Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Cardoso, Teresa Margarida Loreiro

Search Results

Now showing 1 - 10 of 46
  • A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    À Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa através de um motor de busca, habitualmente, os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online, para alguns autores a maior enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, nomeadamente universitária, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa, quer para assuntos do dia-a-dia, quer para assuntos relacionados com o curso. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Neste sentido, importa recuperar a compreensão do significado da noção de aberto no contexto dos recursos educacionais abertos, nomeadamente à sua associação a partilha, a generosidade, a recursos que são disponibilizados de forma aberta, associados aos 5 Rs – Reuse, Redistribute, Revise, Remix e Retain. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular deste recurso educacional aberto no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade, mais especificamente em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, a nossa investigação assume um paradigma misto, ou multimodal, em que se conciliam procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram recolhidos por inquérito por questionário. A análise preliminar (estatística e de conteúdo) dos resultados permite-nos concluir que o recurso educacional aberto Wikipédia pode e deve ser utilizado como estratégia pedagógica no ensino superior online.
  • Wikipédia, um recurso... aberto? educacional? global?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    A Wikipédia apresenta-se atualmente como uma ferramenta de uso incontornável quando se faz uma pesquisa na Internet. Mas será um recurso educacional? Aberto? Global? Neste texto procuramos encontrar respostas a estas questões, contribuindo, assim, para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente. Para o efeito, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação. Da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino, aprendizagem, formação e investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, em diferentes níveis de ensino e em diferentes contextos educacionais.
  • Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queirós, Paula; Queirós, Luís
    Em "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede", os autores portugueses Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Paula Queirós e Luís Queirós apresentam reflexões sobre os contributos e a relevância que as Tecnologias Educacionais em Rede (TER) assumem na atualidade, por via da crise pandêmica, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são, presentemente, uma realidade em todos os níveis de ensino e, mais concretamente, na formação de professores. Na primeira parte, as autoras e o autor dedicam-se à contextualização teórica, integrando os temas formação de professores e supervisão pedagógica; e direcionam a discussão para o contexto das TER, em particular os wikis, corporizado pelo MediaWiki, software que suporta todos os projetos da Wikimedia Foundation, destacando a Wikipédia e o seu potencial como ambiente virtual aberto de aprendizagem (AVAA). Na segunda parte, debatem a formação de professores, a partir dos aspetos "contexto" e "caracterização", apresentando os diversos enquadramentos da formação de professores, antes e durante a pandemia da COVID-19.
  • Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófona
    Publication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    As questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
  • A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como recurso educacional aberto. Neste sentido, e com o intuito de contribuir para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação, em particular Programa Wikipédia na Universidade. E, da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino e de investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, no ensino superior, incluindo com estudantes online.
  • Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.
  • Wikipédia, um lócus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia é incontornável quando se faz uma pesquisa na internet. Paralelamente, é ciclópica a proporção que atingiu ao longo das duas décadas de existência, concretizando, sem dúvida, um velho sonho da humanidade – reunir, num local, todo o conhecimento da humanidade. A Wikipédia é, de certa forma, a nova biblioteca de Alexandria, sendo uma vantagem o facto de não ter restrições em armazenar o conhecimento, nomeadamente em cerca de 300 línguas. Porém, a Wikipédia em língua inglesa tem um nível maior de maturidade. Outro fator distintivo é o facto de o seu produto resultar da contribuição de voluntários de todo o globo. No entanto, na atualidade, os contributos não se circunscrevem aos agentes humanos, mas também aos agentes não-humanos. Assim, o presente texto tem como objetivo analisar a Wikipédia enquanto sistema sociotécnico, isto é, enquadrando-o no papel destes agentes. Para tal, num primeiro momento abordaremos o fenómeno Wikipédia enquanto enciclopédia, e, num segundo momento, enquanto sistema sociotécnico, particularmente em língua portuguesa, uma vez que o papel dos agentes não-humanos tem tido um peso cada vez maior nesta enciclopédia. Ou seja, os bots são vistos como colaboradores não-humanos que intervêm quer em edições repetitivas e em série, quer evoluindo seja no seu espaço de atuação, seja na sofisticação das suas ações, portanto, não se restringindo ao conteúdo dos artigos, antes expandindo-se para a socialização dos participantes da comunidade.
  • A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    À Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.
  • Wikipédia, um sistema sociotécnico?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    A Wikipédia é incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, paralelamente é ciclópica a proporção que atingiu ao longo dos 18 anos de existência concretizando, sem dúvida, um velho sonho da humanidade – reunir num local todo o conhecimento da humanidade – a Wikipédia é, de alguma forma, a nova biblioteca de Alexandria sendo que o facto de não ter restrições em armazenar o conhecimento uma vantagem, esta alberga 291 línguas sendo que é a Wikipédia em língua inglesa que tem um nível maior de maturidade. Outro fator distinto é o facto de o seu produto ser resultado da contribuição de voluntários à volta do globo. No entanto, na atualidade, os contributos não se circunscrevem aos agentes humanos mas também aos agentes não-humanos. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a Wikipédia enquanto sistema sociotécnico, ou seja, enquadrando-o no papel destes agendes. Para tal, num primeiro momento abordaremos o fenómeno Wikipédia enquanto enciclopédia e num segundo momento é analisada enquanto sistema sociotécnico, nomeadamente em língua portuguesa, uma vez que, o papel dos agentes não-humanos tem tido um peso cada vez maior nesta enciclopédia, ou seja, os bots são vistos como colaboradores não-humanos que intervêm quer em edições repetitivas e em série mas também evoluído quer no espaço de atuação, quer na sofisticação das ações, ou seja, não se restringe ao conteúdo dos artigos e expande-se para a socialização dos participantes da comunidade.
  • Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    O estudo sustenta a primeira implementação em Portugal do Programa Wikipédia na Universidade, correspondendo nomeadamente à fase de diagnóstico, e pretende compreender como professores e estudantes do Ensino Superior Português percebem e usam a Wikipédia em contextos educacionais. Metodologicamente optou-se por uma abordagem mista e foram desenvolvidos dois questionários, disponibilizados online. Foi possível concluir que professores e estudantes acedem e têm uma conceção positiva relativamente à Wikipédia. No entanto, ainda é raro seu uso em práticas educacionais. Os alunos o adotam para trabalhos académicos e não académicos, e os professores o utilizam para pesquisa de informação não académica. Quanto à sua credibilidade, para os estudantes é fácil presumir a correção dos artigos na Wikipédia; por parte dos professores, há alguma reserva. Em suma, embora as conceções e práticas de professores e estudantes sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente no ensino superior.