Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-01"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Entrevista a Marco LucchesiPublication . Silva, Cristiana LucasMarco Lucchesi nasceu em 9 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro. Filho de Elena Dati e Egidio Lucchesi, vem desde criança a sua paixão pelo conhecimento e pela música. Domina mais de vinte idiomas. O seu sonho, desde menino, era comunicar com o mundo. Fez isso das mais diversas formas, ora por cartas, ora por outros meios de comunicação. Cumpriu um de seus principais objetivos, entre tantos outros que poderiam ser citados: uma ampla distribuição de livros por todas as regiões do Brasil para a formação de bibliotecas. Assinou acordos que favoreceram a literatura e, consequentemente, a leitura, em especial nas comunidades mais desfavorecidas social e culturalmente no Brasil e no exterior. Presidiu à Academia Brasileira de Letras (2018-2021) e sua atividade foi muito além dos muros da instituição, pois estabeleceu parcerias e convénios que beneficiaram a comunicação necessária entre países do Ocidente e do Oriente. Atualmente é Presidente da Fundação Biblioteca Nacional localizada no Rio de Janeiro.
- Religião e Globalização: Fátima e as marcas de uma cartografia globalPublication . Duarte, Marco DanielA rede devocional formada em torno das práticas religiosas típicas do Santuário da Cova da Iria, em Fátima, no centro de Portugal, permite falar de uma geografia psicológica marcada pela interculturalidade. A devoção a Nossa Senhora de Fátima apresenta, pois, várias marcas de uma cartografia global, que podem ser aferidas a partir de diferentes categorias: território geográfico, território simbólico, território espiritual, território político, território económico, território social e território intelectual. O fenómeno de Fátima, ao longo de um século, conduz-nos, pois, a um conjunto de taxonomias que as Ciências Humanas e Sociais deverão cartografar. No presente ensaio, lançamos pistas e expomos dados relevantes para desenrolar esse percurso científico.
- O caminho da história: um diálogo com Maria José Ferro TavaresPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daReflexos de um olhar sobre a história do mundo medieval, o de Maria José Ferro Tavares, este texto assenta numa conversa que pretende cruzar interesses pessoais, académicos e da experiência de um quotidiano de prática e ofício de historiador. A ideia de realizar uma entrevista no contexto deste livro de Homenagem prende-se não só com o contacto desde algum tempo estabelecido com a homenageada, com o sentido mais informal de descobrir e desvendar os interesses e a sólida experiência da Autora, sendo deste modo e só por si um testemunho de vida universitária e um percurso pela História Medieval em Portugal.
- A learning design to promote changes in teacher´s digital assessment practicesPublication . Pereira, Alda; Oliveira, IsolinaIn this article, we present the design of an ongoing training course for teachers in non-tertiary education with the aim of promoting a change in their assessment practices towards digital assessment of competences from a sustainable assessment perspective. Using a qualitative approach, we analysed the interactions that took place in the different virtual forums, as well as the reports produced at the end by the participants. Our aim was to find out what the main challenges were for these teachers, while at the same time trying to understand which dimensions of the training process enabled the teachers involved to design and implement strategies for assessing competences using technology. We found that the participants' main difficulties were in changing the focus of the assessment, going beyond the mere assessment of knowledge, as well as in constructing appropriate rubrics for the assessment of competences. Important aspects of the training programme were i) the dimension of collaboration between peers, ii) flexibility in terms of the technologies to be used, considering different digital literacy profiles and iii) the creation and application of pedagogical strategies by the teachers during the training.