Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- A experiência intercultural na aprendizagem : estudo de caso dos estudantes portugueses de instrumentos de sopro metal na AlemanhaPublication . Antão, Gabriel; Moreira, Darlinda; Lourenço, António José Vassalo NevesA sensibilidade da música ao contexto cultural é um tema explorado amplamente nas músicas do mundo, mas nem tanto na música Clássica. Os estudantes portugueses de instrumentos de sopro de metal na Alemanha experienciam processos de aprendizagem complexos aos níveis académico, social e cultural. Abordamos instituições de ensino superior e orquestras, onde as competências interculturais são necessárias para poder fazer face à realidade multicultural destes centros, e como esta temática cruza os conceitos e âmbitos conceptuais da escola, das culturas, da aprendizagem e dos valores socioculturais. A natureza intercultural da música está refletida em âmbitos diversos, desde as orquestras como comunidades de prática às influências dos idiomas na prática musical, passando pelos contextos sociais e históricos dos países em estudo. A nossa investigação pretende perceber os processos de integração e aculturação dos estudantes portugueses e de que forma este fenómeno se relaciona com o sucesso profissional dos mesmos, ajudando os vários agentes educativos a melhor contribuírem para o sucesso dos estudantes. Com esse objetivo, foram realizadas entrevistas abertas aos dez estudantes portugueses de instrumentos de metais a estudarem na Alemanha no período de 2010 a 2014. Os resultados dão conta de uma consciência coletiva e indicam que uma maior integração no meio é facilitadora de sucesso profissional. É constatada uma influência cultural na prática musical, também ela indicadora da sensibilidade cultural na música Clássica. O fenómeno de migração é justificado com a diferença nos mercados de trabalho a nível musical, os quais por sua vez estão espelhados nos programas educativos dos países estudados. As multiculturais escolas superiores alemãs representam um caso de interesse por possibilitarem uma inserção mais rápida aos novos estudantes, que não se sentem estranhos ao meio. A aprendizagem ocorre em âmbitos distintos, sendo o meio social uma fonte inequívoca de aprendizagens, que fortalece uma predisposição e maior envolvência do aluno no processo de integração e promove os sucessos académico e profissional.
- A adoção do negócio eletrónico por instituições culturais sem fins lucrativos e o seu impactoPublication . Antão, Gabriel; Isaías, PedroAs instituições culturais sem fins lucrativos são normalmente dissociadas da tecnologia, especialmente pela aparente pouca relação das artes performativas com as ferramentas digitais. Igualmente, estas instituições sofrem do fenómeno cost-disease, pois as eficiências geradas pela adoção tecnológica não são tão significativas no sector cultural como em áreas comerciais ou industriais, originando um acréscimo dos custos ao longo do tempo. Apesar de não serem organizações que visem o lucro, as instituições culturais são forçadas a agir como tal, por forma a combater as ineficiências e conseguir maior produtividade e retornos financeiros, bem como chegar a uma maior audiência com um programa de qualidade, justificando assim os subsídios públicos que lhes são atribuídos. Com o desenvolvimento do negócio eletrónico, muitas empresas procuraram soluções neste âmbito que lhes permitissem obter não só vantagens estratégicas e financeiras mas também conseguir maiores eficiências na produção, comunicação e distribuição de produtos/serviços. Porém, a implementação de um modelo de negócio eletrónico pressupõe investimentos elevados e recursos abundantes, o que em instituições culturais sem fins lucrativos pode tornar a sua implementação limitada. Nesta investigação pretendemos averiguar o grau de adoção e o impacto do negócio eletrónico entre as instituições culturais sem fins lucrativos, assim como perceber que benefícios poderá trazer tal investimento. Com recurso ao estudo de casos múltiplos pretendemos analisar os dados recolhidos de diversas instituições através de entrevistas abertas e questionários, para perceber os benefícios e dificuldades inerentes ao negócio eletrónico na área cultural, bem como as estratégias e razões existentes para a implementação de tal modelo.
- Intercultural musical learning in the era of technologyPublication . Antão, Gabriel; Moreira, DarlindaForeign students abroad need to feel integrated in the new community, which includes complex learning processes in multicultural environments. The fact that we have experienced these processes ourselves was certainly a motivation for this research, especially knowing that we could contribute to help our fellow Portuguese brass players undergoing the same experience. From the singularity of music performance in the style of playing and communication emerge many cultural aspects, which have been developed through centuries of orchestral practice. As the new students are confronted with the aesthetic musical concepts and both professional and social practices of the country they arrive in, they strive to understand these concepts and adapt themselves to the values promoted by the new music practice. The aim of this on-going research is the study of the integration of brass music students in German universities and in the German society. Notably, through the understanding of intercultural processes experienced by the students, professors can become more aware of the challenges that concern music education. In this research all ten Portuguese brass students enrolled in any German music university in the last five years were interviewed in order to deeply understand this process. With a growing importance of the technological facilities, students are able to gather more information, to prepare themselves for the new concepts they try to embrace and to better deal with a different culture.
- Diversidade e mobilidade no ensino superiorPublication . Moreira, Darlinda; Antão, GabrielA tendência crescente dos estudantes portugueses para procurarem o prosseguimento de estudos no estrangeiro insere-se no movimento geral de mobilidade. Designadamente, esta tendência é verificada no ensino especializado da música a nível superior em Portugal – e em especial no caso dos instrumentos de sopro de metal – que é bastante recente, e cuja formação é dirigida para um mercado de trabalho muito próprio e reduzido, já que são poucas as orquestras de grande dimensão existentes no país. A aspiração de aproveitar a mobilidade académica para estudar e, por vezes, trabalhar no estrangeiro é acompanhada de novas experiências culturais e sociais que exigem adaptação a vários níveis por parte dos estudantes portugueses. Este capítulo aborda a problemática da mobilidade no Ensino Superior e das experiências culturais vivenciadas pelos estudantes do ensino especializado da música para se integrarem nas escolas estrangeiras e nas orquestras alemãs. Entendemos que esta problemática deve ser aprofundada no contexto da formação superior para que, tanto professores como alunos, entendam melhor os processos socioculturais vivenciados pelos estudantes internacionais, e, deste modo, melhor se prepararem para os desafios da continuação dos estudos no estrangeiro.