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- A integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do designer educacional: caso focalizado numa ação de extensãoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gamez, LucianoPretende-se, neste texto, relatar uma experiência de integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do Designer Educacional, situada a partir de uma proposta que envolveu o desenho de coreografias didáticas propostas no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. À proposta formativa, associou-se, também, a realização de um evento de extensão intitulado “Wikipédia no Currículo: Utopia ou Realidade?”. Neste âmbito, apresenta-se, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e, nela, a Wikipédia. Metodologicamente, a investigação suporta-se num estudo de caso sob o prisma do paradigma pragmático, que se socorreu de instrumentos de recolha de dados, que também se perspetivam. Posteriormente, é abordado o contexto formativo no qual se integrou o referido evento de extensão, bem como os resultados dessa iniciativa, com base em dados recolhidos a partir de dois inquéritos, realizados por meio de questionário, e da observação, participante, por meio de grelha de observação focada. Da análise, estatística e de conteúdos das evidências, aponta-se como resultados da investigação que ainda há muito desconhecimento acerca de como estabelecer a integração da Wikipédia no currículo de forma efetiva, o que revela a necessidade de prover informações relevantes em meio académico, a fim de inspirar novos atores, docentes e discentes, a reconhecerem o potencial de uso científico da enciclopédia da atualidade, como uma ferramenta aliada ao desenho de novas coreografias didáticas em contextos educacionais diversos, abertos e em rede, assim consubstanciando novos trilhos pedagógicos e de integração curricular da Wikipédia.
- Rede WEIWER® e coreografias didaticas: o exemplo dos "Produtos de Aprendizagem" no TEDEPublication . Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs Coreografias Didáticas enquanto estratégia pedagógica assumida nas disciplinas de “Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos” e “Currículo, Cultura Escolar e Acadêmica”, do currículo do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo, foram secundadas pela integração curricular da Wikipédia. O ecossistema em que a Wikipédia se suporta permite trabalhar um vasto conjunto de competências educacionais, para diferentes públicos-alvo, em diferentes contextos educativos. Ademais, se entende a enciclopédia eletrônica da atualidade como um Recurso Educacional Aberto, que, consequentemente, se inscreve no movimento da Educação Aberta e em rede. Além disso, é catalisadora de Práticas Educacionais Abertas, assumindo-se como ponto de partida e estratégia de ensino e aprendizagem a um trabalho desenvolvido em parceria entre uma universidade brasileira e uma universidade portuguesa, ambas situadas no contexto formativo da Educação a Distância. Nesse âmbito, o capítulo apresenta, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e nela, a Wikipédia e o embasamento das Coreografias Didáticas com especial relevo para o último nível, “produtos de aprendizagem”, no caso alcançados no contexto da integração curricular da Wikipédia no ensino superior no Brasil, consubstanciando um exemplo de conexão entre a Rede WEIWER® e as Coreografias Didáticas.
- Rede Académica WEIWER® e coreografias didáticas: que relação?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, FilomenaAs Tecnologias Educacionais em Rede assumem-se como parceiras incontornáveis na atualidade quando associadas ao trabalho que se desenvolve nas instituições educativas no mundo. Nesse sentido, como temos vindo a defender, o ecossistema em que a Wikipédia se suporta tem-se apresentado como um importante recurso que permite trabalhar um vasto conjunto de competências educacionais, para diferentes públicos-alvo, em diferentes contextos educativos. Neste trabalho, a enciclopédia eletrônica da atualidade é entendida por nós como um Recurso Educacional Aberto, e consequentemente, se inscreve no movimento da Educação Aberta e em rede. Além disso, é catalisadora de Práticas Educacionais Abertas, apresentando-se como ponto de partida e estratégia de ensino e aprendizagem a um trabalho desenvolvido em parceria entre uma universidade brasileira e uma universidade portuguesa, ambas situadas no contexto formativo da Educação a Distância. Concretamente, apresentamos uma proposta de integração curricular da Wikipédia nas Disciplinas de “Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos”, e “Currículo, Cultura Escolar e Acadêmica, ambas parte do currículo do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia pedagógica assumida apoia-se no conceito de Coreografias Didáticas, ou de ensino, como metáfora para o planejamento educacional. Nesse âmbito, o capítulo apresenta, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e nela, a Wikipédia e o embasamento das Coreografias Didáticas. Num segundo momento, busca identificar o desenho curricular, o desenho educacional, e o contexto da integração curricular da Wikipédia no ensino superior no Brasil, ou seja, um exemplo de conexão entre a Rede WEIWER® e as Coreografias Didáticas.
- WEIWER®: ADN e cronologia de uma rede de investigaçãoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, LucianoA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado pela Universidade Aberta (UAb), através da sua unidade de investigação, registada na FCT, UID4372, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tem promovido estudos de integração curricular em diferentes contextos. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® (Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research). Neste texto, após a apresentação da WEIWER® e dos referenciais teóricos que a enquadram, damos conta das problemáticas e objetivos de investigação perseguidos na rede, para depois apresentarmos dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas entre 2019 e 2021.
