Loading...
23 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 23
- Encontro ou desencontro de culturas (de aprendizagem)? uma experiência de mobilidade virtual no contexto do projeto OUVMPublication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Miranda, Branca; Teixeira, António; Morgado, LinaNo âmbito do projeto de financiamento europeu Opening Universities to Virtual Mobility (OUVM), mais de uma dezena de estudantes de cursos formais da Universidade Aberta de Portugal de vários cursos e áreas científicas realizaram uma experiência de mobilidade virtual em universidades presenciais estrangeiras - Universidade de Oviedo, Vittautas Magnus University de Kaunas e Universidade de Pavia em unidades curriculares distintas desenhadas de acordo com diferentes culturas de aprendizagem. Neste trabalho, os autores apresentam os resultados preliminares desta experiência transcultural, analisando os principais fatores de sucesso e insucesso registados.
- O perfil do supervisor pedagógico: representações de professores em diferentes fases da carreira docentePublication . Salis, Gabriela; Miranda, BrancaNeste artigo apresenta-se uma pesquisa sobre as representações dos professores em relação ao perfil de supervisor pedagógico. O estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º Ciclo e Ensino Secundário situada no distrito de Setúbal, em Portugal. Foram feitas entrevistas a dois grupos de professores: professores experientes e professores no início da carreira e os seus testemunhos serão apresentados e analisados.
- Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, JoséA tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
- Desenvolvimento profissional docente em comunidades virtuais de aprendizagemPublication . Oliveira, Isolina; Barreira, Carlos; Miranda, BrancaA construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar a prática dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes de aprendizagem virtual quando orientadas pelo trabalho colaborativo entre os participantes e pela análise reflexiva das práticas educativas. Neste cenário o projeto Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas está a ser concretizado com o trabalho de professores e investigadores na promoção do desenvolvimento profissional. O projeto tem como objetivos desenvolver processos formativos, de acordo com as necessidades das escolas/agrupamentos de escolas e focados na supervisão pedagógica por pares, acompanhar o desenvolvimento de projetos em curso e colaborar nos processos de autoavaliação. A formação desenvolvida em contexto de trabalho entre diferentes profissionais de ensino teve como base intervenções orientadas pela elaboração e análise de instrumentos de observação e discussão em fóruns virtuais em torno das reflexões que daí resultaram. Num primeiro momento, foram envolvidos professores com funções de supervisão, coordenação e liderança pedagógica de duas escolas, uma da zona de Setúbal e outra da zona de Coimbra. A análise de narrativas dos professores, da interação nos fóruns e das reflexões finais elaboradas foca-se no modo como se processa a partilha de ideias e de materiais e nas transformações ocorridas ao nível de conceções sobre a inovação e a supervisão pedagógica. Argumenta-se que a metodologia adotada proporcionou o trabalho colaborativo assente na produção de artefactos, interações, intercâmbio de conhecimento e reflexão sobre práticas educativas, dando origem ao desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. Neste percurso, os professores construíram novos conhecimentos e refizeram crenças e atitudes relativamente ao papel da supervisão pedagógica na inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente.
- Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografiaPublication . Curto, João Paulo; Miranda, BrancaÉ hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas.
- A contribuição da Geografia para a educação para a cidadania: análise do currículoPublication . Miranda, Branca; Ferreira, Manuela MalheiroNeste artigo procurou-se evidenciar em que medida os conteúdos, as competências e as experiências delineadas para o ensino da Geografia nos documentos oficiais do ME podem contribuir para a Educação para a Cidadania (EC). Numa tentativa de realizar uma análise fina procurámos nas orientações programáticas de Geografia (3º ciclo do Ensino Básico) os itens lexicais que fizessem transparecer o contributo desta disciplina para Educação para a Cidadania. A técnica utilizada foi a da análise por campos semânticos.
- A diversidade cultural e a adequação curricularPublication . Miranda, Branca
- Metas curriculares do 3.º ciclo do ensino básico de geografia: que contributo para o desenvolvimento de competências ambientais?Publication . Alexandre, Fernando; Ferreira, Manuela Malheiro; Miranda, BrancaAssume-se neste trabalho que a educação geográfica, a educação ambiental (EA) e a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) partilham o mesmo quadro de referência epistemológico por três ordens de razões: a) situam-se na charneira entre o físico e o humano; b) exigem a integração dos saberes produzidos por diferentes ciências; c) procuram construir uma visão multidimensional da realidade, em resultado da interação de variáveis naturais, sociais, culturais e económicas. Por isso, não se estranha que ao nível da escola o ensino da geografia sirva, muitas vezes, de pretexto para a promoção de projetos orientados para as problemáticas do ambiente e da sustentabilidade. A análise do conteúdo das metas curriculares para o ensino da geografia no 3.º ciclo do ensino básico, homologados pelo Ministério da Educação e Ciência em 2013 é reveladora de uma conceção redutora do valor educativo e formativo da educação geográfica, como da EA e da EDS, que se afigura patente nos seguintes traços: a) na ausência de uma visão holística da realidade, dada a vincada separação entre os domínios do físico e natural e do humano e social; b) na adoção de um modelo de desenvolvimento curricular assente na listagem atomizada dos conteúdos, que se apresentam sem uma hierarquia conceptual adequada aos processos de construção do conhecimento; c) no caráter residual atribuído aos temas relativos à EA e à EDS.
- O papel da discussão em fóruns virtuais na formação de supervisoresPublication . Oliveira, Isolina; Miranda, BrancaEsta comunicação é baseada num estudo que investiga como competências de reflexão e da par tilha de conhecimentos e recursos podem ser desenvolvidas, com os pares em formação, num ambiente de aprendizagem virtual, aspetos centrais numa supervisão transformadora colocada ao serviço da melhoria de práticas e do interesse do coletivo. O mestrado em supervisão peda gógica coordenado pelas autoras é um curso que proporciona um enquadramento para profis sionais ligados ao ensino, em contextos formais ou não formais, para refletir e desenvolver as suas práticas através da investigação e do envolvimento com importantes perspetivas teóricas e a literatura da especialidade. Pretende-se providenciar aos profissionais - professores e for madores nas diferentes áreas científicas - o desenvolvimento de competências de observação, comunicação, reflexão e de questionamento contínuo e sistemático sobre as práticas através da constituição de comunidades de aprendizagem profissional. Trata-se de um curso assente no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta, o qual é suportado em vários princípios dos quais se destacam a flexibilidade e a interação entendida como interação estudante-estudante, estudante-recursos e estudante-professor. A interação é desenvolvida através de grupos de dis cussão no interior de cada turma virtual. O planeamento prévio e estratégias desencadeadoras da aprendizagem orientam a natureza do trabalho, estimulando a iniciativa e o envolvimento dos estudantes. Dada a natureza das questões de investigação a abordagem qualitativa prevale ceu e os métodos usados para a recolha de dados incluíram a análise das interações produzidas nos fóruns bem como as diversas produções escritas dos estudantes. Os resultados preliminares revelam um envolvimento comprometido dos estudantes com incidência na discussão e partilha de materiais, atividades e conhecimentos e enfatizam implicações para o papel da reflexão no desenvolvimento de uma capacitação profissional crítica.
- Supervisão pedagógica, inovação das práticas e desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagemPublication . Barreira, Carlos; Miranda, Branca; Oliveira, IsolinaAs comunidades de aprendizagem profissional possibilitam colocar o trabalho dos professores no centro dos processos formativos, podendo ser enriquecidas em ambientes virtuais quando suportadas pelo trabalho colaborativo e pela reflexão sobre as práticas educativas assentes em referenciais teóricos. Este trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, tem por objetivo dar conta dos processos e resultados conseguidos em duas oficinas de formação, na modalidade b-learning, realizadas numa escola e num agrupamento de escolas portuguesas com professores que desempenhavam funções de coordenação e liderança pedagógica. Este projeto, que integra duas universidades, visa a colaboração e a parceria com escolas com vista à promoção do desenvolvimento profissional docente através da análise de necessidades formativas sentidas pelos professores nos contextos educativos. No estudo de investigação-ação realizado foi possível constatar, essencialmente através dos relatórios reflexivos individuais e da análise das respostas ao questionário de satisfação, o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem. Neste âmbito, verifica-se a construção de novos conhecimentos bem como a alteração de atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das práticas educativas e desenvolvimento profissional docente. Destacamos, ainda, a relevância dessas comunidades como instrumento eficaz na formação de líderes e supervisores pedagógicos, essencialmente no aperfeiçoamento de competências reflexivas, colaborativas, e comunicacionais que podem fazer a diferença na garantia de sustentabilidade dos seus efeitos nas escolas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »