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Diversidade e mobilidade no ensino superior

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A tendência crescente dos estudantes portugueses para procurarem o prosseguimento de estudos no estrangeiro insere-se no movimento geral de mobilidade. Designadamente, esta tendência é verificada no ensino especializado da música a nível superior em Portugal – e em especial no caso dos instrumentos de sopro de metal – que é bastante recente, e cuja formação é dirigida para um mercado de trabalho muito próprio e reduzido, já que são poucas as orquestras de grande dimensão existentes no país. A aspiração de aproveitar a mobilidade académica para estudar e, por vezes, trabalhar no estrangeiro é acompanhada de novas experiências culturais e sociais que exigem adaptação a vários níveis por parte dos estudantes portugueses. Este capítulo aborda a problemática da mobilidade no Ensino Superior e das experiências culturais vivenciadas pelos estudantes do ensino especializado da música para se integrarem nas escolas estrangeiras e nas orquestras alemãs. Entendemos que esta problemática deve ser aprofundada no contexto da formação superior para que, tanto professores como alunos, entendam melhor os processos socioculturais vivenciados pelos estudantes internacionais, e, deste modo, melhor se prepararem para os desafios da continuação dos estudos no estrangeiro.

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Keywords

Educação superior Interculturalidade Mobilidade Instrumentos de sopro Música clássica Aprendizagem cultural

Pedagogical Context

Citation

Moreira, Darlinda; Antão Gabriel - Diversidade e mobilidade no ensino superior. In Gonçalves, Susana; Costa, José Joaquim, coord. - "Diversidade no ensino superior" [Em linha]. Coimbra: CINEP/IPC, 2019. ISBN 978-989-54277-2-7. Vol. 7, p. 37-50

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