Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- Natureza, artifício, e quotidiano. Narrativas e arquiteturas da água no século XVIIIPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daÉ por todos reconhecida que a arte do azulejo em Portugal tem na sua relação intrínseca com a arquitetura, uma inegável originalidade, que muitos estudos têm abordado e desenvolvido. Especificamente em relação ao azulejo barroco e à sua presença enquanto objeto artístico, este adquiriu uma linguagem própria e o sentido de um ideário, manifestando-se como sabemos num suporte privilegiado de pintura. Apresentou-se sempre como uma resposta simultaneamente estética e pratica às necessidades de cada momento, tendo-se apropriado, de fatores eruditos, procurando transformá-los, assimilá-los de maneiras muito diferentes. “Adjectivador” da arquitetura como assim o rotulou o Engenheiro João Miguel Santos Simões (1907-1972) o azulejo animou os espaços públicos e privados, revestindo interiores e exteriores, com uma notável capacidade de adaptação ao gosto e às solicitações de cada época. Neste contexto, e no âmbito deste curso procuraremos apresentar alguns exemplos relacionados com o tema da água, numa visão de conjunto, dando a conhecer temas desenvolvidos na azulejaria desta época, e a sua lógica de distribuição nas arquiteturas onde se encontram.
- Recreando un pabellón efímero: (el intercambio de princesas sobre el río Caya, 1729)Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Soto Caba, Vitória; Solis Alcobia, IsabelLa propuesta se centra en una recreación digital aproximativa del pabellón efímero que se levantó sobre el río Caya, en la frontera entre España y Portugal, en 1729 y con motivo de la doble alianza matrimonial entre las dos naciones, con la entrega de la princesa Bárbara de Braganza al príncipe de Asturias, Fernando VI, y Mariana Victoria de Borbón al príncipe de Brasil, futuro José I de Portugal. Insertamos este ensayo dentro del nuevo contexto operativo de las Humanidades Digitales. Palabras clave: arquitectura efímera, recreación digital, celebración real, intercambio de princesas. Abstract: The proposal focuses on an approximate digital recreation of the ephemeral pavilion that was built on the Caya River (1729), in the border between Spain and Portugal, and in the occasion of the double marriage alliance between the two nations, with the delivery of the Princess Bárbara de Braganza to the prince of Asturias, Fernando VI, and Mariana Victoria de Borbón to the prince of Brazil, future José I of Portugal. We insert this essay into the new operational context of the Digital Humanities.
- Exoticism and imagination in 18th-century portuguese tyles: some examples in the Lisbon areaPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daO gosto e a voga da “chinoiserie” conheceu na Europa do século XVIII um enorme êxito, afirmando-se como um “estado de espírito”. Foi especificamente no domínio das artes ornamentais e no quotidiano da decoração que esta vivência e fascínio pelo Oriente se aplicou com mais intensidade. Um tendência decorativa, alegre e festiva não escapou às mãos de muitos pintores de azulejos deste período, que imaginaram e procuraram recriar em muitos painéis azulejares este Oriente longínquo.É especificamente na região de Lisboa que se encontram alguns destes melhores exemplos que iremos analisar e dar a conhecer ao longo deste texto
- O azulejo na construção de ambientes do séculos XVII e XVIIIPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daUtilizado com carácter monumental e quase sem interrupções desde o século XVI, o azulejo é elemento da memória patrimonial, assumido na cultura portuguesa. São escassos os estudos sobre a evolução da utilização do azulejo em tempo longo que o abordem com um método alargado de trabalho que parta da história do azulejo como peça cerâmica integrada na arquitectura e inclua o seu papel social; preferencialmente na avaliação da sua influência no espaço do habitar barroco dos séculos XVII e XVIII, - como sabemos um vasto período onde se cruzam diferentes variantes de gosto que vão deste o proto – barroco passando por um barroco pleno, pelo rocóco, pelo pombalino até ao início do neoclassicismo - considerado como tal, um período bastante amplo com soluções e propostas decorativas muito diversas.
- Entre damas e cavalheiros: jogo, galanteria e quotidiano nos azulejos da sala de jantarPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daCorrespondendo ao núcleo mais antigo do espólio azulejar do palácio dos Condes de Óbidos, os azulejos da sala de jantar ou também conhecida por sala da lareira representam em quatro - dos oito silhares - um conservado conjunto singular e homogéneo materializando o novo gosto desta renovada aristocracia ansiosa de recriar uma vida de corte e investir na modificação e construção de casas nobres e palácios na capital. Datados muito provavelmente do primeiro quartel do século XVIII, representam originais composições de espontaneidade e criatividade na utilização livre e pictórica dos modelos gravados ajustadas a este espaço arquitetónico de etiqueta e aparato.
- Desenhar para os teatros em meados do século XVIII: os trabalhos de Giovanni Carlo Sicinio Bibiena em Lisboa (1752-1760)Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago daNo âmbito alargado do ciclo temático dedicado à Lisboa dos Italianos - fundamentalmente centrado na abordagem da Arte e da História - pareceu-nos interessante partilhar algumas questões que se relacionam com estudo e circulação dos trabalhos realizados pelo bolonhês Giovani Carlo Galli Bibiena (João Carlos Bibiena como ficou conhecido em Portugal) reavaliando a sua função enquanto arquitecto e cenógrafo activo em Lisboa entre os anos de 1752 e 1760. Giovani Carlo Bibiena fez parte de importante dinastia de arquitectos teatrais que ao longo do século XVIII deixou a sua marca inconfundível nas principais cortes da Europa.
- Recensão crítica do livro “O Santuário de Nossa Senhora de Aires: Arquitectura e Devoção (1743-1792)"Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago daO livro publicado pela Editora Caleidoscópio em finais de 2021, surgiu a partir de uma tese de Mestrado em História da Arte - O Santuário de Nossa Senhora de Aires – Arquitectura e Devoção (1743-1792) – da autoria de Raquel Seixas, defendida na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univer-sidade Nova de Lisboa.
- Vestir a arquitetura do Barroco português: a azulejaria do antigo colégio da Companhia de Jesus de SantarémPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daSituado na Praça de Sá da Bandeira, o Seminário Patriarcal, , antigo Colégio de Nossa Senhora da Conceição da Companhia de Jesus, também Liceu Sá da Bandeira e atual Sé Diocesana de Santarém, ou apenas o Seminário, como ficou conhecido em Santarém, é uma das peças arquitetónicas mais importantes do património sacro da cidade.
- Provas de Agregação em Ciências Sociais: lição, seminário e curriculumPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da
- Portuguese baroque art in colonial Brazil: the heritage of 18th-century azulejosPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daUtilizado com carácter monumental desde o século XVI, como em nenhum outro país da Europa, o Azulejo é um elemento central da cultura artística em Portugal, rica e vasta memória patrimonial do nosso país, assumindo – com especial incidência especificamente no século XVIII - um sentido mais alargado do que o revestimento simples da arquitectura., modelador e regularizador, sendo hoje entendido como expressão artística maior, transmissor de ideias através das imagens. Este ímpar conjunto de características e a sua intensiva produção tiveram também especial relevo no Brasil, onde particularmente na zona da Baía se conhecem deslumbrantes e magníficos exemplos. É pois desse fantástico e importante património, do seu estudo e da sua inventariação que propomos tratar neste sucinto artigo.