Browsing by Issue Date, starting with "2019-07"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Modalities est Agnus DeiPublication . Mucheroni, Marcos; Manzolli, Jonatas; Marcos, AdéritoModalities est Agnus Dei é uma obra multimodal relacionada à pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos e ao Réquiem de Mozart. Essa instalação foi criada para o VI Retiro Doutoral do Doutoramento em Média-Arte da Universidade Aberta de Portugal e da Universidade do Algarve, Óbidos, julho 2019. A partir da pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos (1630-1684), associamos a modalidade musical à Missa em Ré Menor de Wolfgang Amadeus Mozart (1746-1791), K 626, conhecida como o “Réquiem de Mozart”. A natureza sacra das duas obras nos levou ao conceito de música das esferas celestes, que remonta à Grécia Antiga e aos primórdios do uso do monocórdio por Pitágoras.
- Posfácio: Dar à Luz ou a visualização de um rostoPublication . Joaquim, Teresa
- Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher educationPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão eDistance learning has been gaining ground in higher education institutions, particularly in the context of blended learning, forcing institutions and teachers to confront new challenges in the teaching / learning process [1] [2] [3] [4]. This trend has been increasing in the world [5] [6], namely in the United States [1] [7] and in Europe [8] [9] [6] [10]. Blended learning, or simply b-learning, has been associated with the reduction of costs and efficiency [11] [3]. According to several authors, it enables to combine face-to-face and online distance modalities (elearning or mlearning), so it is said to be the better of both worlds [12] [13] [14]. It also allows to enhance greater space-time flexibility, and when properly implemented allows the acquisition of meaningful learning, centered on student autonomy, which, among other aspects, takes into account different learning styles/preferences. Therefore, blended-learning can inspire course curriculum design, including updating former face-toface pedagogical offers in order to meet the blended or hybrid principles and delivery. Bearing in mind this teaching / learning specific scenario, we developed two surveys to assess such a new teaching approach and the students’ preferences, in two different moments – at the beginning and at the end of a higher education unit course. Hence, in this text, we will present those surveys, as well as their theoretical and methodological framework. Both surveys have already been validated and tested, and preliminary data analysis is being developed. We expect this pedagogical approach can contribute to sustain the assessment of teaching practices towards students’ learning preferences, and the choice of adequate technologies to fit those preferences. Ultimately, we expect the results can shed light for further research, so as to improve the development of blended-learning course curriculum design in higher education.
- Diversidade e mobilidade no ensino superiorPublication . Moreira, Darlinda; Antão, GabrielA tendência crescente dos estudantes portugueses para procurarem o prosseguimento de estudos no estrangeiro insere-se no movimento geral de mobilidade. Designadamente, esta tendência é verificada no ensino especializado da música a nível superior em Portugal – e em especial no caso dos instrumentos de sopro de metal – que é bastante recente, e cuja formação é dirigida para um mercado de trabalho muito próprio e reduzido, já que são poucas as orquestras de grande dimensão existentes no país. A aspiração de aproveitar a mobilidade académica para estudar e, por vezes, trabalhar no estrangeiro é acompanhada de novas experiências culturais e sociais que exigem adaptação a vários níveis por parte dos estudantes portugueses. Este capítulo aborda a problemática da mobilidade no Ensino Superior e das experiências culturais vivenciadas pelos estudantes do ensino especializado da música para se integrarem nas escolas estrangeiras e nas orquestras alemãs. Entendemos que esta problemática deve ser aprofundada no contexto da formação superior para que, tanto professores como alunos, entendam melhor os processos socioculturais vivenciados pelos estudantes internacionais, e, deste modo, melhor se prepararem para os desafios da continuação dos estudos no estrangeiro.
- Cinema, Educação e Sociedade. ApresentaçãoPublication . Alves, Pedro; Barros, Daniela Melaré Vieira; Marques, Maria do CéuO cinema autoriza múltiplas formas de representar e interpretar a realidade. Além de permitir a fruição estética, significa também uma oportunidade para pensarmos e refletirmos sobre o real. Sob o ponto de vista educativo, assume-se como fonte relevante para desenvolver capacidades críticas, estéticas e criativas, além de contribuir para a aquisição de conhecimentos e competências curriculares e vitais. Sob um prisma social, contribui para a discussão de perspetivas, ideais e comportamentos, alimentando a pertença ou a diferenciação entre indivíduos, grupos e comunidades. Assim, o cinema mostra-se como um ator e agente incontornável nas negociações entre o homem e o seu mundo, permitindo diálogos, expressões e experimentações da realidade que alimentam o progresso, a mudança e a reflexão sobre quem somos, de onde vimos e para onde vamos.
