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- “Portugal pré-histórico” de J. Leite de Vasconcelos. Transcrição revista, comentada e anotadaPublication . Cardoso, João Luís
- Sustainability policies and practices in public sector organisations: the case of the portuguese central public administrationPublication . Figueira, Inês; Domingues, Ana Rita; Caeiro, Sandra; Painho, Marco; Antunes, Paula; Santos, Rui; Videira, Nuno; Walker, Richard M.; Huisingh, Donald; Ramos, Tomás B.The adoption of sustainability policies and practices in organisations is a rising trend, in particular in companies. Public sector organisations are also following this occurrence but with slower signs. Despite a relevant amount of research work on sustainability practices implemented by private organisations and by some public agencies, central public sectors have been left out of the scope of these studies. The main goal of this research is to identify the sustainability profile (including adopted policies and practices) of the public organisations, using the Portuguese Central Public Administration as a case study. A questionnaire survey was developed and submitted to Portuguese public sector organisations that fulfilled the following criteria: (i) to belong to the Portuguese Central Public Administration and (ii) to have the major area of activity at the national level. The statistical population was also defined on the basis of these criteria. Descriptive statistics and frequency analysis were used to explore the results in the organisations surveyed. The overall results demonstrate a low adoption level of integrated sustainability policies and practices, despite the expected positive trends related with the mandatory social and economic practices. This research contributes to new knowledge by characterising the sustainability profile of the Portuguese central public sector and where actions are needed, leading to a better transition to sustainable societies. The developed questionnaire can be used in other geographical, institutional and cultural contexts to define sustainability profile of worldwide public organisations, working also as a benchmarking tool.
- José Leite de Vasconcelos (1858-1941): uma vida fecundaPublication . Cardoso, João Luís
- Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológicaPublication . Teles, Paulo César; Prado, Juliano; Marcos, AdéritoA instigação de realizar instalações interativas com aparatos digitais que promovam as movimentações corporais livres de qualquer aparato material ou tecnológico tem sido desafios recorrentes para nós desde 2005. Porém, na ausência de dispositivos que respondessem aos anseios, bem como diante da necessidade de ações simultâneas e de expertises estruturais, parcerias tecnológicas em equipes multidisciplinares tem dado a tônica de nossas realizações. No processo realização da escultura sensorial interativa “Pontos-G – Chakras Invertidos” não foi diferente. Entretanto, de modo diverso ao de todas as obras realizadas por nós até então, lançamo-nos em um desafio de produzir uma estrutura autônoma, do ponto de vista operacional, ainda que a manter a “completude final” da obra a partir dos movimentos do público interator. Este manuscrito nos traz o conjunto de pensamentos e ações que desencadearam a realização desta obra a partir de sua história, seus conceitos-chave, suas logísticas e ações de produção e, por fim, as poéticas sistêmicas nela propostas e contidas.
- (DES)conexão: um laboratório de alquimia digitalPublication . Gago, Ana; Marques, Diogo; Santa Cruz, João; Ferreira, Pedro; Marcos, AdéritoMonografia suporte da instalação / artefacto artístico "(Des)conexão". Em (DES)CONEXÃO, o ponto de partida é o ponto de chegada: tecnologia primordial, a pedra gera-se de forma cumulativa, processual, embora num tempo completamente oposto ao do imediato, trazido pelo digital. Para encontrar a pedra há que partir(-se) (n)o gesto de agarrá-la. Numa busca espiralar e potencialmente infinita, entre quatro estados mais ou menos (in)definidos – decomposição (nigredo), modificação (albedo), separação (citrinitas), união (rubedo), forças de tensão e dispersão. Entre o todo e as partes, entre o artefacto e o leitor, e entre este e a sua própria percepção – do artefacto, de si mesmo e dos outros.
- Transmediatic architecture of the ode to Christus HypercubusPublication . Manzolli, Jonatas; Mucheroni, Marcos; Marcos, AdéritoThe monograph presents a transmediatic architecture involving music and painting. The composition is inspired by a musical metaphor in which sounds are resonating all over walls and arch of an imaginary Cathedral. Computer-generated animation and sounds, a soprano, a piano player and virtual choir simulate such environment in order to perform the Ode to Salvador Dalí's Christus Hypercubus. The Ode dialogues with the notion of the fourth dimension transferring to the acoustic space a musical projection of the Tesseract or Hypercube. A diffused acoustic field with fragments of sacred music invites the audience to explore meanings of the Catalan's masterpiece.
- You & MePublication . Veiga, Pedro Alves da; Marcos, AdéritoYou&Me (a infinita constelação dos nossos sentidos) é um projeto de arte generativa interativa. Nasce como contracorrente a um crescente encapsulamento dos indivíduos dentro de um casulo tecnológico, que tudo medeia e interliga. Se é verdade que me sinto hoje mais ligado do que nunca a estímulos, informação e conteúdos multimédia de todos os tipos, a verdade é que essa híper-conexão parece inclusivamente sobrepor-se às ligações diretas, não mediadas pela tecnologia, entre mim e os outros, ou até mesmo com o mundo ao meu redor. Este projeto traduz-se, assim, numa vontade de querer questionar esse fenómeno, usando a mesma tecnologia que o promove como arma de combate. Procurei criar uma experiência de comunicação, estética e cognitiva, usando a tecnologia para promover a interação pessoal e local, sem descurar aspetos lúdicos, dinâmicos e estéticos.
- Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior onlinePublication . Henriques, Susana; Goulão, FátimaA nossa investigação procurou explorar as estratégias de estudo adotadas por um conjunto de estudantes do ensino superior online para se sentirem mais envolvidos neste contexto aprendizagem. A nossa amostra é composta por 82 estudantes, de ambos os sexos, a frequentarem o ensino superior online. A média de idade é de 41 anos, sendo a mínima de 27 e a máxima de 65 anos. Estudam neste sistema em média há 3,5 anos. A recolha de dados foi feita através de uma escala com 36 perguntas. Os resultados obtidos os mostram, em geral, uma consciência de como trabalhar nesses contextos. Em termos de comunicação, buscam utilizar o potencial do sistema para contactar professores e colegas. No entanto, eles não usam as potencialidades de comunicação para a preparação de testes presenciais. Em síntese, conhecer as diferentes abordagens que os estudantes fazem ao seu estudo é deveras importante para garantir que o sucesso aconteça. Esta situação tem uma dupla valência. Por um lado, para os estudantes refletirem sobre as suas práticas e, caso seja necessário, reajustá-las à situação. Por outro, para os docentes poderem adequar práticas, ambiente, design por forma a ajudar o estudante a ultrapassar as suas dificuldades. Por fim, acreditamos que devem ser criados ambientes que estimulem os alunos a adquirir estratégias que levem a um adequado monitoramento e avaliação de sua aprendizagem e, com isso, um maior e melhor envolvimento nas aprendizagens.