Percorrer por data de Publicação, começado por "2024-12-01"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- O caminho da história: um diálogo com Maria José Ferro TavaresPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daReflexos de um olhar sobre a história do mundo medieval, o de Maria José Ferro Tavares, este texto assenta numa conversa que pretende cruzar interesses pessoais, académicos e da experiência de um quotidiano de prática e ofício de historiador. A ideia de realizar uma entrevista no contexto deste livro de Homenagem prende-se não só com o contacto desde algum tempo estabelecido com a homenageada, com o sentido mais informal de descobrir e desvendar os interesses e a sólida experiência da Autora, sendo deste modo e só por si um testemunho de vida universitária e um percurso pela História Medieval em Portugal.
- Entrevista a Marco LucchesiPublication . Silva, Cristiana LucasMarco Lucchesi nasceu em 9 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro. Filho de Elena Dati e Egidio Lucchesi, vem desde criança a sua paixão pelo conhecimento e pela música. Domina mais de vinte idiomas. O seu sonho, desde menino, era comunicar com o mundo. Fez isso das mais diversas formas, ora por cartas, ora por outros meios de comunicação. Cumpriu um de seus principais objetivos, entre tantos outros que poderiam ser citados: uma ampla distribuição de livros por todas as regiões do Brasil para a formação de bibliotecas. Assinou acordos que favoreceram a literatura e, consequentemente, a leitura, em especial nas comunidades mais desfavorecidas social e culturalmente no Brasil e no exterior. Presidiu à Academia Brasileira de Letras (2018-2021) e sua atividade foi muito além dos muros da instituição, pois estabeleceu parcerias e convénios que beneficiaram a comunicação necessária entre países do Ocidente e do Oriente. Atualmente é Presidente da Fundação Biblioteca Nacional localizada no Rio de Janeiro.
- Religião e Globalização: Fátima e as marcas de uma cartografia globalPublication . Duarte, Marco DanielA rede devocional formada em torno das práticas religiosas típicas do Santuário da Cova da Iria, em Fátima, no centro de Portugal, permite falar de uma geografia psicológica marcada pela interculturalidade. A devoção a Nossa Senhora de Fátima apresenta, pois, várias marcas de uma cartografia global, que podem ser aferidas a partir de diferentes categorias: território geográfico, território simbólico, território espiritual, território político, território económico, território social e território intelectual. O fenómeno de Fátima, ao longo de um século, conduz-nos, pois, a um conjunto de taxonomias que as Ciências Humanas e Sociais deverão cartografar. No presente ensaio, lançamos pistas e expomos dados relevantes para desenrolar esse percurso científico.
- A learning design to promote changes in teacher´s digital assessment practicesPublication . Pereira, Alda; Oliveira, IsolinaIn this article, we present the design of an ongoing training course for teachers in non-tertiary education with the aim of promoting a change in their assessment practices towards digital assessment of competences from a sustainable assessment perspective. Using a qualitative approach, we analysed the interactions that took place in the different virtual forums, as well as the reports produced at the end by the participants. Our aim was to find out what the main challenges were for these teachers, while at the same time trying to understand which dimensions of the training process enabled the teachers involved to design and implement strategies for assessing competences using technology. We found that the participants' main difficulties were in changing the focus of the assessment, going beyond the mere assessment of knowledge, as well as in constructing appropriate rubrics for the assessment of competences. Important aspects of the training programme were i) the dimension of collaboration between peers, ii) flexibility in terms of the technologies to be used, considering different digital literacy profiles and iii) the creation and application of pedagogical strategies by the teachers during the training.
- A "Fortuna" como signo de um discurso imperial no Portugal do século XVIPublication . Avelar, Ana Paula; Avelar, Ana; Cardoso, João Luís; Sales, José das CandeiasAo longo deste ensaio analisa-se o modo como a Fortuna se constituiu no século XVI como signo construtor de um discurso imperial no Portugal de Quinhentos, atendendo, para além do conteúdo ontológico deste signo, aos conceitos de milenarismo e messianismo. Interpretar-se-á o discurso imperial consubstanciado nas Histórias gerais redigidas no século XVI sobre a presença portuguesa nos espaços extra-europeus. Nesta análise discursiva atender-se-á á centralidade que ganhou no discurso historiográfico de Fernão Lopes de Castanheda, na impressão de 1554 do primeiro livro da História do Descobrimento e Conquista da Índia pelos Portugueses, a tradição sibilina vertida na incorporação de um capítulo sobre a profecia de sibila Cumea, no momento em que Nicolau Coelho, que partira com Vasco da Gama para Portugal em 1498, noticia o sucesso desta viagem e informa D. Manuel da sua próxima chegada. Esta incursão discursiva demonstra como historiograficamente se expõe um desígnio dinástico.
