Loading...
32 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 32
- Moodle test activity pilot projectPublication . Amante, Lúcia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Oliveira, Isolina; Casanova, DiogoThe pandemic caused by the SARS-COV-2 coronavirus brought about deep changes in the functioning of society in general, and confronted higher education institutions with several challenges, forcing them to rethink the assessment process of their students as it is based on face-to-face tests. Universidade Aberta (UAb) has promoted a deep reflection about the changes to be introduced in this field and decided that all 1st cycle students' final tests, conducted faceto- face until the end of February 2020, would be conducted remotely and submitted through the Moodle platform, after the necessary technical changes to make this resolution possible. In this context, the Vice-Rector of UAb, responsible for innovation and quality, led the delivery of a pilot project in which the final assessment, in a restricted set of curricular units, was done using the "Moodle Test" tool.
- Da cultura do teste à cultura da avaliaçãoPublication . Amante, LúciaProcuraremos nesta apresentação fazer uma reflexão sobre as alterações que se impõem aos processos de avaliação da aprendizagem, designadamente em contexto universitário. Partiremos do problema da garantia da integridade académica e das propostas de solução avançadas para esse problema, discutindo as objeções que se levantam aos sistemas de proctorização remota e discutimos outras propostas de natureza pedagógica, seguidas por algumas universidades, que apontam para o apoio profissional aos docentes no sentido de adotarem formas alternativas de avaliação. Discutimos as alterações dos contextos de aprendizagem, designadamente decorrentes da transformação digital e a forma como essas alterações se refletem na necessidade e possibilidade de alterar formas tradicionais de avaliação. Daremos conta das características da cultura da avaliação, por contraponto à cultura do teste, defendendo essa perspetiva como um importante contributo para preservar a integridade académica na era digital.
- Avaliação formativa na era digital: a perspetiva de um grupo de alunos do ensino secundárioPublication . Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaA avaliação formativa desenvolve-se a par dos processos de ensino promovendo a regulação do ensino e da aprendizagem. Os estudos têm vindo a demonstrar como a mediação das tecnologias digitais facilita a avaliação formativa e a aprendizagem dos alunos. Não obstante, coloca desafios a professores e a alunos. Estes pressupõem que os diversos atores educativos possuam skills que favoreçam o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de novas pedagogias, considerando as necessidades formativas dos alunos. No estudo aqui apresentado, seguimos uma metodologia de investigação-ação para aferir o impacto da avaliação formativa digital, na aprendizagem dos alunos, e estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática da avaliação formativa digital que permitisse gerar conhecimento contextualizado e relevante. O trabalho de campo foi realizado numa escola secundária, tendo como participantes um grupo de alunos a frequentar o décimo ano. Esses alunos foram escolhidos em função do seu grupo de professores a quem foi proporcionada uma oficina de formação para a implementação de práticas avaliativas em ambientes digitais. A análise dos dados recolhidos, de natureza quantitativa e qualitativa, evidenciou a perspetiva dos alunos sobre a forma como a avaliação formativa digital contribui para melhorar a qualidade das aprendizagens, especialmente, quando os processos privilegiam a cooperação e a interatividade entre os intervenientes. No presente artigo centramo-nos no objetivo de identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital foram integradas nas práticas avaliativas e quais as estratégias que os alunos consideraram de maior utilidade para a sua aprendizagem.
- MOOC. Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-Escolar: testagem do desenho de aprendizagemPublication . Amante, Lúcia; Mendes, Antonio Quintas; Souza, Elizabeth; Pinto, MaribelComunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão A1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/
- Relatório de avaliação do projeto Atividade “teste” na Moodle: projeto pilotoPublication . Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraO projeto piloto “Atividade teste na Moodle” visou a realização de testes online, utilizando a ferramenta Teste da Moodle, em substituição das provas presenciais e/ou submissão de provas escritas eletrónicas finais, na plataforma Moodle. O projeto envolveu um conjunto de 7 UCs dos quatro departamentos da universidade. Foi constituída uma equipa de investigadoras do LE@D para realizar a sua avaliação. Objetivos do projeto: • “Promover junto dos docentes participantes as competências necessárias para desenvolver, monitorizar e avaliar, com sucesso, testes online utilizando a plataforma Moodle; • Concretizar um processo viável e robusto que garanta a integridade académica das provas online; • Avaliar o sucesso do processo em comparação com práticas anteriores”. A avaliação externa do projeto desenvolvido inscreveu-se no último objetivo enunciado, “Avaliar o sucesso do processo em comparação com práticas anteriores”, sendo sobre ela que incide este relatório. Os resultados apontam para um elevado nível geral de satisfação com a experiência de uso da ferramenta teste da Moodle, tanto por parte dos estudantes como da equipa docente, identificando-se um conjunto de aspetos particularmente valorizados nesta situação de avaliação.
- Digital assessment of competences: tools and practicesPublication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando
- Competências digitais no séc. XXI: instrumento de autoavaliaçãoPublication . Aires, Luísa; Pereda Herrero, María Visitación; Palmeiro, Ricardo; Amante, Lúcia; Nunes, Catarina S.
- A autoavaliação e a avaliação entre pares: estudo piloto numa unidade curricular do 2º ciclo do ensino superior em PortugalPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LúciaMuito se tem evoluído no plano teórico e também metodológico, acerca dos processos de ensino e aprendizagem. A despeito disso, o erro continua a ser visto de forma negativa, muito interligado ao paradigma de avaliação sumativa. No entanto, na perspetiva de uma avaliação formativa e formadora, centrada em processos cognitivos que favoreçam o aprender, o erro, a cooperação e a autorregulação da aprendizagem são aspetos fundamentais do sucesso do aprendente. Estes aspetos são ainda mais essenciais quando mobilizamos o uso das tecnologias digitais nesta mediação do processo de ensino e aprendizagem. Com base nesta última perspetiva, este artigo traz o relato da experiência de implementação de um processo de autoavaliação e avaliação entre pares com uso de ferramentas digitais, no âmbito de uma unidade curricular de um curso de mestrado, na modalidade online, em uma instituição de educação superior em Portugal. Como referencial teórico para esta experiência adotou-se essencialmente o quadro conceptual do Modelo PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), assente numa cultura de avaliação que se contrapõe à cultura do teste, ajustada às necessidades de currículos comprometidos com o desenvolvimento de competências. Os resultados obtidos nesta experiência possibilitaram perceber os desafios implicados no processo de se autoavaliar e de avaliar os pares, tanto do ponto de vista dos estudantes, quanto do ponto de vista do docente, que necessita adaptar-se a um cenário no qual deixa de ser o único responsável pela avaliação e regulação da aprendizagem dividindo essa responsabilidade com os outros atores envolvidos.
- Avaliação digital no ensino básico e secundárioPublication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Alexandre, Fernando; Santos, José RuiEste REP@ (Recurso Pedagógico Aberto) disponibiliza aos professores dos ensinos Básico e Secundário um espaço onde podem encontrar propostas de soluções que lhe permitam levar a bom termo a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Procura, por isso, ser um contributo para o esforço coletivo na superação das dificuldades atualmente sentidas nestes graus de ensino devido à pandemia da COVID-19. A sua conceção e disponibilização foi possível com base na investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). Este recurso não tem uma sequência única, pode ser explorado de forma livre de acordo com o interesse do professor num dado momento.
- Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superiorPublication . Nicola, Rosane; Amante, LúciaO artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.