Repository logo
 
Publication

Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online

dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.date.accessioned2019-01-11T10:04:56Z
dc.date.available2019-01-11T10:04:56Z
dc.date.issued2018-11
dc.description.abstractA nossa investigação procurou explorar as estratégias de estudo adotadas por um conjunto de estudantes do ensino superior online para se sentirem mais envolvidos neste contexto aprendizagem. A nossa amostra é composta por 82 estudantes, de ambos os sexos, a frequentarem o ensino superior online. A média de idade é de 41 anos, sendo a mínima de 27 e a máxima de 65 anos. Estudam neste sistema em média há 3,5 anos. A recolha de dados foi feita através de uma escala com 36 perguntas. Os resultados obtidos os mostram, em geral, uma consciência de como trabalhar nesses contextos. Em termos de comunicação, buscam utilizar o potencial do sistema para contactar professores e colegas. No entanto, eles não usam as potencialidades de comunicação para a preparação de testes presenciais. Em síntese, conhecer as diferentes abordagens que os estudantes fazem ao seu estudo é deveras importante para garantir que o sucesso aconteça. Esta situação tem uma dupla valência. Por um lado, para os estudantes refletirem sobre as suas práticas e, caso seja necessário, reajustá-las à situação. Por outro, para os docentes poderem adequar práticas, ambiente, design por forma a ajudar o estudante a ultrapassar as suas dificuldades. Por fim, acreditamos que devem ser criados ambientes que estimulem os alunos a adquirir estratégias que levem a um adequado monitoramento e avaliação de sua aprendizagem e, com isso, um maior e melhor envolvimento nas aprendizagens.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGoulão, Maria de Fátima; Henriques, Susana - Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online. In Rigo, Maia Rosa; Moreira, J. António; Vitória, Maria Inês Côrte, org. - "Promovendo o engagement estudantil na educação superior: reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na Universidade". Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. ISBN 978-85-397-1179-6. p. 83-102pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-397-1179-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7845
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEDIPUCRSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ebooks.pucrs.br/edipucrs/livro/promovendo-o-engagement-estudantil-na-educacao-superior/assets/livro-completo.pdfpt_PT
dc.subjectContextos de aprendizagem onlinept_PT
dc.subjectEstudantes adultospt_PT
dc.subjectEstratégias de estudopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.titleEstratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior onlinept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrept_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titlePromovendo o engagement estudantil na educação superior: reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na Universidadept_PT
person.familyNameHenriques
person.familyNameGoulão
person.givenNameSusana
person.givenNameFátima
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2018_Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ES online.pdf
Size:
355.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: