Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Silva (2019) Tipos de discurso e géneros.pdf264.78 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos últimos anos, deu-se um significativo desenvolvimento no âmbito dos estudos sobre os géneros (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). Consequentemente, os Programas e Metas Curriculares da disciplina de Português do Ensino Básico e Secundário concedem já um lugar central aos géneros no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do artigo consiste em fundamentar e sistematizar um conjunto de ideias centrais acerca deste tema, para que os docentes de Português dos diversos ciclos de ensino procedam ao aproveitamento didático de algumas teorizações. É proposta uma abordagem didática dos géneros em que se articula uma classificação em tipos de discurso (jornalístico, literário, etc.) com a classificação em géneros (notícia, editorial; romance, conto; etc.). Parte- se, portanto, da caracterização das situações de comunicação em que os textos ocorrem para a explicitação das propriedades especificamente textuais.
In recent years, several relevant studies have been published in the fi eld of text classifi cation, particularly on genre studies (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). As a result, in the offi cial documents that present the syllabus and the learning goals of Portuguese in Elementary and Secondary Education, genre is granted a central position. The main goal of this paper is to present and justify a set of central ideas on text classifi cations that may enable elementary and secondary teachers of Portuguese to adapt and to use them in the classroom. It proposes a didactic PAULO NUNES DA SILVA, CELGA-ILTEC / DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES, UNIVERSIDADE ABERTA (PORTUGAL). TIPOS DE DISCURSO E GÉNEROS: PARA UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INTEGRADA DE DUAS CLASSIFICAÇÕES TEXTUAIS TIPOS DE DISCURSO E GÉNEROS: PARA UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INTEGRADA DE DUAS CLASSIFICAÇÕES TEXTUAIS Paulo Nunes da Silva I 226 genre approach that combines two distinct text classifi cations – discourse types (journalistic, literary, etc.) and genres (news, editorial; novel, short story; etc.). Thus, it is argued that a genre didactic approach should start by characterizing the communicative situations in which texts occur and only then it should focus on describing the texts’ internal properties.

Description

Keywords

Classificações textuais Comunidade discursiva Tipos de discurso Géneros Propriedades externas propriedades internas Text typologies Discourse community Discourse types Genres External/internal properties

Citation

Silva, Paulo Nunes da (2019). Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais. In LEAL, António, et al. (Org.). A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas. Porto: CLUP, pp. 225-240.

Organizational Units

Journal Issue