- Variações e recriações cinematográficas de Madame BovaryPublication . Gonçalves, Luís Carlos PimentaA literatura tem sido desde a criação do cinematógrafo fonte inspiradora de filmes e guiões. Obras literárias pertencentes ao cânone literário foram e são, por conseguinte, objeto apetecível de inúmeras adaptações e não podia escapar a este fenómeno o romance seminal da literatura realista, Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Contam-se cerca de vinte adaptações e versões do romance, nomeadamente por cineastas franceses como Jean Renoir (1933) ou Claude Chabrol (1991), ou americanos como Vicente Minelli (1949). Neste artigo debruçar-me-ei sobre duas variações interartísticas e inter-semióticas baseadas em adaptações indiretas do romance de Flaubert. Uma portuguesa, Vale Abraão (1993), de Manoel de Oliveira, a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís centrado na figura de uma Bovary duriense, e outra francesa, Gemma Bovery (2014), de Anne Fontaine, recriação da novela gráfica de Posy Simmonds onde um leitor do romance francês tenta ler o real através da ficção.
- Formação inicial de professores no ensino superior : estratégias didático-pedagógicas interdisciplinaresPublication . Ferreira, Maria Estela Lacerda; Barros, Daniela Melaré VieiraEste trabalho investiga as estratégias didático pedagógicas utilizadas na formação inicial de professores. Em paralelo, identifica se essas estratégias apresentam uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em um ISE, localizado na cidade de São Paulo, em um curso de pedagogia. Dada as características da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Foram observadas as aulas de três componentes curriculares específicos, e aplicados 38 questionários para os estudantes do último semestre do curso. Os dados receberam primeiro uma organização quantitativa, e posteriormente, uma análise qualitativa. Pelo instrumento guião questionário, os alunos escolheram quais estratégias didático pedagógicas facilitam melhores aprendizagens, e justificaram as respostas dadas. Na grelha de observação das aulas foram registradas as estratégias didático pedagógicas utilizadas pelos professores e a interação dos alunos frente às estratégias. Os dados obtidos com o questionário indicam quais estratégias os estudantes preferem e as justificativas mostram a relação existente entre estratégia e aprendizagem. Os dados registrados na grelha de observação mostram que os professores não utilizam, intencionalmente, estratégias didático pedagógicas interdisciplinares, mas no diálogo entre aluno e formador, há evidências que os futuros professores, esponteaneamente, estabelecem relações não sistematizadas, com conhecimentos já desenvolvidos pela disciplina.
- Perceção da comunidade escolar acerca da segurança alimentar numa escola de ensino básico integrado em Cabo Verde: um estudo de casoPublication . Santos, Riolando César Fernandes dos; Fernandes, Ana PaulaNos dias de hoje há uma grande preocupação com segurança e qualidade alimentar, pois não se considera só alimento pronto para consumo, mas sim todo o processo que o envolve desde sua produção até estar pronto para o consumo. O presente trabalho de investigação procurou estudar as perceções da comunidade escolar de uma escola de Ensino Básico Integrado, localizada na cidade do Porto Inglês, Ilha do Maio, Cabo Verde, sobre segurança e a qualidade das refeições distribuídas aos alunos na escola e sobre o conhecimento acerca do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE). Para o efeito foi aplicado um questionário a 80 alunos, e foram realizadas duas entrevistas, uma para pessoal docente/direção (dez participantes) e a outra para as cozinheiras (cinco). Com o presente trabalho verificou-se que parte dos alunos, são filhos de pais com baixo rendimento, fato que influencia a importância que se dá às refeições na escola. Foi observado que todos os alunos fazem refeições na escola, sendo que mais de metade não o faz todos os dias. Porém, estes alunos consideram ser importante comer na escola. Também se verificou que boa parte dos alunos revelaram que consomem outros alimentos na escola, para além do que é oferecido pela escola. No caso do pessoal docente/direção da escola observou-se que 100% concordaram que a alimentação escolar tem uma influência positiva no processo de aprendizagem dos alunos e no combate ao abandono escolar. Através deste estudo foi verificado que a avaliação que fazem da refeição atribuída aos alunos é positiva, demonstraram ter preocupação com as condições de higiene e confeção dos alimentos e que a escola tem um papel fundamental no que refere a segurança e qualidade alimentar. Em relação às cozinheiras observou-se que 100% têm a noção da importância da alimentação escolar, admitiram que são ministradas ações de capacitação, que já participaram de algumas ações e que seguem as regras de higiene no trabalho. Para concluir, verificou-se que existe uma relação entre os alunos, o pessoal docente/direção e as cozinheiras no processo de alimentação escolar e que, caso todos cumpram o seu papel nesse ciclo, contribuirão para garantia da segurança e da qualidade alimentar na escola.
- Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em AngolaPublication . Chipato, Sérgio Kalembe Benedita; Aires, LuísaNeste estudo que realizámos abordamos o perfil dos supervisores pedagógicos no ensino a distância online e, por se tratar de um assunto que despoleta inquietações e algum cepticismo, porquanto nos remete para uma abordagem, cujo modelo pedagógico é predominante virtual e por não ter sido muito divulgado ou pouco conhecido, despertou-nos um interesse singular. A investigação desenvolvida aproxima-se a um estudo de caso. Escolhemos um grupo de estudantes, em Angola, que frequentou o Mestrado em Supervisão Pedagógica. A problemática estudada incidiu sobre a seguinte questão: Quais são as perspectivas dos estudantes que frequentaram o mestrado online em supervisão pedagógica, sobre as competências que desenvolveram no âmbito específico do mestrado? Com base na análise documental, na entrevista semiestruturada e no inquérito por questionário, aplicados a estudantes da Universidade Aberta localizados em distintas partes de Angola e que frequentaram o curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, procurámos encontrar respostas à pergunta de investigação formulada. Estas técnicas foram importantes, pois permitiram inferir as competências desenvolvidas pelos supervisores pedagógicos e esboçar o perfil exigível aos formandos. A identificação deste perfil afigura-se como relevante para nossa investigação, uma vez que pretendemos mitigar não só a estigmatização em torno do ensino a distância, como também encontrar respostas para os variadíssimos questionamentos de âmbito jurídico-pedagógico, ainda predominantes nalguns países que estão longe de reconhecer as virtualidades científicas e pedagógicas da educação online, particularmente no âmbito das ciências da educação, e continuam a colocar barreiras de aceitação e reconhecimento.
- Makerspace em bibliotecas escolares : uma análise bibliométricaPublication . Jesus, Deise Lourenço de; Novo, AnaEste trabalho incide sobre o uso do makerspace em bibliotecas escolares, tendo como principal objetivo identificar, por meio de análise bibliométrica qual a abordagem dada em relação ao makerspace nas bibliotecas escolares. Apresenta-se, primeiro, uma revisão de literatura sobre as bibliotecas escolares e os makerspaces e, em seguida uma análise bibliométrica sobre o tema. Utilizando o software Publish or Perish analisam-se 979 artigos em língua inglesa e 108 artigos em língua portuguesa e língua espanhola. São analisadas informações sobre os principais periódicos, artigos, autores, datas, índice H, índice G e outras métricas. Fez-se uma análise altmetrica com os 50 artigos mais citados focando em dados sociais e demográficos. Em relação aos principais periódicos, observou-se que 25% das revistas publicaram 48% dos artigos, enquanto os outros 75% de revistas foram responsáveis por 52% dos artigos, validando, nesse caso a Lei de Bradford para o tema. Quanto aos principais autores os resultados apresentam coerência em relação a Lei de Lotka mas não puderam ser confirmados com exatidão. Quanto aos principais artigos, notou-se uma certa preferência entre os leitores do tema para documentos que possuam uma abordagem mais ampla, contemplando análises panorâmicas sobre o tema do makerspace, com visões tanto práticas quanto teóricas. A visão teórica sobressai entre os artigos mais citados. A análise temporal indicou um crescimento no número de documentos publicados desde o primeiro artigo encontrado na literatura, tendo o crescimento sido exponencial entre 2011 e 2014, altura em que passou a ser linear até à data delimitada para a realização da pesquisa (2018). Na análise altmetrica constatou-se que não existe uma relação direta entre os artigos mais citados no meio científico e os artigos mais citados em redes sociais e outras ferramentas da web 2.0. Verificou-se ainda que em língua portuguesa e espanhola tanto na análise bibliométrica quanto altmetrica o número de artigos, autores, citações e menções é muito inferior ao da língua inglesa, sendo esta última a língua mais ativa sobre o tema no meio científico e nas redes sociais. Conclui-se que o makerspace é um espaço em potencial para as bibliotecas escolares um local para estimular a criatividade e servir como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, dando suporte extra-classe aos conteúdos transmitidos pelos professores em sala de aula. Notou-se também a capacidade desses espaços para desenvolver habilidades específicas nos alunos e aproximar a comunidade externa, incluindo os pais, nas atividades da escola, estimulando ainda mais o desenvolvimento não só cognitivo, mas também, o desenvolvimento social dos estudantes.