Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A nossa investigação procurou explorar as estratégias de estudo adotadas por um conjunto de estudantes do ensino superior online para se sentirem mais envolvidos neste contexto aprendizagem. A nossa amostra é composta por 82 estudantes, de ambos os sexos, a frequentarem o ensino superior online. A média de idade é de 41 anos, sendo a mínima de 27 e a máxima de 65 anos. Estudam neste sistema em média há 3,5 anos. A recolha de dados foi feita através de uma escala com 36 perguntas. Os resultados obtidos os mostram, em geral, uma consciência de como trabalhar nesses contextos. Em termos de comunicação, buscam utilizar o potencial do sistema para contactar professores e colegas. No entanto, eles não usam as potencialidades de comunicação para a preparação de testes presenciais. Em síntese, conhecer as diferentes abordagens que os estudantes fazem ao seu estudo é deveras importante para garantir que o sucesso aconteça. Esta situação tem uma dupla valência. Por um lado, para os estudantes refletirem sobre as suas práticas e, caso seja necessário, reajustá-las à situação. Por outro, para os docentes poderem adequar práticas, ambiente, design por forma a ajudar o estudante a ultrapassar as suas dificuldades. Por fim, acreditamos que devem ser criados ambientes que estimulem os alunos a adquirir estratégias que levem a um adequado monitoramento e avaliação de sua aprendizagem e, com isso, um maior e melhor envolvimento nas aprendizagens.

Description

Keywords

Contextos de aprendizagem online Estudantes adultos Estratégias de estudo Envolvimento

Pedagogical Context

Citation

Goulão, Maria de Fátima; Henriques, Susana - Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online. In Rigo, Maia Rosa; Moreira, J. António; Vitória, Maria Inês Côrte, org. - "Promovendo o engagement estudantil na educação superior: reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na Universidade". Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. ISBN 978-85-397-1179-6. p. 83-102

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue