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  • Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal)
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina
    As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Universidade de Educação a Distância tradicional para se transformar numa universidade online. É nesse contexto que surge o Programa de Doutoramento em Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta. É esse programa que aqui se descreve assinalando-se também as suas possíveis implicações e perspectivas no domínio da investigação e do ensino sobre Educação a Distância e E-Learning.
  • Ser estudante online II
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Trindade, Ana José; Guerreiro, Maria João
    O que é um curso online? Como se aprende num curso online? Como é que as pessoas se relacionam numa turma virtual? Estas são algumas questões que o programa procura dar resposta através dos testemunhos de Ana Neves, Gonçalo Simões e Leonor Rocha, estudantes da Universidade Aberta
  • Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
  • Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modelo
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, Lina
    O presente artigo resulta de uma reflexão colectiva que os autores têm vindo a desenvolver tendo em vista a implementação de cursos online ao nível da Pós-Graduação na Universidade Aberta. Partindo quer da análise teórica quer da experiência prática individual, são expostas as grandes linhas orientadoras de um possível modelo pedagógico que por um lado necessariamente se deverá confrontar com o “teste da realidade” mas que, por outro lado, tem já vindo a funcionar, para diversos docentes, como elemento orientador da concepção, desenvolvimento e implementação de diversos módulos, disciplinas e cursos online ao nível pós-graduado.
  • Guia do estudante online
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
  • Guia do professor/tutor online
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
  • Ser estudante online I
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Trindade, Ana José; Guerreiro, Maria João
    O que é um curso online? Como se aprende num curso online? Como é que as pessoas se relacionam numa turma virtual? Estas são algumas questões que o programa procura dar resposta através do testemunho de Vera Monteiro, estudante da Universidade Aberta.
  • Práticas e cenários de inovação em educação online
    Publication . Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas
    A educação a distância e em rede é um regime de aprendizagem internacionalmente reconhecido e de qualidade, em particular, para fazer face aos desafios emergentes na flexibilização do acesso ao conhecimento na sociedade digital. A missão e programa de ação da Universidade Aberta inscrevem-se nesta dimensão de valorização social não só da população adulta mas também das mais jovens que, por razões de natureza pessoal e decorrentes da sua atividade profissional, encontram na aprendizagem em rede as condições para a sua inclusão nos processos de experiência e criação de conhecimento. Esta abordagem constitui o núcleo temático das reflexões que agora apresentamos no conjunto dos textos que integram a presente publicação, Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online, e com a qual se dá início à coleção Educação a Distância e eLearning, no âmbito do programa editorial da Universidade Aberta. Com esta publicação queremos partilhar a nossa experiência ao longo da qual temos vindo a construir um pensamento sobre a modernidade da educação a distância e a antecipação dos momentos do futuro. Um percurso de desafios construído na mudança para a inovação na Educação. A Universidade Aberta é fundadora desta modernidade enquanto única instituição dedicada à educação a distância e eLearning no sistema de ensino superior público português. A sua criação constituiu um momento ímpar na visão estratégica para a mudança do pensamento e práticas da educação, a qual tem vindo a ser construída não só através dos processos de qualificação profissional e valorização social, mas também no desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas para a sustentabilidade da construção do conhecimento em rede. Os textos agora reunidos na presente publicação constituem a expressão deste novo olhar para a educação a distância e em rede, nomeadamente na valorização das novas abordagens para a elaboração de uma visão estratégica da pedagogia na sociedade digital. Para além dos atores das redes sociais e cognitivas da modernidade somos os autores das narrativas digitais de aprendizagem e conhecimento. Esta é uma condição para a sustentabilidade das redes de aprendizagem e conhecimento na sociedade digital. A fluidez das redes digitais constitui uma nova expressão dos processos de mediação na interação, e, através destes, uma nova forma para a receção, criação e desenvolvimento do conhecimento na sociedade em rede. Este é o nosso ponto de observação dos cenários e contextos de educação emergentes que partilhamos, agora, com a consciência de que é um trabalho inacabado e sempre em desenvolvimento na procura da compreensão dos processos e práticas na experiência e criação do conhecimento na sociedade em rede. A presente publicação foi construída a partir desta experiência e tem como objetivo divulgar de uma forma sistematizada e organizada a variedade dos percursos que se têm vindo a seguir na Universidade Aberta, reunindo um conjunto de catorze textos que espelham a concretização do EaD-Online tanto em domínios disciplinares diversificados como na participação em projetos inovadores. Na sua totalidade este volume contribui de forma inequívoca para o estado da arte em educação a distância em Portugal, expondo diferentes modos de responder aos desafios educativos que se têm vindo a colocar pela rápida adoção das novas tecnologias.
  • Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta : para uma universidade do futuro
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José
  • Modelos pedagógicos de ensino superior a distância
    Publication . Rosa, Selma dos Santos; Angotti, José André Peres; Mendes, António Quintas
    No Brasil, vislumbra-se que uns dos desafios postos aos Modelos Pedagógicos de Educação a Distância no ensino superior, é transcender do discurso de Modelos com potencialidades voltadas à interação e à colaboração pedagógica virtuais para a prática cotidiana de quem a consolida. Essa configuração que caracteriza a EaD online tem sido indicada com potenciais para alterar as formas de Educação. Nesta pesquisa, objetivou-se analisar como as Tecnologias de Informações e Comunicação digitais (re)configuram Modelos Pedagógicos de EaD tradicionais para online no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, constituída por uma revisão bibliográfica e um estudo de caso coletivo, do qual participaram 3 instituições brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal Fluminense, e 2 cursos: Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados entrevistas orais estruturadas, organizadas em um guia composto por questões abertas aplicadas a 29 docentes, dados dos projetos dos cursos dessas instituições, do Sistema Universidade Aberta do Brasil e de documentos legislativos. Os resultados encontram-se organizados nas seguintes categorias de análise: mudanças paradigmáticas; componente presencial; recursos didáticos; interação pedagógica; e aprendizagem colaborativa. Constata-se que, nas instituições participantes desta pesquisa, não há uma abordagem única para o uso das Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação a Distância e que existem vários Modelos híbridos (online e offline) ou puros (online). Os resultados igualmente apontam que o desenvolvimento com fluência e crítica tecnológica dos docentes, e também dos alunos, e o acesso garantido às tecnologias que possibilitam conexão de qualidade constituem um dos desafios para a (re)configuração do Modelo de Educação a Distância tradicional para o online. Entretanto, a partir do discurso dos docentes, pode-se aferir que o Modelo de Educação a Distância brasileiro está cada vez mais sendo potencializado pelo Modelo online.