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- Games, mitologia, subjetividade e noosferaPublication . Mucheroni, Marcos; Barros, Daniela Melaré Vieira
- 6º Retiro Doutoral em Média-Arte DigitalPublication . Marcos, Adérito; Tavares, Mirian; Bidarra, José; Martins, Amílcar; Coelho, José; Carvalho, Elizabeth; Saldanha, Ângela; Mucheroni, MarcosLivro de bordo do 6º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Ad Astra Per Aspera”, Centro Cultural Magalhães Lima, Alfama, Lisboa, 21-27 julho de 2018.
- Modalities est Agnus DeiPublication . Mucheroni, Marcos; Manzolli, Jonatas; Marcos, AdéritoModalities est Agnus Dei é uma obra multimodal relacionada à pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos e ao Réquiem de Mozart. Essa instalação foi criada para o VI Retiro Doutoral do Doutoramento em Média-Arte da Universidade Aberta de Portugal e da Universidade do Algarve, Óbidos, julho 2019. A partir da pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos (1630-1684), associamos a modalidade musical à Missa em Ré Menor de Wolfgang Amadeus Mozart (1746-1791), K 626, conhecida como o “Réquiem de Mozart”. A natureza sacra das duas obras nos levou ao conceito de música das esferas celestes, que remonta à Grécia Antiga e aos primórdios do uso do monocórdio por Pitágoras.
- Artefacts in the digital eraPublication . Marcos, Adérito; Mucheroni, MarcosArtefacts of the digital culture and art are digital or computerbased in essence. They aim at enhancing meaningful experiences to the observer/user/enjoyer alone or in groups. In their most striking essence, these artefacts are not only objects to be passively appreciated, but bring virtual characteristics, eventually immersive, boosting interaction, leading the user/enjoyer to embark on a journey of aesthetic contemplation of a polysemic nature. A meaningful experience occurs when the subject classifies it as relevant and rewarding, embracing various kinds of experiences (aesthetic-contemplative, educational, playful, entertaining, historical, social, etc.).
- A transdisciplinaridade na média-arte digital enquanto processo de criação-investigaçãoPublication . Marcos, Adérito; Mucheroni, Marcos; Pereira, SelmaNeste artigo, realizamos uma análise crítica e discussão sustentada acerca dos traços de transdisciplinaridade presentes na média-arte digital tanto enquanto processo criativo como também de investigação. Na análise, contrapomos os princípios da transdisciplinaridade conforme expressos na Carta da Transdisciplinaridade de 1994 e ainda o pensamento contemporâneo definidor e problematizador de um conjunto de autores de referência, complementado com as características definidoras e empíricas da média-arte digital, dando-se especial ênfase ao ciclo de criação-investigação que lhe está subjacente. Este ciclo é central na média-arte digital, um movimento artístico que se deixa instanciar por meio de artefatos, instalações e performances artísticas que são parte integrante e indissociável da nossa contemporaneidade digital.
- Traços transdisciplinares na obra do Padre Manuel Antunes: uma análise crítica à luz da Carta da Transdisciplinaridade/UNESCO – 1994Publication . Mucheroni, Marcos; Marcos, AdéritoToda a obra e pensamento do Padre Manuel Antunes se revestem de características de grande abrangência e de capacidade de abertura à inovação, na perspetiva de que o pensamento crítico, sendo perscrutador do desconhecido, enquanto questiona o conhecimento adquirido ou em pesquisa, não se pode fechar em si mesmo ou separar partes do conhecimento de um todo que constitui o universo, e o homem como parte deste, já que se objetiva a compreensão última do Todo. Encontramos, portanto, traços de transdisciplinaridade na obra e pensamento do Padre Manuel Antunes indicando um pioneirismo relativamente ao movimento da transdisciplinaridade que arranca com o primeiro congresso da área e a respetiva carta daí resultante. Neste artigo, os autores propõem uma análise crítica da obra do Padre Manuel Antunes à luz dos princípios fundacionais encontrados na Carta da Transdisciplinaridade de 1994.
- Transmediatic architecture of the ode to Christus HypercubusPublication . Manzolli, Jonatas; Mucheroni, Marcos; Marcos, AdéritoThe monograph presents a transmediatic architecture involving music and painting. The composition is inspired by a musical metaphor in which sounds are resonating all over walls and arch of an imaginary Cathedral. Computer-generated animation and sounds, a soprano, a piano player and virtual choir simulate such environment in order to perform the Ode to Salvador Dalí's Christus Hypercubus. The Ode dialogues with the notion of the fourth dimension transferring to the acoustic space a musical projection of the Tesseract or Hypercube. A diffused acoustic field with fragments of sacred music invites the audience to explore meanings of the Catalan's masterpiece.
- Traços transdisciplinares na obra do Padre Manuel Antunes: uma análise crítica à luz da Carta da Transdisciplinaridade/UNESCO-1994Publication . Mucheroni, Marcos; Marcos, AdéritoToda a obra e o pensamento do Padre Manuel Antunes reveste-se de características de grande abrangência e de capacidade de abertura à inovação, na perspetiva de que todo o pensamento crítico, sendo perscrutador do desconhecido enquanto questiona o conhecimento adquirido ou em pesquisa, não se pode fechar em si mesmo, ou separar partes do conhecimento de um todo que constitui o Universo, e o Homem como parte deste, já que se objetiva a compreensão última do Todo. Encontramos, portanto, traços de transdisciplinaridade na obra e pensamento do Padre Manuel Antunes, indicando um pioneirismo relativamente ao movimento da transdisciplinaridade que arranca com o 1º congresso da área e a respetiva carta daí resultante. Neste artigo os autores propõem uma análise crítica da obra do Padre Manuel Antunes à luz dos princípios fundacionais encontrados na Carta da Transdisciplinaridade de 1994.
- Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de PortugalPublication . Mucheroni, Marcos; Carvalho, Elizabeth; Marcos, AdéritoO ensino e aprendizagem da programação de computadores em ambiente e-learning constitui uma área que tem vindo a atrair um interesse crescente tanto por parte das universidades de ensino em rede como pelos investigadores do e-learning. Aprender a programar computadores requer o desenvolvimento de raciocínio lógico da parte do estudante, enquanto aprende a dominar as potencialidades de uma determinada linguagem de programação, a construir estruturas de dados e a desenvolver uma estratégia de resolução de problemas pela sua divisão e modularização em problemas mais simples de mais fácil conquista. Adicionalmente importa que o estudante desenvolva competências de trabalho em grupo, de estudo individual com elevados níveis de concentração para realizar trabalho de revisão e depuração de código fonte. O ensino on-line de programação de computadores é constituído por estes aspetos, exigindo um elevado grau de interação entre estudantes e destes com o professor. Neste artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e propostas concretas de estratégias de implementação do ensino e aprendizagem da programação de computadores, de nível universitário, explorando o método de “design” de instruções como uma abordagem do diálogo, uma adaptação da taxonomia de Bloom, com base na experiência e no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal.