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- Gamification badges and ratings: impact in a academic social networkPublication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, VitorThe article describes the Impact of using Gamification Elements like Badges, Status Bar and a Rating System on the Interaction, Collaboration, Cooperation and the Presences of the Community of Inquiry Framework, inside an Academic Social Platform. We used a Design Base Research Methodology with Mixed Methods. We started by collecting opinions of users using semistructured interviews. The results from coding, informed on the construction of a gamified prototype, made with Elgg. Then Usability tests were conducted and the data helped refine the subsequent implementation. A Survey was deployed, Observations were made, and we gathered some Analytics. Results are presented congruent to the iterations and discussed. Some indications for the use of Badges and the implementation of Gamification are considered.
- Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distânciaPublication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, VitorO nosso estudo propôs a implementação de Gamificação numa Plataforma Social Académica de uma Universidade Virtual. Gamificação foi definida como o uso de elementos derivados dos jogos em contextos que não são jogos. Adaptando-a ao nosso contexto, quisemos verificar de que forma a sua implementação influenciava a Interação, Colaboração, Cooperação e Aprendizagem Social e ainda as presenças da Comunidade de Investigação, no espaço da Plataforma. Para isso usámos uma Metodologia de Design Based Research numa configuração de Métodos Mistos. Identificámos como foco de análise as formas sociais para a aprendizagem. Começámos por recolher opiniões dos utilizadores, usando entrevistas semi-estruturadas. Os resultados, informaram na construção de um protótipo “gamificado” construído com a ferramenta Elgg. Seguidamente efetuaram-se testes de usabilidade, recolhendo dados da performance e das opiniões dos utilizadores e foi efetuada uma implementação gamificada. Foram depois enviados questionários aos utilizadores e recolhidas estatísticas do uso. Os dados foram descritos, analisados e discutidos, segundo uma ordem cronológica. É discutido o impacto da implementação nas dimensões propostas e possibilidades de investigação futuras.
- Gamificação numa rede social duma universidade virtual : o caso da Rede SOLPublication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, VitorO nosso projecto de doutoramento propôs a implementação de Gamificação numa Rede Social Académica (SOL) de uma Universidade Virtual. Gamificação é definida como o uso de elementos derivados dos jogos em contextos que não são jogos com o intuito de promover a motivação, participação dos utilizadores em vários tipos de atividades. Fazendo uso de Gamificação e adaptando-a ao nosso contexto, quisemos verificar de que forma a sua implementação influenciava a Interação, Colaboração, Cooperação e Aprendizagem Social no espaço da SOL. Para isso usámos uma Metodologia de Design Based Research numa configuração de Métodos Mistos. O trabalho foi efetuado no enquadramento do paradigma Web 2.0 e olhando para teorias de aprendizagem nomeadamente o Conetivismo e o Modelo da Comunidade de Investigação (CoI). Identificámos como foco de análise as formas sociais para a aprendizagem. Definimos Gamificação como o uso de Elementos derivados dos Jogos em contextos que não são jogos, definição simples mas abrangente em linha com os autores mais citados. Como moldura teórica de suporte ao uso de Gamificação, foram abordadas teorias de aceitação e uso de sistemas de informação, da motivação e de interação homem-máquina. Na nossa revisão da literatura, descrevemos o uso de Gamificação em contexto educacional, tendo por base diferentes tecnologias. Descrevemos ainda outros exemplos em áreas como o Marketing ou a promoção de comportamentos saudáveis. Começámos por recolher opiniões dos utilizadores da SOL, usando entrevistas semiestruturadas. Os resultados, informaram na construção de um protótipo gamificado construído com a ferramenta Elgg. Seguidamente efetuaram-se testes de usabilidade, recolhendo dados da performance e das opiniões dos utilizadores e foi construída uma nova Rede (SOL2). Depois da implementação foram enviados questionários aos utilizadores e recolhidas estatísticas do uso. Os dados foram descritos, analisados e discutidos, segundo uma ordem cronológica. Concluímos que o uso de Gamificação teve um impacto positivo na Interação, Colaboração e Cooperação, Aprendizagem Social e nas presenças identificadas pelo modelo CoI. Espera-se que o projeto possa servir de exemplo para a construção de um Design Instrucional gamificado.
- Gamificação numa plataforma social académica: impacto na aprendizagem social em educação a distânciaPublication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, VitorO nosso estudo propôs a implementação de Gamificação numa Plataforma Social Académica de uma Universidade Virtual, para verificar de que forma esta influenciava a Interação e a Aprendizagem Social. Para isso usámos uma Metodologia de Design Based Research numa configuração de Métodos Mistos. Começámos por recolher opiniões dos utilizadores dessa Plataforma. Esses resultados informaram na construção de um protótipo gamificado. Seguidamente efetuaram-se testes de usabilidade, recolhendo dados da performance e das opiniões dos utilizadores e foi construída uma nova Plataforma. Nesta fase foi efetuada uma Observação sistemática e recolhidas Analytics do uso. Foram discutidos os resultados e de que forma estes podem ser usados para posteriores intervenções.
- Frameworks de gamificação enquadrados numa visão sistémica: uma revisãoPublication . Saraiva, FernandoO presente artigo faz uma revisão focada sobre frameworks de Gamificação que podem ser enquadradas numa visão sistémica, no âmbito dos sistemas de informação. Gamificação é o uso de elementos derivados dos jogos em contextos que não são jogos. Nesse sentido, foi proposta uma terminologia que possa ser usada em várias implementações e cenários. É discutida a forma como a terminologia proposta está alinhada com os frameworks dos artigos revistos e a pertinência de usar uma visão sistémica única para futuras intervenções de Gamificação.
- Gamification with gifts and emotional presencePublication . Saraiva, FernandoThe study wants to see the impact of gamification on emotional presence of a community of inquiry, of teachers and students. A social platform based on elgg will be developed, with gamification elements like virtual currency and gifts. The platform will have tools to support the co-creation of content with the “affinity space” perspective in mind. We will use a mixed-methods approach, gathering data from the analytics of the platform, such posts, messages and logs and from a survey. This last will be based on an already validated instrument for emotional presence, which we will adapt for our context. We hope to use the results for elaborating a set of guidelines to use in future, using gamification for empowering users and enhance emotional presence, avoiding extrinsic rewards.