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- Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagemPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, SusanaA aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.
- Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagemPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla; Santos, Vanessa Matos dos; Mello, Diene Eire; Ota, Marcos Andrei; Espírito Santo, Eniel do; Okada, AlexandraUma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.
- Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendênciaPublication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré VieiraOs formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.
- MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de casoPublication . Alves, Lynn; Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra
- Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimentoPublication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, LilaEste artigo visa discutir sobre estilos de aprendizagem para subsidiar práticas pedagógicas e processos de aprendizagem com as tecnologias do projeto OpenLearn: FlashMeeting para webconferência e Compendium para mapas do conhecimento. Nosso foco de pesquisa é identificar quais são os recursos destas duas tecnologias e ações pedagógicas que podem favorecer diferentes estilos de aprendizagem. Nossa fundamentação teórica baseia-se na aprendizagem aberta, onde os aprendizes conduzem o seu processo de aprendizado e no conceito de estilos de aprendizagem como preferências e tendências de cada aprendiz que influenciam em sua maneira de apreender um conteúdo. A metodologia de pesquisa utilizada é um estudo de caso com análise qualitativa. Neste estudo, analisamos uma webconferência e mapas desenvolvidos numa comunidade de pesquisa aberta (OpenLearn CPLP) nos quais os participantes – educadores, pesquisadores e aprendizes – discutem sobre estilos de aprendizagem e tecnologias. Os resultados nos possibilitam entender que numa comunidade de aprendizagem aberta, a discussão e a reflexão – tanto entre a equipe pedagógica como de aprendizes – sobre os diferentes estilos de aprendizagem podem favorecer um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos visando enriquecer mais o processo de aprendizagem.
- Refletindo sobre avaliação na era da co-aprendizagem e co-investigaçãoPublication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira
- Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação (3.0)Publication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré VieiraA discussão da coaprendizagem na Educação 3.0 é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a aprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania. O principal objetivo desta reflexão é: compreender os estilos de coaprendizagem com base na teoria dos estilos de aprendizagem destacando conexões com a Educação 3.0 nas práticas de aprendizagem abertas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo da Comunidade COLEARN em projetos europeus que integra várias instituições coordenadas pela Open University UK. Os resultados trazem indicadores–chave para analisaros estilos de coaprendizagem no contexto da Educação 3.0.
- Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário onlinePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, VaniO presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.