Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 119
  • Mobile learning in higher education: mapping perceptions and practices of online students
    Publication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas; Amante, Lúcia
    Mobile-learning is still an emergent field of research, especially if we consider the scope of higher education (HE). In fact, few studies have been developed with regard to higher education contexts, namely within Open Universities [1], [2], [3], [4]. Given the importance of studying mobility in real learning contexts, we aim at studying the perceptions that higher education students have about mobile and non-mobile devices and also how they describe their uses and practices in different types of interactions in online courses at a Distance Virtual University. In this context it was intended to know a) what are the students' perceptions about the affordances of various mobile and non-mobile devices, and b) what types of devices do students prefer to use in interactions with teachers, with other students and with contents. The data obtained in this study show that there is some discrepancy between students' perceptions of mobile devices, their educational potential and their actual use. The actual use of mobile devices seems to be much more conservative than we would be led to assume from the discourse of learning everywhere at any time with any device.
  • Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolar
    Publication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e
    Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.
  • ¿Sentirse como en casa? Representationes de la inmigración en la literatura infantil portuguesa
    Publication . Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição
    Portugal se convirtió, de una manera particular desde finales del siglo XX, en el destino de flujos migratorios diversos, transformándose definitivamente la sociedad portuguesa en una comunidad plural. De hecho, en todas las esferas de la sociedad, se encuentra la presencia significativa de inmigrantes de otras razas, culturas y religiones. Sin embargo, la integración de los inmigrantes no siempre es la mejor, registrándose situaciones de racismo y xenofobia. La construcción de una ciudadanía global pasa, sin duda, por la formación de los más jóvenes hacia el respeto, la aceptación y acogida del Otro (extranjero) y su diferencia. En este contexto, la literatura infantil es, por un lado, un lugar privilegiado de encuentro de los más jóvenes con la diversidad cultural, la alteridad y la diferencia, apoyando el desarrollo de las competencias interculturales y, por otro lado, puede ser una especie de refugio para los niños inmigrantes que pueden encontrar en estos libros no solo representaciones de sus experiencias personales, sino también de su cultura. En esta comunicación se analizan las representaciones de los niños inmigrantes en una serie de producciones literarias infantiles portuguesas del nuevo milenio. En este sentido se analizan las imágenes teniendo en cuenta el lenguaje y sus vínculos con las relaciones sociales y de poder construidas en los textos; también se relacionan esas representaciones con los cambios sociales y culturales verificados en la sociedad portuguesa, ya que la literatura para niños está insertada en el contexto social; se comentaran las posiciones y las identificaciones que ofrecen estos textos literarios a su destinatario preferencial y su contribución para la toma de conciencia y conocimiento social del Otro (extranjero), facilitando el diálogo intercultural.
  • Leitura(s) na adolescência e a formação do leitor literário : missão (quase) impossível?
    Publication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória
    As vantagens da leitura na adolescência são apontadas por diversos investigadores e situam-se em vários níveis, nomeadamente no campo da competência literária e a nível psicológico,entre outros. No entanto, frequentemente, os anos da adolescência são aqueles em que uma parte significativa dos sujeitos se afasta dos hábitos leitores adquiridos na infância ou em que os adolescentes sem grandes hábitos de leitura ou com dificuldades a este nível dificilmente estreitam a sua relação com os livros. A adolescência é, pois, associada a um "tempo de crise" nesta questão particular da leitura, sobretudo da leitura literária. Partindo do atual contexto português, do diagnóstico realizado aos hábitos de leitura dos adolescentes e às suas competências leitoras, pretende-se nesta comunicação analisar as características das produções literárias que encontram maior adesão junto dos adolescentes.Visa-se, ainda, traçar um esboço do leitor modelo que solicitam esses textos e analisar a sua contribuição para a formação de um leitor literário.
