Browsing by Issue Date, starting with "2008-05"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A palavra enquanto utopia: o Quinto Império e a configuração mítica da identidade portuguesa em VieiraPublication . Franco, José EduardoEstudo dos fundamentos do pensamento utópico de Vieira, localizando-o na literatura da época que repensava a identidade portuguesa, explicando a sua base teológica e sublinhando o seu objectivo psicosociológico ao serviço dum fim político muito prático, o que lhe dá, sob a capa aparente da «loucura idealista», um carácter muito realista. Depois, percorrendo as diferentes obras proféticas, análise da evolução da utopia do Quinto Império, duma fase nacionalista (com Portugal no centro), para uma fase em que é a Igreja que é glorificada.
- Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimentoPublication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, LilaEste artigo visa discutir sobre estilos de aprendizagem para subsidiar práticas pedagógicas e processos de aprendizagem com as tecnologias do projeto OpenLearn: FlashMeeting para webconferência e Compendium para mapas do conhecimento. Nosso foco de pesquisa é identificar quais são os recursos destas duas tecnologias e ações pedagógicas que podem favorecer diferentes estilos de aprendizagem. Nossa fundamentação teórica baseia-se na aprendizagem aberta, onde os aprendizes conduzem o seu processo de aprendizado e no conceito de estilos de aprendizagem como preferências e tendências de cada aprendiz que influenciam em sua maneira de apreender um conteúdo. A metodologia de pesquisa utilizada é um estudo de caso com análise qualitativa. Neste estudo, analisamos uma webconferência e mapas desenvolvidos numa comunidade de pesquisa aberta (OpenLearn CPLP) nos quais os participantes – educadores, pesquisadores e aprendizes – discutem sobre estilos de aprendizagem e tecnologias. Os resultados nos possibilitam entender que numa comunidade de aprendizagem aberta, a discussão e a reflexão – tanto entre a equipe pedagógica como de aprendizes – sobre os diferentes estilos de aprendizagem podem favorecer um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos visando enriquecer mais o processo de aprendizagem.
- Reflexões de base para a educação a distância : o virtual como novo espaço educativoPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraA compreensão do virtual como um novo espaço educativo nos permite ampliar as reflexões sobre o papel das inovações tecnológicas na educação e a sua capacidade de colocar em prática novas atividades cognitivas. Especificamente para a educação a distância nos deparamos com pesquisas e estudos sobre os problemas referentes às questões pedagógicas. Portanto a motivação para esta pesquisa que realizamos está nos elementos do virtual que contribuem e facilitam o trabalho pedagógico na educação. Para tanto a pesquisa realizada utilizou metodologia qualitativa e de campo. Os resultados nos permitiram verificar algumas características importantes do virtual como novo paradigma para o espaço educativo. As análises que apresentaremos neste artigo são parte da investigação desenvolvida.
- Games, mitologia, subjetividade e noosferaPublication . Mucheroni, Marcos; Barros, Daniela Melaré Vieira