- A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, JoãoNo décimo-quarto capítulo, “A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: Coreografia Reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®”, Teresa Cardoso, Luciano Gamez, Filomena Pestana e João Pinto refletem sobre a Rede Académica Internacional WEIWER®, nomeadamente no que respeita ao papel da Wikipédia no seio da Educação Aberta, dos Recursos e Práticas Educacionais Abertas e do Programa Wikipédia na Educação. Neste campo de ação, a Wikipédia é entendida enquanto REA e PEA, por exemplo, se inserida no Programa Wikipédia na Educação, relação basilar na Rede Académica Internacional WEIWER®. Também as inúmeras potencialidades dessa enciclopédia enquanto REA e PEA são centrais à Rede WEIWER®, dado que permite integrar diversas estratégias pedagógicas, nomeadamente à luz do trabalho de Zabalza (2006, 2008, 2009, 2016), porque tais ações (práticas) são concebidas como o desenho de uma coreografia didática e institucional.
- Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteraciaPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana CarolinaA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a fazer parte da agenda de investigação em vários pontos do globo. No território nacional português, destacamos o percurso iniciado por uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento de uma universidade pública em Portugal, porquanto tem promovido estudos nesse âmbito, em diferentes contextos, incluindo geográficos, nos diversos níveis de ensino, nomeadamente por meio da atuação da Rede Académica Internacional WEIWER®. Desde 2018, tem vindo, portanto, oficialmente a assumir aquele ecossistema simultaneamente como objeto de estudo e como estratégia pedagógica no âmbito da educação aberta e em rede. Neste texto, no qual se pretende apresentar a referida Rede e disseminar o respetivo trabalho, consideram-se problemáticas e finalidades que persegue; depois, procede-se a uma breve revisitação dos referenciais teóricos que a enquadram; e, por fim, explicitam-se dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas, entre 2019 e 2022, de que se exemplificam, em particular, a par de eventos, nacionais e internacionais, evidências da produção científica, ilustrada, designadamente, por publicações de natureza distinta. Os resultados das iniciativas concretizadas pela Rede, com enfoque na formação, docente e discente, e na integração curricular da Wikipédia, que corporiza uma Prática Educacional Aberta, reflete o potencial pedagógico daquela tecnologia educacional em rede, produto da Web 2.0, e, em geral, do ecossistema da Fundação Wikimedia, para a aquisição e o desenvolvimento de literacias, a saber a literacia digital e a literacia da informação, a que acrescem outras, sobretudo associadas aos Wikis, no sentido de possibilitarem os denominados ambientes de aprendizagem Wiki, especificamente a Wikiliteracy. Em suma, as ações da Rede têm permitido (re)pensar e (re)desenhar recursos, práticas, currículos e políticas, com impactos na vivência de indivíduos e coletivos, visíveis, entre outros, na (re)configuração de caminhos e espaços de educação e formação que exploram e (re)constroem.
- Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracyPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana CarolinaA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a fazer parte da agenda de investigação em vários pontos do globo. No território nacional português, destacamos o percurso iniciado por uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento de uma universidade pública em Portugal, porquanto tem promovido estudos nesse âmbito, em diferentes contextos, incluindo geográficos, nos diversos níveis de ensino, nomeadamente por meio da atuação da Rede Académica Internacional WEIWER®. Desde 2018, tem vindo, portanto, oficialmente a assumir aquele ecossistema simultaneamente como objeto de estudo e como estratégia pedagógica no âmbito da educação aberta e em rede. Neste texto, no qual se pretende apresentar a referida Rede e disseminar o respetivo trabalho, consideram-se problemáticas e finalidades que persegue; depois, procede-se a uma breve revisitação dos referenciais teóricos que a enquadram; e, por fim, explicitam-se dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas, entre 2019 e 2022, de que se exemplificam, em particular, a par de eventos, nacionais e internacionais, evidências da produção científica, ilustrada, designadamente, por publicações de natureza distinta. Os resultados das iniciativas concretizadas pela Rede, com enfoque na formação, docente e discente, e na integração curricular da Wikipédia, que corporiza uma Prática Educacional Aberta, reflete o potencial pedagógico daquela tecnologia educacional em rede, produto da Web 2.0, e, em geral, do ecossistema da Fundação Wikimedia, para a aquisição e o desenvolvimento de literacias, a saber a literacia digital e a literacia da informação, a que acrescem outras, sobretudo associadas aos Wikis, no sentido de possibilitarem os denominados ambientes de aprendizagem Wiki, especificamente a Wikiliteracy. Em suma, as ações da Rede têm permitido (re)pensar e (re)desenhar recursos, práticas, currículos e políticas, com impactos na vivência de indivíduos e coletivos, visíveis, entre outros, na (re)configuração de caminhos e espaços de educação e formação que exploram e (re)constroem.