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- A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa através de um motor de busca, habitualmente, os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online, para alguns autores a maior enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, nomeadamente universitária, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa, quer para assuntos do dia-a-dia, quer para assuntos relacionados com o curso. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Neste sentido, importa recuperar a compreensão do significado da noção de aberto no contexto dos recursos educacionais abertos, nomeadamente à sua associação a partilha, a generosidade, a recursos que são disponibilizados de forma aberta, associados aos 5 Rs – Reuse, Redistribute, Revise, Remix e Retain. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular deste recurso educacional aberto no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade, mais especificamente em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, a nossa investigação assume um paradigma misto, ou multimodal, em que se conciliam procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram recolhidos por inquérito por questionário. A análise preliminar (estatística e de conteúdo) dos resultados permite-nos concluir que o recurso educacional aberto Wikipédia pode e deve ser utilizado como estratégia pedagógica no ensino superior online.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como recurso educacional aberto. Neste sentido, e com o intuito de contribuir para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação, em particular Programa Wikipédia na Universidade. E, da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino e de investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, no ensino superior, incluindo com estudantes online.
- Teste em duas fases, autorreflexão e pensamento crítico: uma proposta de avaliação alternativaPublication . Pestana, Filomena; Monteiro, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Avaliação, de acordo com as novas Teorias da Aprendizagem, assume-se como um processo complexo no qual se consideram aspetos fundamentais como, por exemplo, contextos familiares e socioeducativos, o envolvimento de atores educacionais, a negociação entre estes e a construção social do conhecimento. Neste sentido, o processo avaliativo entende-se, não como um produto seletivo e certificativo, mas como um instrumento ao serviço das aprendizagens. Pretendemos, então, aferir se, e em que medida, esta abordagem, de avaliação alternativa, nomeadamente pela aplicação do teste em duas fases, se traduz em aprendizagens significativas. Com este intuito, realizámos um estudo, durante um ano letivo, num estabelecimento escolar no distrito de Lisboa, junto de uma turma de alunos do 5.º ano, na disciplina de Língua Portuguesa. Assim, e após a fase de planificação da avaliação, aplicou-se o teste em duas fases, estratégia complementada com práticas de autorreflexão e de pensamento crítico pelos alunos. Metodologicamente, assumiu-se o estudo de caso num paradigma misto. A recolha de dados foi feita em quatro sessões, com recurso a grelhas de observação participante, em equipa, focada e armada, e a um inquérito por questionário. Da análise dos dados, através da estatística descritiva e da análise de conteúdo, evidencia-se uma evolução positiva na classificação obtida na segunda fase do teste e ainda a necessidade de intensificar as práticas de autorreflexão e de pensamento crítico pelos alunos.
- Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher educationPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão eDistance learning has been gaining ground in higher education institutions, particularly in the context of blended learning, forcing institutions and teachers to confront new challenges in the teaching / learning process [1] [2] [3] [4]. This trend has been increasing in the world [5] [6], namely in the United States [1] [7] and in Europe [8] [9] [6] [10]. Blended learning, or simply b-learning, has been associated with the reduction of costs and efficiency [11] [3]. According to several authors, it enables to combine face-to-face and online distance modalities (elearning or mlearning), so it is said to be the better of both worlds [12] [13] [14]. It also allows to enhance greater space-time flexibility, and when properly implemented allows the acquisition of meaningful learning, centered on student autonomy, which, among other aspects, takes into account different learning styles/preferences. Therefore, blended-learning can inspire course curriculum design, including updating former face-toface pedagogical offers in order to meet the blended or hybrid principles and delivery. Bearing in mind this teaching / learning specific scenario, we developed two surveys to assess such a new teaching approach and the students’ preferences, in two different moments – at the beginning and at the end of a higher education unit course. Hence, in this text, we will present those surveys, as well as their theoretical and methodological framework. Both surveys have already been validated and tested, and preliminary data analysis is being developed. We expect this pedagogical approach can contribute to sustain the assessment of teaching practices towards students’ learning preferences, and the choice of adequate technologies to fit those preferences. Ultimately, we expect the results can shed light for further research, so as to improve the development of blended-learning course curriculum design in higher education.
- Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÉ indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.
- A wikipédia no ensino superior online: que perceções?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.
- Wikipédia, um sistema sociotécnico?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia é incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, paralelamente é ciclópica a proporção que atingiu ao longo dos 18 anos de existência concretizando, sem dúvida, um velho sonho da humanidade – reunir num local todo o conhecimento da humanidade – a Wikipédia é, de alguma forma, a nova biblioteca de Alexandria sendo que o facto de não ter restrições em armazenar o conhecimento uma vantagem, esta alberga 291 línguas sendo que é a Wikipédia em língua inglesa que tem um nível maior de maturidade. Outro fator distinto é o facto de o seu produto ser resultado da contribuição de voluntários à volta do globo. No entanto, na atualidade, os contributos não se circunscrevem aos agentes humanos mas também aos agentes não-humanos. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a Wikipédia enquanto sistema sociotécnico, ou seja, enquadrando-o no papel destes agendes. Para tal, num primeiro momento abordaremos o fenómeno Wikipédia enquanto enciclopédia e num segundo momento é analisada enquanto sistema sociotécnico, nomeadamente em língua portuguesa, uma vez que, o papel dos agentes não-humanos tem tido um peso cada vez maior nesta enciclopédia, ou seja, os bots são vistos como colaboradores não-humanos que intervêm quer em edições repetitivas e em série mas também evoluído quer no espaço de atuação, quer na sofisticação das ações, ou seja, não se restringe ao conteúdo dos artigos e expande-se para a socialização dos participantes da comunidade.
- Wikipédia como recurso educacional aberto no ensino superior: utopia ou realidade?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia é largamente utilizada por professores, alunos e estudantes. Contudo, e apesar de continuar a existir algum descrédito e alguma subvalorização quanto à sua utilização, em particular por parte dos docentes, observa-se, nalguns países, um número crescente de académicos que reconhece a mais-valia da Wikipédia como recurso que promove e fomenta a construção e divulgação de conhecimento. Também em contexto nacional temos procurado contribuir para este reconhecimento, sobretudo porque temos defendido e fundamentado que a Wikipédia é um recurso educacional aberto com inúmeras possibilidades de exploração na área da Educação e Tecnologias. Mais concretamente, pretendeu-se integrar curricularmente a Wikipédia em Portugal, especificamente no ensino superior, no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade. Mas antes de o fazer, entendeu-se necessário identificar que acolhimento poderíamos ter. Assim, considerou-se relevante realizar um estudo para compreender a perceção e utilização que professores e estudantes do Ensino Superior Português possuem deste Recurso Educacional Aberto e a forma como o integram no seu quotidiano, nomeadamente em contexto educativo. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem mista, tendo sido criados, com base numa revisão da literatura, dois inquéritos por questionário, disponibilizados online, cada um com vinte questões, direcionados respetivamente a docentes e a estudantes. Estes instrumentos de recolha de dados foram sujeitos a um pré-teste, após validação por especialistas. Cada questionário integra uma estrutura mista (de natureza quantitativa e natureza qualitativa), ou seja, contém tanto questões fechadas com itens fechados como questões fechadas com itens abertos (cf. Ghiglione e Matalon, 1997). Para as primeiras, e uma vez que o LimeSurvey o permite, os dados foram transpostos para o Excel, tendo sido submetidos a tratamento estatístico recorrendo à Estatística Descritiva e à expressão gráfica e tabelar de dados. Já no que concerne às questões fechadas com itens abertos, as respetivas respostas foram trabalhadas recorrendo à análise de conteúdo de acordo com Bardin (2009). No que se refere à amostra (por conveniência), esta é constituída por todos os estudantes e docentes da Universidade Aberta que os devolveram devidamente preenchidos (42 docentes e 232 estudantes). Da análise dos dados, é possível concluir, por exemplo, que ambos, docentes e estudantes inquiridos, acedem à Wikipédia, a “enciclopédia livre que todos podem editar”1 , e desta têm uma conceção positiva. Porém, constata-se