Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
315.54 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Embora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores.
O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico.
Description
Keywords
Género académico Tese de doutoramento Abstract Introdução Artigo científico Plano de texto Voz autoral
Pedagogical Context
Citation
Silva, P. N., Santos, J. V., e Sitoe, M. Z. (2019). Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros. In Caels, F., Barbeiro, L. F., e Santos, J. V. (Org.). Discurso académico: uma área disciplinar em construção (pp. 265-286). Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC/ESECS-IPL.
Publisher
CELGA-ILTEC/ESECS-IPL