  • Manual para aulas com realidade virtual
    Publication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
  • As lideranças intermédias nos atuais contextos digitais: resultados de estudos realizados em agrupamentos de escolas
    Publication . Oliveira, Isolina; Bastos, Glória
    Os sistemas de gestão das escolas onde cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes, têm provocado alterações na organização escolar e nos modos de comunicação entre os diversos atores educativos. Por sua vez, as tecnologias digitais incorporadas na vida diária das pessoas suscitam o desenvolvimento de estudos a vários níveis, sobretudo sobre o seu impacto nas formas de aprender e de comunicar. A investigação tem vindo a direcionar-se para o estudo destes fluxos de informação e das novas formas de comunicação nos diferentes tipos de redes que se constituem nos atuais contextos educativos. Assim, importa compreender as dinâmicas que se geram entre os professores e as diversas lideranças, em particular, os coordenadores de departamento e de projetos, bem como identificar funções e papéis que são reclamadas nestes contextos, ou seja, como é que os líderes pedagógicos interagem e se posicionam nas redes das escolas e destas com as comunidades locais. Este artigo pretende apresentar os resultados de estudos realizados em agrupamentos de escolas portuguesas que se encontram num processo de mudança, visando capacitar os coordenadores do ponto de vista da supervisão e liderança pedagógica nos atuais cenários digitais. Neste sentido, conceitos de literacia digital, supervisão e liderança pedagógica, colaboração e prática reflexiva constituem o suporte teórico na análise e interpretação dos dados. A recolha de dados envolveu a análise de documentos estruturantes, nacionais e locais e, também, a aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados mostram diferentes dinâmicas a nível do desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissional nas escolas incluídas no estudo, ainda que os modos de comunicar e interagir se aproximem. Com efeito, embora se considere que as ações mais importantes da responsabilidade dos departamentos, que incluem a promoção do trabalho colaborativo e a reflexão sobre o projeto educativo bem como a articulação entre a direção, o conselho pedagógico e os professores, ações estas que seriam potenciadas pelas tecnologias digitais, o que se constata é que o seu uso não está naturalizado. Deste modo, parece claro que a sustentabilidade do processo de mudança requer um reforço da formação de professores que conecte as funções de liderança pedagógica com a literacia digital.
  • Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas
    Publication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena
    O movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
  • Encontrar o outro nos livros : a literatura juvenil ao serviço da construção de uma cidadania global
    Publication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória
    A questão do Outro, na actual sociedade global, reveste-se de grande importância, tendo em conta as grandes transformações ocorridas nas últimas décadas. A construção de uma cidadania global passa incontestavelmente pela formação dos mais jovens para o respeito e aceitação do Outro e da sua diferença. Neste contexto, a literatura juvenil é um espaço privilegiado de encontro dos jovens com a diversidade cultural, com a alteridade e a diferença, apoiando o desenvolvimento de competências interculturais. Pretende-se neste texto analisar a importância da literatura juvenil para a formação da cidadania global dos leitores (pré)adolescentes, pelo encontro que possibilita com imagens sociais e culturais do Outro.
  • Recursos Educacionais Abertos nos Repositórios RCAAP: panorama atual
    Publication . Carvalho, Madalena; Bastos, Glória
    O trabalho tem como objetivo preencher uma lacuna relativa à identificação do modo como a temática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) é apresentada nos repositórios institucionais portugueses representados no Diretório RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A investigação teve por base uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa de modo a retratar os cenários evidenciados pelos repositórios portugueses. A recolha da informação foi efetuada em março de 2023 e a fonte de recolha de dados foi o Diretório RCAAP. Partindo dos referenciais teóricos sobre a temática, nomeadamente as recomendações da UNESCO, foi efetuada uma análise aos repositórios referenciados no Diretório RCAAP que permitiu: 1 - Identificar os repositórios com documentos classificados como “Recurso Educacional” 2 - Percecionar a diversidade de abordagens e de critérios relativas ao licenciamento, à organização e à disponibilização do acesso aos conteúdos. 3 - Avaliar o nível de compromisso dos repositórios portugueses para com o cumprimento das diretrizes definidas pela UNESCO para os Recursos Educacionais Abertos.