Publication
Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros
dc.contributor.author | Silva, Paulo Nunes da | |
dc.contributor.author | Santos, Joana Vieira | |
dc.contributor.author | Sitoe, Marta Zefanias | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T14:49:02Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T14:49:02Z | |
dc.date.issued | 2019-12 | |
dc.description.abstract | Embora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores. O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, P. N., Santos, J. V., e Sitoe, M. Z. (2019). Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros. In Caels, F., Barbeiro, L. F., e Santos, J. V. (Org.). Discurso académico: uma área disciplinar em construção (pp. 265-286). Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC/ESECS-IPL. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54679-0-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11913 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CELGA-ILTEC/ESECS-IPL | pt_PT |
dc.relation | Center for General and Applied Linguistic Studies | |
dc.relation.publisherversion | https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/4543/4/Discurso%20Acad%c3%a9mico_ENDA1_DOI.pdf | pt_PT |
dc.subject | Género académico | pt_PT |
dc.subject | Tese de doutoramento | pt_PT |
dc.subject | Abstract | pt_PT |
dc.subject | Introdução | pt_PT |
dc.subject | Artigo científico | pt_PT |
dc.subject | Plano de texto | pt_PT |
dc.subject | Voz autoral | pt_PT |
dc.title | Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for General and Applied Linguistic Studies | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra/Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 286 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 265 | pt_PT |
oaire.citation.title | Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Santos | |
person.givenName | Paulo Nunes da | |
person.givenName | Maria Joana de Almeida Vieira | |
person.identifier.ciencia-id | 2719-0A96-080C | |
person.identifier.ciencia-id | 3A1E-B5AC-BFBD | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9462-7717 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6711-8113 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9 | |
relation.isAuthorOfPublication | b8c508f4-e1e8-497e-ae67-15a9e673a503 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b8c508f4-e1e8-497e-ae67-15a9e673a503 | |
relation.isProjectOfPublication | 72908dfd-d403-4b24-9867-a25ed1d793e1 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 72908dfd-d403-4b24-9867-a25ed1d793e1 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Silva, Santos e Sitoe (2019) Itinerários da escrita académica.pdf
- Size:
- 315.54 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format