Browsing by Issue Date, starting with "2013-06"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- The use of visual methods in drug consumer researchPublication . Henriques, Susana; Candeias, PedroWith this presentation we intend to explore the added value of visual methods as a complement to the qualitative data in drug consume research.
- MedManager: sistema de suporte à decisão para a gestão do ciclo de vida de mediaçõesPublication . Machaqueiro, Helder; Bernardo, Maria do Rosário MatosSistemas de suporte à decisão, tecnologias de colaboração, integração, business process management (BPM) e reconstrução do processo de decisão são domínios do conhecimento que se interligam e assumem cada vez maior relevância no contexto organizacional. Tendo como objeto de análise um processo de negócio - gestão do ciclo de vida da rede de mediadores - crítico para uma organização, tentámos perceber qual o nível de suporte atual do mesmo em sistemas de informação (SI) e qual o impacto da adoção de um sistema de suporte à decisão em grupo nesse processo de negócio. A investigação consistiu na decomposição do processo atual, através de análise documental, realização de entrevistas e observação participativa aos seus principais atores, identificando as principais entropias que o afetam: dificuldade de materialização dos modelos de decisão; incapacidade de reconstrução do processo de decisão; elevado peso documental; carências de suporte em SI. Isto permitiu concluir que a adoção de uma plataforma de suporte à decisão em grupo teria um impacto positivo ao suportar a totalidade de um processo de negócio que hoje o está apenas parcialmente, potenciando a integração da informação, o envolvimento dos intervenientes e reduzindo o peso documental associado.
- Os utilizadores de homebanking e riscos de segurança mais relevantes associadosPublication . Negas, Mário Carrilho; Lopes, José Martinho; Negas, Elsa Rosário
- Refletindo sobre avaliação na era da co-aprendizagem e co-investigaçãoPublication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira
- Imagens da Amazônia na literatura juvenil portuguesa contemporâneaPublication . Bastos, Glória; Tomé, Maria da ConceiçãoO estudo da imagem e representação do Outro na literatura para os mais novos torna-se um campo de investigação especialmente importante tendo em conta os seus destinatários preferenciais e a função de socialização cultural que a literatura assume. Através do contacto com as imagens sociais e culturais do Outro presentes nos livros, os jovens vão criando em si a disponibilidade para um efetivo diálogo com outras culturas, adquirindo, através da leitura, novas formas de ver o Mundo e de dialogar com o Outro. Neste artigo analisamos as representações da Amazónia e dos seus habitantes em livros portugueses para jovens. Identificam-se as visões socioculturais e valores ideológicos transmitidos por essas imagens e reflete-se sobre a forma como estas figurações contribuem (ou não) para a (des)construção de estereótipos e preconceitos e para a descoberta do Outro de além-mar.
- Comparing communities of inquiry in higher education students: one for all or one for each?Publication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana CristinaThe purpose of this study was to report evidence obtained in a survey based on the Community of Inquiry (CoI) framework (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000) carried out in different groups. The study comprised 510 higher education students enrolled in blended online courses offered through Moodle platform during one semester. It considered students from different private and public Portuguese polytechnic schools and universities. Moreira & Almeida (2011) have suggested that CoI framework is a valid, reliable, and efficient measure of its dimensions within the Portuguese population. Although similarities in aspects of social presence were discovered among polytechnic and universities students, the two groups showed some differences. In particular, it was observed that the polytechnic students appear to be a more robust community when compared to university students.