Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Santos, Maria Joana de Almeida Vieira

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Issues with publishing abstracts in English: challenges for Portuguese linguists’ authorial voices
    Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
    This paper assesses the impact of publishing abstracts in English in the Portuguese Linguistics Association (APL) Proceedings from 2001 to 2010. The study was carried out with a corpus of 137 abstracts, follows a Text Linguistics model inspired by the Interactionnisme Sociodiscoursif and links text features to the social practices and genre repertoires of this community. Quantitative data show signs of a “Portuguese identity” in authors’ voices such as personal forms, move signaling, long sentences, profuse embedding, heavy subjects, and variations in content selection, but also signs of standard academic guideline-indexed choices in impersonal forms, template sentences, coordinated constituents, nominalizations, and conventional text plans. Standard genre models and writing features from “core” academic communities coexist with alternative and traditional ways of writing and of disseminating knowledge, which is typical of a semiperipheral non-native English-speaking community torn between conflicting language and cultural paradigms. These contrasting tendencies are linked to identity changes within the community, as APL authors try to achieve international recognition by publishing abstracts in English as a Foreign Language. Since the APL research topic is the Portuguese language, the process mirrors the authors’ struggle between standard internationalization in English and individual stance in Portuguese.
  • Da introdução ao resumo/abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de Linguística
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    The aim of the paper is to retrace the emergence of the academic genre Abstract through the analysis of the “Associação Portuguesa de Linguística” Proceedings (2001–2010). Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996), the main assumptions are: (i) genre properties are unfolded through texts; and (ii) within a given period, texts belonging to different genres may share linguistic, social and illocutionary properties until a self-sustained genre emerges (Adam, 2001; Maingueneau, 1998). The analysis took into account the abstract dimension of genres, and the empirical dimension of texts within a 3-level model that includes genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda 2009). Data shows that the Abstract shares properties with the Introduction of the paper it summarizes. Its emergence as an independent genre thus points to intertextual origins.
  • Do saber ao poder: estruturas retóricas e planos de texto nas introduções de teses de doutoramento
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    A estrutura retórica dos textos é um lugar privilegiado de cruzamentos entre discurso e poder, especialmente se ancorada na autoridade do conhecimento científico. Os textos académicos, veículos desse conhecimento e exemplares de géneros com pendor argumentativo, são, assim, construções discursivas do saber nas quais se intersectam vetores de poder. Neste aspeto, a introdução, género incluído de géneros maiores (RASTIER, 1989), é um texto académico decisivo pela posição de abertura, que lhe confere carácter programático de criação do espaço de investigação. Também explana os conteúdos e o plano de texto (ADAM, 2002), legitima a pesquisa, demonstra inovação e projeta a autoridade científica do autor perante uma comunidade de pares (SWALES, 2011). Dentro destes pressupostos, uma análise contrastiva das Introduções de dez teses de doutoramento em Ciências e dez em Ciências Sociais e Humanas/Humanidades da Universidade de Coimbra (2003-2012) mostra assimetria no que toca aos movimentos retóricos de delimitação da área e nicho da investigação (BUNTON, 2002), e semelhança em padrões de articulação de passos (acoplagem, interrupção e entrelaçamento). Tanto assimetria como semelhança resultam da seleção estratégica de componentes distintas do saber para a construção da autoridade científica, o que valida e reconfigura práticas sociodiscursivas específicas destas áreas disciplinares (BRONCKART, 1996).
  • Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico português
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    The aim of this paper is to present an ongoing research project on aca- demic genres. Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996) and Text Linguistics contributions (Adam, 2001, 2008), the analysis relies on genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda, 2009). Data from corpora are selected and organ- ized according to Adam’s genre criteria: enunciation (author’s stance and voice), pragmatic goals, compositional structure (text plan, sequence types); semantics (contents); stylistics (lexical selection and sentence structures); metatextual, peri- textual and material features (self-references, textual boundaries, formatting and editing devices). PhD dissertations, Master theses and abstracts are similar to already reported models (Swales, 2004; Hyland 2009; Martín-Martín, 2005 i.a.), but genre criteria show a wide variety of adjustments according to disci- plinary areas, institutional restrictions, individual choices and language con- straints. Evidence points to a Portuguese adaptation of international genres and to a dynamic discourse that may well reflect a changing paradigm in knowledge dissemination.
