Loading...
Research Project
Center for General and Applied Linguistic Studies
Funder
Authors
Publications
Polifonia na voz autoral: resumo e agradecimentos na tese de doutoramento
Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
O trabalho apresenta uma análise contrastiva do parâmetro voz autoral em 100 resumos e 100 agradecimentos, textos dos géneros incluídos e contíguos em teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. Procurou-se identificar os mecanismos e as componentes que sustentam a voz autoral (Coutinho & Miranda, 2009; Adam, 2008), nas dimensões individual / coletiva e dialogal (Matsuda & Tardy, 2007; Tardy, 2012), relacionando-os com as práticas sociodiscursivas das diferentes comunidades (Hyland, 2003, Hyland & Tse, 2004). A análise privilegiou as entidades a quem se dirigem os textos de ambos os géneros e os motivos subjacentes à sua elaboração. Os resultados apontam para uma voz autoral polifónica (Bakhtin, 1986). No resumo, dirigido a uma comunidade profissional e académica, os autores seguem padrões textuais não marcados, de tipo coletivo, que também se encontram em outros géneros maiores, como a própria tese. A voz autoral adquire uma dimensão social, patente no uso de formas impessoais e de léxico especializado. Nos agradecimentos, os autores dirigem-se a pelo menos duas comunidades distintas: profissional e pessoal. Podem então identificar os destinatários através do uso de vozes diferentes, o que origina adaptação de modelos textuais através de mecanismos marcados e não marcados, como a oscilação entre formas impessoais e pessoais, os sentidos explícitos e implícitos, os usos especiais da pontuação e o humor. Esta pluralidade de vozes ou polifonia está presente tanto entre resumos e agradecimentos como no interior dos próprios agradecimentos, assinalando sempre a diferença entre as comunidades a quem se destinam os segmentos textuais. A polifonia constitui, portanto, um efeito da dimensão dialogal de ambos os géneros e confirma a importância da voz autoral enquanto parâmetro de género.
Género, conteúdos e segmentação: em busca do plano de texto
Publication . Silva, Paulo Nunes da
Neste artigo, são sistematizadas algumas das principais ideias acerca do conceito de plano de texto e propõe-se uma definição aplicável à análise de textos escritos de qualquer género. Com base numa reflexão crítica acerca das sínteses propostas em Adam (2002) e no Dicionário terminológico, são explicitadas as dimensões contempladas no plano de textos escritos (distribuição de conteúdos e segmentação), assim como os níveis macroestrutural e microestrutural em que ele se concretiza e os polos entre os quais pode gradualmente oscilar (plano de texto convencional vs. plano de texto ocasional). A seguir, são analisados dois textos, um do género dicionário unilingue e outro do género requerimento, com o objetivo de testar e validar o conceito de plano de texto tal como foi definido e caracterizado no início do artigo.
Issues with publishing abstracts in English: challenges for Portuguese linguists’ authorial voices
Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
This paper assesses the impact of publishing abstracts in English in the Portuguese
Linguistics Association (APL) Proceedings from 2001 to 2010. The study was carried out with a corpus
of 137 abstracts, follows a Text Linguistics model inspired by the Interactionnisme Sociodiscoursif and
links text features to the social practices and genre repertoires of this community. Quantitative data
show signs of a “Portuguese identity” in authors’ voices such as personal forms, move signaling, long
sentences, profuse embedding, heavy subjects, and variations in content selection, but also signs of
standard academic guideline-indexed choices in impersonal forms, template sentences, coordinated
constituents, nominalizations, and conventional text plans. Standard genre models and writing
features from “core” academic communities coexist with alternative and traditional ways of writing
and of disseminating knowledge, which is typical of a semiperipheral non-native English-speaking
community torn between conflicting language and cultural paradigms. These contrasting tendencies
are linked to identity changes within the community, as APL authors try to achieve international
recognition by publishing abstracts in English as a Foreign Language. Since the APL research
topic is the Portuguese language, the process mirrors the authors’ struggle between standard
internationalization in English and individual stance in Portuguese.
Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais
Publication . Silva, Paulo Nunes da
Nos últimos anos, deu-se um significativo desenvolvimento no âmbito dos estudos sobre os géneros (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). Consequentemente, os Programas e Metas Curriculares da disciplina de Português do Ensino Básico e Secundário concedem já um lugar central aos géneros no processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo do artigo consiste em fundamentar e sistematizar um conjunto de ideias centrais acerca deste tema, para que os docentes de Português dos diversos ciclos de ensino procedam ao aproveitamento didático de algumas teorizações. É proposta uma abordagem didática dos géneros em que se articula uma classificação em tipos de discurso (jornalístico, literário, etc.) com a classificação em géneros (notícia, editorial; romance, conto; etc.). Parte- se, portanto, da caracterização das situações de comunicação em que os textos ocorrem para a explicitação das propriedades especificamente textuais.
Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros
Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira; Sitoe, Marta Zefanias
Embora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores.
O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UID/LIN/04887/2013