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- O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digitalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Ferreira Da Cruz, Ana Carolina; Ribeiro Mota, EduardaO programa WEIWE(R)BE, pensado primordialmente para o Ensino Secundário, resulta da parceria entre a Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal) e a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal. O programa tem como objetivo a promoção de estratégias de desenvolvimento das competências de literacia, em particular de competências de literacia da informação, de forma integrada, articulada e sistemática, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, incluindo a Wikipédia. Para tal, os alunos envolvidos realizam trabalhos de pesquisa, fazendo um uso crítico e ético da informação; já os professores frequentam uma ação de formação contínua realizando tarefas conducentes a fomentar áreas do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Assim, neste texto, começamos por considerar os demais principais pressupostos teóricos do programa WEIWE(R)BE, que embasam sobretudo o curso de professores e as sessões dinamizadas diretamente com e para as escolas e turmas envolvidas, com destaque para a Educação Aberta. Paralelamente, consideramos ainda outros referenciais, europeus e nacionais, em estreita articulação com a capacitação docente e o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares, nomeadamente no que respeita às competências de literacia e à inovação pedagógica, essenciais para a adoção de metodologias ativas, concretamente na modalidade a distância, mas também na modalidade online e em blended-learning. Ao caracterizar o Programa WEIWE(R)BE, na sua génese, fundamentos basilares e ações, como o curso de formação contínua de professores, antes aludido, e o selo-distinção de reconhecimento, que complementamos com dados recolhidos no ano letivo de 2021-2022, podemos concluir que se trata de um contributo efetivo para a referida capacitação docente, que ancoramos nas dimensões pedagógica, tecnológica e organizacional, com repercussões positivas no ecossistema da escola digital e virtual.
- Educação aberta e em rede: que relação com as (novas) literacias?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, JoãoPartindo do contexto tecnológico da atual sociedade e das novas formas de aprendizagem, neste texto, reflete-se sobre Literacias e Educação Aberta e em Rede, considerando a necessidade de mobilizar competências digitais e a abordagem da aprendizagem ao longo da vida. Assim, perspetivam-se as noções de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos, intimamente associadas à Educação a Distancia e online, além de se refletir sobre alguns tipos de literacia, para melhor compreender o conceito de novas literacias. Conclui-se que os novos estilos de vida e de aprendizagem trazem novos desafios à educação aberta e em rede, com as novas literacias a convocarem novas competências e capacidades por parte dos aprendentes, como pré-requisitos essenciais para continuar a aprender.
- Wikipédia, um recurso... aberto? educacional? global?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se atualmente como uma ferramenta de uso incontornável quando se faz uma pesquisa na Internet. Mas será um recurso educacional? Aberto? Global? Neste texto procuramos encontrar respostas a estas questões, contribuindo, assim, para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente. Para o efeito, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação. Da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino, aprendizagem, formação e investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, em diferentes níveis de ensino e em diferentes contextos educacionais.
- Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em redePublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queirós, Paula; Queirós, LuísEm "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede", os autores portugueses Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Paula Queirós e Luís Queirós apresentam reflexões sobre os contributos e a relevância que as Tecnologias Educacionais em Rede (TER) assumem na atualidade, por via da crise pandêmica, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são, presentemente, uma realidade em todos os níveis de ensino e, mais concretamente, na formação de professores. Na primeira parte, as autoras e o autor dedicam-se à contextualização teórica, integrando os temas formação de professores e supervisão pedagógica; e direcionam a discussão para o contexto das TER, em particular os wikis, corporizado pelo MediaWiki, software que suporta todos os projetos da Wikimedia Foundation, destacando a Wikipédia e o seu potencial como ambiente virtual aberto de aprendizagem (AVAA). Na segunda parte, debatem a formação de professores, a partir dos aspetos "contexto" e "caracterização", apresentando os diversos enquadramentos da formação de professores, antes e durante a pandemia da COVID-19.
- Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófonaPublication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como recurso educacional aberto. Neste sentido, e com o intuito de contribuir para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação, em particular Programa Wikipédia na Universidade. E, da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino e de investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, no ensino superior, incluindo com estudantes online.
