Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 34
  • Characterization of the history of science in portuguese textbooks
    Publication . Maurício, Paulo; Coelho, Ricardo; Baptista, Mónica; Valente, Bianor; Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Amador, Filomena; Bolacha, Edite
  • Quando as cidades se transformam em espaços de educação para o desenvolvimento sustentável
    Publication . Frazão, Celeste; Amador, Filomena
    Nas últimas décadas, a maioria das cidades passou por processos de crescimento demográfico intenso, associados à expansão da atividade económica, ao esbater das fronteiras entre espaços urbanos e rurais, a migrações populacionais e a outros fenómenos sociais, com impacto a nível educativo. Como consequência destas inúmeras alterações têm vindo a surgir uma série de projetos internacionais e nacionais, como o Movimento das Cidades Educadoras que visam repensar e agir de forma a permitir às cidades do século XXI transformarem-se em espaços educativos, com ênfase na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Movimento Cidades Educadoras é um dos exemplos. Com caráter internacional é um movimento da responsabilidade dos municípios que o subscrevem e que visa criar condições, através de estratégias de cooperação a nível local, para a mobilização de recursos de natureza pública e privada, centrando-se na ideia da cidade como espaço educativo. Exige a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que permitam caminhar para a sustentabilidade. Neste trabalho, começamos por apresentar diversos movimentos nas últimas décadas congéneres e posteriormente atribui-se destaque à evolução do Movimento Cidades Educadoras, analisando-se para o efeito as temáticas e a iconografia associada aos congressos internacionais. Os resultados evidenciam mudanças societais, culturais e ideológicas, tanto expressas a nível global como local, assim como dinâmicas de intervenção diversas. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo de base hermenêutica, suportado na técnica de análise de conteúdo aplicada ao corpus visual da símbologia relativa a cada congresso.
  • Towards a model of a didactics of eLearning: an application to education for sustainable development
    Publication . Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira
    In this paper our aim is to analyze and discuss some of the problems that Higher Education Institutions are facing with the change in the profile of students who reach this level of education. In this context issues related to the implementation of several professional knowledge (conceptual, pedagogical and technological) acquire a new dimension due to the need of transpose them into online learning environments. This starting point is deepen understanding from three theoretical perspectives analysis: the digital natives and the social and cultural settings, models of didactic transposition, and education for sustainable development. The last one of them was selected for exemplify a model. Thus, it is our goal in this article to discuss a first draft of a didactic transposition model adapted to eLearning that answers the needs of these specific public.
  • O umbundo e o ensino das ciências: estudo de caso envolvendo alunos da 5ª classe em Angola
    Publication . Eduardo, José; Amador, Filomena
    Este artigo aborda problemáticas relativas ao ensino das ciências numa das principais línguas nacionais de Angola, o umbundu, com incidência numa temática de particular importância, o ciclo hidrológico. O estudo foi realizado em zona rural da Província do Kuanza-Sul, englobando docentes, estudantes e formadores de professores. A investigação fez emergir um conjunto de problemáticas a necessitarem de ser debatidas e aprofundadas, nomeadamente no âmbito da língua de ensino das ciências, na própria formação de professores e na relação que é possível estabelecer entre ciência e saberes tradicionais nos primeiros anos do ensino primário.
  • A transposição didática no âmbito do eLearning
    Publication . Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O conhecimento didático não deve ser visto como um somatório ou justaposição de outros conhecimentos. Se, pelo lado do conhecimento disciplinar o cruzamento de saberes e da praxis, enraizados em quadros epistemológicos e às vezes mesmo em categorias ontológicas distintas, pode ser gerador de tensões propiciadoras ou não de reformulações, o problema adquire novas dimensões quando a este se junta o campo pedagógico, onde também existem subjacentes visões filosóficas e ideológicas que podem convergir em propostas com caraterísticas diferentes. As próprias tecnologias não podem ser analisadas como instrumentos per si, nem se esgotam na sua relação com a ciência. Há uma dimensão social e mesmo individual que afeta a nossa própria maneira de nos relacionarmos em sociedade. É neste quadro teórico que temos vindo a desenvolver um modelo de transposição didática para ambientes de eLearning. No presente trabalho, dedicamos a nossa atenção à coaprendizagem e à coinvestigação, enquanto processos que ajudam a exemplificar algumas situações do modelo antes referido. Para o efeito são analisados dois exemplos, apresentando-se e discutindo-se dados empíricos recolhidos durante a investigação. A recolha de dados foi suportada essencialmente pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem identificar a existência de problemas do foro da didática que devem ser merecedores de atenção em futuros estudos.
  • Guião da visita a Sintra/Cascais
    Publication . Seixas, Sónia; Amador, Filomena
  • 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: desastres naturais e interior da Terra
    Publication . Amador, Filomena; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana Paula
    Análise de questões relativas aos desastres naturais: minimizar o risco, maximizar a consciencialização, destacando os riscos naturais associados à geodinâmica interna e à geodinâmica externa. Visita às Ruínas do Convento do Carmo e ao Elevador de Santa Justa, em Lisboa, com a Professora Filomena Amador, docente da Universidade Aberta e Alexandre Tavares, Engenheiro Geólogo da Universidade de Coimbra.
  • 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: Terra, saúde e alterações climáticas
    Publication . Amador, Filomena; Oliveira, Carla Padrel de; Cardoso, Abel; Antunes, Ana Paula
    As causas ambientais de alguns problemas de saúde, relação entre alterações climáticas e saúde e as dinâmicas de algumas doenças emergentes no quadro das relações humanas com o meio ambiente. Visita ao Jardim Tropical de Lisboa, com os Professores Carla Oliveira, docente da Universidade Aberta e Jorge Atouguia, médico especialista em Medicina Tropical.