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- O estudo da azulejaria barroca em Portugal: história, análise e evoluçãoPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daApesar de imprescindíveis contributos sobre o estudo da arte do azulejo em Portugal nos últimos vinte anos, este objecto artístico permanece como um campo de investigação em aberto. A grande questão passa pelo problema das metodologias mais eficazes a usar e qual o melhor caminho a seguir. A obra de azulejaria consagrou como sabemos diferentes gerações de operosos artistas , instituíndo sob um modo artístico e que investigam no sentido de um ideário e de uma linguagem específica. Pretende-se com esta comunicação dar a conhecer a evolução dos trabalhos sobre azulejaria, contextualizando diferentes épocas.
- In portuguese... and spanish, enhglish, dutch, french... singularities of portuguese azulejos within european historiographyPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Carvalho, Rosário Salema deThe link between Portuguese tile decorations and the notion of identity(ies) is rooted today in a very wide context, leading to the extensive use of azulejos as cultural and narrative symbols with very different aims. The purpose of the present article is go back in time, to the mid 19th century, and to debate the role played by European historiography in the emergence of the azulejo as an “identitarian” art form, considering its unique characteristics and the main moments and agents that have contributed to the creation and consolidation of this phenomenon.
- Breve panorama da historiografia do azulejo em Portugal e no Brasil no século XXPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Mangucci, CelsoA historiografia luso-brasileira desenvolve-se no século XX, a par e passo com a definição da arte barroca colonial. Nesse período, a análise do azulejo como decoração na arquitetura, o reconhecimento da abertura dos pintores a influências exógenas, e a assunção positiva da divergência entre a periferia e o centro da Europa foram ideias primordiais para a definição do azulejo como um campo de estudos independente. De forma recorrente, a identificação do azulejo com os valores da arte nacional foi um tema central da investigação dos historiadores, entre as quais se destacam as obras de síntese de Mário Barata (1955), Reinaldo dos Santos (1957), Robert Smith (1968), João Miguel dos Santos Simões (1963-1979) e José Meco (1985 e 1993).
- O estudo e a investigação do azulejo em Portugal: novos debates e novas metodologias”,Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago daEste texto centra-se na reflexão e partilha de algumas questões sobre o estudo e a investigação do património azulejar em Portugal, procurandou-se elencar os novos temas e as novas abordagens que têm catalogado a Azulejaria Portuguesa nos últimos anos
- Provas de Agregação em Ciências Sociais: lição, seminário e curriculumPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da
- O caminho da história: um diálogo com Maria José Ferro TavaresPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daReflexos de um olhar sobre a história do mundo medieval, o de Maria José Ferro Tavares, este texto assenta numa conversa que pretende cruzar interesses pessoais, académicos e da experiência de um quotidiano de prática e ofício de historiador. A ideia de realizar uma entrevista no contexto deste livro de Homenagem prende-se não só com o contacto desde algum tempo estabelecido com a homenageada, com o sentido mais informal de descobrir e desvendar os interesses e a sólida experiência da Autora, sendo deste modo e só por si um testemunho de vida universitária e um percurso pela História Medieval em Portugal.
- O azulejo barroco: o estudo e a investigação em PortugalPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daÉ por todos reconhecida que a arte do azulejo Barroco tanto em Portugal Continental como à escala atlântica tem na sua relação intrínseca com a arquitectura, uma evidente originalidade que muitos estudos têm abordado e desenvolvido. O azulejo é um elemento notavelmente caracterizador da arquitectura portuguesa atravessando uma parte importante da nossa produção arquitectónica e estando naturalmente contaminado pela produção artística de cada época. Deste modo, o século XVIII é normalmente considerado o período em que se veicula o azulejo em Portugal e onde nos surgem os principais repositórios de imaginários. Especificamente em relação ao azulejo barroco e à sua presença enquanto objecto artístico, este adquiriu uma linguagem própria e o sentido de um ideário, manifestando-se como sabemos num suporte privilegiado de pintura e numa arte decorativa total. Apresentou-se sempre como uma resposta simultaneamente estética e pratica às necessidades de cada tempo, tendo-se apropriado, de factores eruditos, procurando transformá-los e assimilá-los de maneiras muito diferentes. Outra das questões indiscutíveis é a atmosfera que o azulejo barroco impõe, por vezes difícil de entrever hoje, aos nossos olhos, ou seja esta leitura do espaço reinventado e recriado que será uma constante até ao século XIX. Sabemos que apesar dos excelentes contributos, realizados nas últimas décadas, o estudo crítico e o levantamento circunstanciado da azulejaria deste período em Portugal e consequentemente no Brasil, persiste ainda como uma área de investigação em aberto onde ainda há muito para fazer e que conta com algumas dificuldades que nos colocam o problema considerável das metodologias mais aprofundadas, mais eficazes ou mais urgentemente necessárias no seu estudo. São hoje inúmeras as questões que se colocam ao estudo e respectiva análise de interpretação da azulejaria tanto neste período como em outros. Partindo destes pressupostos procurámos traçar neste texto - numa visão panorâmica e alargada – a historiografia mais recente do azulejo barroco, incluindo os estudos, as abordagens e os novos contributos que têm feito da Azulejaria Portuguesa deste período um lugar de inquietações e objecto de investigação.