  • Contributos para a caracterização do género académico ‘Resposta de Desenvolvimento’
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    Uma vez que caracterizar os géneros do discurso académico permite identificar os processos de construção dos textos que os integram, permitirá também melhorar a proficiência dos estudantes do ensino superior. A este respeito, Parodi (2009), evidenciou não só a maior ou menor diversidade de géneros das leituras aconselhadas em diferentes cursos, como também a conveniência de basear as reflexões sobre os géneros em corpora extensos e adequadamente ricos. Numa linha complementar, propomo-nos contribuir para a reflexão teórica sobre géneros do discurso académico, sob a perspetiva das práticas de escrita na universidade. Analisámos um corpus de 179 textos (de 500 a 1000 palavras), pertencentes ao género resposta de desenvolvimento, obtidos em exames de Ciências Humanas. Tendo selecionado respostas com sequências de tipo argumentativo, identificámos os parâmetros mais relevantes segundo os níveis textuais propostos por Adam (2001) – semântico, enunciativo-pragmático, composicional e estilístico-fraseológico: a) nível semântico – conteúdos adequados à área de estudo em causa, seleção de argumentos pertinentes, explicitação de tese; b) nível enunciativo-pragmático – marcas de contexto socioprofissional e das condições de produção; c) nível composicional – sequências argumentativas, estruturação em partes funcionalmente distintas; d) nível estilístico-fraseológico – léxico especializado, conetores discursivos, citações. Estes parâmetros caracterizam os textos do género resposta de desenvolvimento, e permitem delimitá-lo relativamente a outras classes, o que contribuirá para o conhecimento do discurso académico, e, por outro lado, para a implementação de melhores práticas de produção escrita no ensino superior.
  • Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articles
    Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
    O trabalho apresenta as propriedades partilhadas pelos planos de texto de teses de doutoramento e de artigos científicos. A análise combina conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996) e da Teoria do Texto – parâmetro de género, mecanismo de realização textual e marcador de género (Coutinho e Miranda 2009). No corpus de 130 teses da Universidade de Coimbra (2003-2012) foram identificados quatro tipos de planos de texto: estruturação por tópicos, IMRDC, (Introdução–Metodologia–Resultados–Discussão–Conclusão), antológico e misto (Swales, 2004; Santos e Silva, aceite). Os textos evidenciam dois tipos de hibridismo: mistura e encaixe de géneros (Mäntynen & Shore, 2014). As teses de ciências sociais e humanas partilham a estruturação por tópicos com os artigos dessas áreas disciplinares. Nas teses de ciências de base experimental predominam planos IMRDC (idênticos aos dos artigos dessas áreas) e antológicos (que incluem os artigos já publicados/submetidos), evidenciando-se no segundo caso uma dupla relação de hibridismo. Consequentemente, questiona-se a delimitação entre os dois géneros, e conclui-se que os objetivos, o contexto institucional, a extensão e a etiquetagem metatextual poderão ser os únicos critérios distintivos entre a tese e o artigo científico.
  • Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira; Sitoe, Marta Zefanias
    Embora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores. O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico.
  • Polifonia na voz autoral: resumo e agradecimentos na tese de doutoramento
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    O trabalho apresenta uma análise contrastiva do parâmetro voz autoral em 100 resumos e 100 agradecimentos, textos dos géneros incluídos e contíguos em teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. Procurou-se identificar os mecanismos e as componentes que sustentam a voz autoral (Coutinho & Miranda, 2009; Adam, 2008), nas dimensões individual / coletiva e dialogal (Matsuda & Tardy, 2007; Tardy, 2012), relacionando-os com as práticas sociodiscursivas das diferentes comunidades (Hyland, 2003, Hyland & Tse, 2004). A análise privilegiou as entidades a quem se dirigem os textos de ambos os géneros e os motivos subjacentes à sua elaboração. Os resultados apontam para uma voz autoral polifónica (Bakhtin, 1986). No resumo, dirigido a uma comunidade profissional e académica, os autores seguem padrões textuais não marcados, de tipo coletivo, que também se encontram em outros géneros maiores, como a própria tese. A voz autoral adquire uma dimensão social, patente no uso de formas impessoais e de léxico especializado. Nos agradecimentos, os autores dirigem-se a pelo menos duas comunidades distintas: profissional e pessoal. Podem então identificar os destinatários através do uso de vozes diferentes, o que origina adaptação de modelos textuais através de mecanismos marcados e não marcados, como a oscilação entre formas impessoais e pessoais, os sentidos explícitos e implícitos, os usos especiais da pontuação e o humor. Esta pluralidade de vozes ou polifonia está presente tanto entre resumos e agradecimentos como no interior dos próprios agradecimentos, assinalando sempre a diferença entre as comunidades a quem se destinam os segmentos textuais. A polifonia constitui, portanto, um efeito da dimensão dialogal de ambos os géneros e confirma a importância da voz autoral enquanto parâmetro de género.