ainda ser residual a sua utilização frequente nas práticas letivas. Além disso, também se verifica que os estudantes inquiridos a adotam tanto para trabalho académico como para trabalho não académico, sendo que os docentes inquiridos a assumem preferencialmente para pesquisa de informação de teor não académico. No que à credibilidade diz respeito, constata-se alguma reserva por parte dos docentes inquiridos quanto à correção da informação disponibilizada nesta enciclopédia online; reserva pouco evidenciada pelos estudantes inquiridos, que assumiram mais facilmente a correção integral da informação contida nos artigos ou verbetes da referida enciclopédia. Em suma, embora as conceções e as práticas dos estudantes e dos professores do ensino superior que inquirimos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que esta enciclopédia possa ser integrada de modo consistente e continuado naquele contexto educacional.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como Recurso Educacional Aberto (REA). No nosso enquadramento teórico, convocamos o conceito de Educação Aberta explorando-o quer nos seus conceitos fundadores, quer nas práticas e desafios que apresenta, dos quais fazem parte os REA e a Wikipédia. A investigação apresenta-se como a primeira parceria entre uma Universidade Portuguesa e a Wikimedia Foundation no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade; concretamente, teve lugar numa Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta. Esta parceira tem o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção e potenciando benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a sua integração curricular. Metodologicamente, assenta no estudo de caso e em diversas estratégias para a recolha de dados. Espera-se, à semelhança de iniciativas congéneres, noutros países, que traga vantagens para todos os intervenientes envolvidos no processo.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto : um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia é um recurso incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, mas pode ser também uma estratégia pedagógica? O presente estudo foi motivado por esta questão, à qual pretende dar resposta, tendo-se, para o efeito, implementado e avaliado a sua integração curricular no contexto do Programa Wikipédia na Universidade. Metodologicamente, adotámos uma abordagem mista num estudo de caso – a turma de uma Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta (Portugal). Para além dos estudantes e da equipa docente, participaram no estudo embaixadores do capítulo português da Wikimedia Foundation. Para a recolha de dados foi considerada a observação, que se desenvolveu em diversos ambientes virtuais de aprendizagem, e o inquérito – questionários aos estudantes, em diversos momentos; entrevista à docente coordenadora da unidade curricular. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos salientam o reconhecimento por parte da docente coordenadora das vantagens em participar no Programa Wikipédia na Universidade, nomeadamente por se tratar de um programa específico para contextos educativos que permite quebrar a sensação de isolamento, fomentar a colaboração no contexto da educação e ciência aberta, e alcançar maior transparência no processo de ensino-aprendizagem. Já os estudantes, inicialmente com diferentes perceções e utilizações da Wikipédia, foram revelando, ao longo do semestre letivo, um envolvimento e uma adesão cada vez maiores, quer ao programa, quer às atividades de wikificação, contribuindo como prosumidores para a criação de conteúdos abertos no âmbito da cultura participatória. Conclui-se, portanto, que a integração curricular da Wikipédia através do Programa Wikipédia na Universidade teve impacte real na unidade curricular em que foi implementada, em particular nas conceções e práticas dos estudantes que a frequentaram. De facto, estes estudantes demostraram a sua preferência por atividades/trabalhos com wikificação por contraponto a atividades/trabalhos tradicionais, bem como a sua vontade em continuar a contribuir para a Wikipédia; reconheceram ainda que os trabalhos/atividades com wikificação implicam uma maior aquisição de competências. Assim, desejamos que a integração curricular da Wikipédia, e a sua utilização como recurso educacional aberto e enquanto estratégia pedagógica, possa ser mantida e alargada a outras unidades curriculares, na mesma ou noutras instituições de ensino superior, nomeadamente em Portugal.