- Metodologias ativas no ensino superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteraciaPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaPretendemos, neste texto, apresentar o planeamento da integração curricular da Wikipédia no Ensino Superior, mais concretamente na unidade curricular “Investigação em Educação”, do 1.º ano, 1.º semestre, do plano de estudos do Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, Portugal. A exploração pedagógica desta enciclopédia, neste curso, iniciou-se no ano letivo de 2020/2021, mas a inovação de que se dá conta inclui substituição de uma das plataformas anteriormente utilizadas (Google Docs.) pelo MediaWiki, assim ampliando a realização de atividades neste software. Portanto, além de criarem ou editarem artigos da Wikipédia no domínio principal da enciclopédia, os estudantes trabalham simultaneamente nas páginas de teste da Wikipédia e no Open Textbook, também criado no MediaWiki, sobre os temas relacionados com o3.º tema, “Investigação em Educação: recolha e análise de dados”. A nível pedagógico, com o design curricular delineado pretende-se fomentar a colaboração, considerando metodologias ativas, como a aprendizagem invertida, e práticas da Wikipedagogia, no quadro da Educação Aberta, visando em última instância o desenvolvimento de uma literacia holística e integradora como a Wikiliteracia
- Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO estudo sustenta a primeira implementação em Portugal do Programa Wikipédia na Universidade, correspondendo nomeadamente à fase de diagnóstico, e pretende compreender como professores e estudantes do Ensino Superior Português percebem e usam a Wikipédia em contextos educacionais. Metodologicamente optou-se por uma abordagem mista e foram desenvolvidos dois questionários, disponibilizados online. Foi possível concluir que professores e estudantes acedem e têm uma conceção positiva relativamente à Wikipédia. No entanto, ainda é raro seu uso em práticas educacionais. Os alunos o adotam para trabalhos académicos e não académicos, e os professores o utilizam para pesquisa de informação não académica. Quanto à sua credibilidade, para os estudantes é fácil presumir a correção dos artigos na Wikipédia; por parte dos professores, há alguma reserva. Em suma, embora as conceções e práticas de professores e estudantes sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente no ensino superior.
- A integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do designer educacional: caso focalizado numa ação de extensãoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gamez, LucianoPretende-se, neste texto, relatar uma experiência de integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do Designer Educacional, situada a partir de uma proposta que envolveu o desenho de coreografias didáticas propostas no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. À proposta formativa, associou-se, também, a realização de um evento de extensão intitulado “Wikipédia no Currículo: Utopia ou Realidade?”. Neste âmbito, apresenta-se, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e, nela, a Wikipédia. Metodologicamente, a investigação suporta-se num estudo de caso sob o prisma do paradigma pragmático, que se socorreu de instrumentos de recolha de dados, que também se perspetivam. Posteriormente, é abordado o contexto formativo no qual se integrou o referido evento de extensão, bem como os resultados dessa iniciativa, com base em dados recolhidos a partir de dois inquéritos, realizados por meio de questionário, e da observação, participante, por meio de grelha de observação focada. Da análise, estatística e de conteúdos das evidências, aponta-se como resultados da investigação que ainda há muito desconhecimento acerca de como estabelecer a integração da Wikipédia no currículo de forma efetiva, o que revela a necessidade de prover informações relevantes em meio académico, a fim de inspirar novos atores, docentes e discentes, a reconhecerem o potencial de uso científico da enciclopédia da atualidade, como uma ferramenta aliada ao desenho de novas coreografias didáticas em contextos educacionais diversos, abertos e em rede, assim consubstanciando novos trilhos pedagógicos e de integração curricular da Wikipédia.
- Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearningPublication . Santos, Natércia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNeste texto apresentamos o plano de investigação da dissertação aprovado no Mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta, motivado pela questão: Wikipédia no Ensino Profissional, que possibilidades de integração curricular? Especificamente, a finalidade do estudo é analisar a referida integração nas práticas letivas da Disciplina de História da Arte, com uma turma do 11.º ano do ensino profissional, numa escola no distrito de Lisboa. Teoricamente, a investigação assenta na educação aberta, sobretudo nos recursos e práticas educacionais abertos. Metodologicamente, suporta-se no paradigma misto, designadamente no estudo de caso. A recolha de dados será concretizada através de grelhas de observação focada, fichas de acolhimento e análise documental. Como resultados antecipamos poder contribuir com propostas e estratégias de integração curricular da Wikipédia no ensino profissional, também com vista a que os alunos possam ampliar um conjunto significativo de competências associadas à literacia digital, a partir daquela enciclopédia online.