sua aplicabilidade, dos pontos positivos e a melhorar, através da aplicação de questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados deste estudo, aspira-se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.
- Attitudes, barriers and motivators as factors for sustainability of higher education e-Learning programmes at Universidade Aberta, PortugalPublication . Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, UlissesIn higher education distance learning institutions, where studies are carried on through a variety of distance learning regimes, from the correspondence and earlier forms of distance education to fully online e-learning programmes, and where planners and administrators seize the effective adoption and deployment of technology-enabled education, student attitude and motivation assume considerable significance. Attitudinal pre-dispositions, institutional and allied barriers (including appropriate policy initiatives), besides the scientific and pedagogical quality of degree programmes are assumed to play a crucial role in sustainability of higher education systems. This article reports the findings of a study conducted at Universidade Aberta, Portugal—the Portuguese Distance Learning Education University—to examine student attitudes towards e-learning and to identify barriers and motivators of e-learning adoption, which are key factors for decreasing dropout rates of a 2nd cycle degree e-learning programme, analysed as a case study.
- The challenge of widening citizen participation in climate change education: developing open educational resources on the lived experiences of climate changePublication . Teixeira, António; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Dams, Lieve; van Dorp, Kees-JanIf climate change education is to become more than self-serving and contribute to meeting the global challenge of sustainable development, it must broaden its scope to include a wider range of students in terms of age, social group and ethnicity than is usually the case. In this paper the authors discuss how open and flexible learning can apply its strengths in the area of widening participation, as it can lever years of experience with non-traditional target groups. They show how flexible learning universities, such as Open Universities, may offer their curriculum as open educational resource (OER) for these types of learning and can indeed contribute for achieving such a needed critical mass. Mass education of this type may have a key role to play in meeting any global challenge, and climate change is no exception. In this paper, the authors exemplify it through an exploration of a partnership project between eight European universities in developing the LECH-e materials for a Master’s curriculum on the lived experiences of climate change.
- Implementing climate change research at universities: barriers, potential and actionsPublication . Leal Filho, Walter; Morgan, Edward A.; Godoy, Eric S.; Azeiteiro, Ulisses; Nicolau, Paula Bacelar; Veiga Ávila, Lucas; Mac-Lean, Claudia; Hugék, JeanMany universities around the world have been active centres of climate change research. However, there are a number of barriers to climate change research, stemming both from the nature of there search and the structure of institutions.This paper offers an overview of the barriers which hinder the handling of matters related to climate change at institutions of higher education (IHEs), and reports on an empirical study to investigate these barriers using a global survey of higher education institutions. It concludes by proposing some steps which could be followed with a view to making climate change more present and effective in university research and teaching. These include changing approaches to research, outreach and teaching to better support action on climate change.
- Population dynamics of Acartia clausi from a temperate estuary (Mondego estuary, Western Portugal)Publication . Vieira, Luís; Morgado, Fernando; Ré, Pedro; Pereira, M.; Nicolau, Paula Bacelar; Marques, João C.; Azeiteiro, UlissesThe main purpose of this study was to estimate the distribution, production and production/biomass ratio values of Acartia clausi, one of the most representative taxa of the Copepoda community in the Mondego estuary. The following biomass/length relationship was estimated for specimens of Acartia clausi: AFDW = 2.27 BL 2.41. Length-weight relationships were used to estimate production taking into account cohort growth and mortality. The annual production was calculated at 63.44 mgC m−3y−1 and the production/biomass (P/[Bbar]) ratio was estimated at 25.50. These results indicate that Acartia clausi may play a significant role in transferring energy to higher trophic levels in the Mondego estuarine system.
- A célula: organização IPublication . Nicolau, Paula BacelarRecurso em formato vídeo para apoio a aprendizagem de conteúdos das ciências biológicas: "Organização celular I".
- ARDES Teaching: Module 1, Lesson 3. Topic 1. Sustainability assessment and ecological footprintPublication . Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula Bacelar; Mapar, Mahsa; Bidarra, José; Veiga, Pedro Alves da
- Perceções sobre as vulnerabilidades socioambientais atuais e futuras face às alterações climáticas no setor agrícola: estudo exploratório no município do Cadaval, PortugalPublication . Alves, João Teixeira; Alves, Fátima; Nicolau, Paula BacelarAs alterações climáticas, enquanto fenómeno multidimensional e complexo, desafiam as sociedades a conhecer e antecipar os seus impactes atuais e futuros, de modo a identificar as medidas e estratégias capazes de as enfrentar, seja pela mitigação, seja pela adaptação. O presente artigo, centrando-se no domínio das perceções dos agentes locais ligados ao sector agrícola, pretendeu identificar e compreender, a partir da sua posição e perspetivas, quais os impactes das alterações climáticas no sector agrícola e, consequentemente, quais as estratégias de adaptação a essas alterações na região delimitada pelo município do Cadaval, território rural marcadamente agrícola, vulnerável aos efeitos das alterações climáticas. Recorrendo a um inquérito por questionário aplicado a agricultores locais e à realização de um grupo focal com stakeholders, procurámos caracterizar as suas perceções relativamente às alterações climáticas, seus impactes e vulnerabilidades atuais e futuras na atividade agrícola, bem como as suas posições face à adaptação e mitigação. Em termos gerais, as informações recolhidas permitem-nos constatar que as alterações climáticas são percebidas essencialmente como resultado da ação humana e os nossos respondentes estão cientes dos efeitos dessas alterações na agricultura, que referem já se fazem sentir. Desconhecem, no entanto, o processo de emissão de gases de efeito estufa da atividade agrícola, o que os impede de identificar os processos de mitigação dessas emissões. Os agricultores inquiridos reconhecem a vulnerabilidade do pomar intensivo com necessidades de rega e de frio, a dificuldade em mudar e adaptar estas culturas permanentes que encaram como um desafio a ultrapassar, e reconhecem a oportunidade que o aumento da temperatura representa para a cultura da vinha.
- História da classificação biológicaPublication . Nicolau, Paula Bacelar
- Índice de biodiversidade urbana - "City biodiversity index" - aplicado à Cidade da Horta, AçoresPublication . Medeiros, Valter; Nicolau, Paula BacelarO reconhecimento dos serviços ecossistémicos como essenciais para uma vivência sustentável em áreas urbanas tornou evidente a necessidade de preservar a biodiversidade nas cidades. Para preservar é necessário conhecer, e, por essa razão, torna-se necessário a aplicação de uma metodologia normalizada que possa ser aplicada em todas as áreas urbanas do planeta, e que permita avaliar e gerir o estado da sua biodiversidade. O presente trabalho reporta a primeira determinação do Índice de Biodiversidade Urbana (City Biodiversity Index, CBI) na Cidade da Horta, situada na ilha do Faial, Açores, em 2019. Este estudo determinou para a cidade da Horta um índice relativamente elevado de 70 pontos, em 92 possíveis. Nele, são apontados os setores em que é possível melhorar a biodiversidade urbana na cidade da Horta. O estudo indica também algumas limitações na aplicação da metodologia do Índice de Biodiversidade Urbana a cidades insulares de pequenas dimensões.