Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 28
  • Desporto e ambiente
    Publication . Carapeto, Cristina
    A prática desportiva como factor de saúde. Sendo sempre desejável que todos pratiquem desporto é preciso que se tenha consciência dos impactes ambientais que a prática desportiva acarreta de forma a que essas actividades se enquadrem na nossa vida sem, contudo, serem prejudiciais para o meio envolvente.
  • Higiene alimentar e nutrição: ambiente e higiene alimentar
    Publication . Carapeto, Cristina; Trindade, Ana José; Almeida, Vítor
    A importância da Higiene na Saúde. Higiene ambiental. Higiene alimentar. Prevenção de mal-estar e doenças relacionadas com higiene precária.
  • Exercícios e problemas de ecologia (resolvidos e explicados)
    Publication . Carapeto, Cristina
    O livro de Exercícios e Problemas de Ecologia, explicados e resolvidos passo a passo, pretende ser uma ajuda ao estudo da disciplina de Ecologia onde a resolução de pequenos problemas pode contribuir, em muito, para a compreensão mais abrangente desta ciência. Na primeira parte do livro apresentam-se 35 exercícios relacionados com diferentes temas da ecologia das populações e das comunidades e na segunda parte é explicada, e justificada, a forma de resolver cada um dos exercícios anteriores.
  • Desporto e saúde
    Publication . Carapeto, Cristina
    O documenta apresenta de forma visualmente apelativa diversos conceitos relacionados com a actividade física e a saúde e bem-estar do ser humano. Aborda as diversas dimensões da saúde, a importância do desporto na saúde, as doenças que se podem prevenir pela prática desportiva, as consequências da utilização de drogas na prática desportiva e a importância da actividade física versus a actividade desportiva.
  • Writing e-books
    Publication . Carapeto, Cristina
  • History of salt
    Publication . Carapeto, Cristina
    Natural products from the ocean have been used since ancient times for the treatment of various ailments. As new medical discoveries enhance biotechnological innovations, significant attention is focused on the ocean’s natural resources, because the marine ecological setting is a unique storehouse of novel bioactive natural compounds. In this book, the editor and authors have explored the science of sea salt focusing on basic learning and clinical guidelines in an effort to further collect data that may lead to new developments. In doing so they present extraordinary information and help the reader to understand the resourcefulness of the ocean and sea salt in particular.
  • Distance education: the experience with environmental sciences
    Publication . Carapeto, Cristina
    Educational systems should warrant learning needs of the population they serve offering a diversity of educational agents, strategies and answers to the needs of those that seek knowledge (Caeiro et al., 2004). In Portugal the experience of teaching subjects related to Environmental Sciences via open distance learning started in 1995 at Universidade Aberta (a Public University specially dedicated to the open distance learning of graduate and undergraduate courses). This experience began with General Ecology, and in view of the interest showed by students (and in fact by a wider public) the University later offered other subjects such as Environmental Education and Water Pollution. Today we have a number of different subjects within the vast area of Environmental Sciences and are preparing an undergraduate programme in view of the recent Bolonha agreement. The University also offers post-graduate programmes that bring together the environment and the citizen participation. The aim is to heighten the interests of our students in scientific subjects related to the environment as well as providing a practical perspective of what they can do as active citizens. The programmes are supported by necessary tools that enable students to critically analyse and discuss press articles about the environment, protocols that are designed to make industries “greener” as well as government decisions.
  • Alimentação : rotulagem e publicidade dos produtos alimentares
    Publication . Carapeto, Cristina; Parente, Ana Maria; Trindade, Ana José
    Rotulagem de produtos alimentares: rótulo alimentar / rótulo nutricional. Publicidade de produtos alimentares: a publicidade e a saúde, a publicidade dirigida a crianças e a adultos. Participação de Maria Daniel Vaz de Almeida e Pedro Graça, nutricionistas, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
  • Eco-Saúde: um tema antigo ou atual?
    Publication . Carapeto, Cristina
    O presente artigo pretende chamar a atenção do público-alvo para o que é a eco-saúde e a sua importância como uma área disciplinar e de investigação em saúde pública. O campo científico da saúde ambiental inclui uma área de saúde pública que está ligada com o conhecimento científico bem como com o estabelecimento de políticas públicas. Além disso, a saúde ambiental está intimamente ligada a ações relacionadas com a interação entre a saúde humana e o ambiente (natural e antropogénico) que atuam como determinantes da sua qualidade. O principal objetivo da saúde ambiental será, pois, a melhoria da qualidade de vida das pessoas tendo sempre em atenção a sustentabilidade ambiental.
  • Testes de software na redução do consumo energético dos sistemas de informação
    Publication . Matos, Paulo; Coelho, José; Carapeto, Cristina
    A mudança climática não pode ser desmentida. Desde que a humanidade adquiriu o conhecimento da eletricidade que tem transformado todo o seu modo de viver em seu redor. Para a produção de eletricidade recorre-se, em parte, à combustão de materiais que libertam CO2 e que, pela quantidade emitida, potencialmente degrada o ambiente. Noutra perspetiva, em certas zonas geográficas, o acesso à energia elétrica é escasso. É neste contexto que surge a profissão de Software Testing. Neste artigo procura-se quantificar o contributo dos testes de software no desenvolvimento de aplicações que tenham em conta um consumo energético mais reduzido. Para atingir esse objetivo é proposta e aplicada uma metodologia para a medição de consumo e é definida uma fórmula matemática para apuramento da viabilidade económica dos testes. As consequências de um software que consuma menos energia serão de três ordens: a ambiental – na redução da emissão de CO2; a humana – pela possibilidade de mais pessoas utilizarem a capacidade energética instalada; e a financeira – na redução direta do custo do consumo.