REA | LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "LE@D" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Recent Submissions
- Mov2EAD. Move to distance education: emergency teaching & digital transformation in higher educationPublication . Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Loureiro, Ana; Runa, Ana; Afonso, Ana Paula; Seco, Carlos; Pereira, Hugo; Mendes, Elizabeth; Messias, Inês; Vieira, Márcia de Freitas; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria João; Oliveira, Nuno Ricardo; Cardoso, PaulaThe project MOv2EAD- Move to Distance Education: Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education is a project integrated in Laboratory of Distance Education and eLearning (https://lead.uab.pt/mov2ead) started in the heart of the pandemic and with the involvement of 8 Portuguese public and private higher education institutions. Its goal was to understand the experiences of HE teachers and students and the digital transition of face to face teaching to Distance Learning (DL) during the pandemic and post-pandemic period. The results gathered a robust overview of the pandemics experience and relevant indicators to enhance the digital transformation of the HEIs involved. It also helped to develop new inter-institutional cooperation and produced several publication outputs and transformational actions in institutions.
- ENID-Teach European network in D-flexible teaching: actions and resultsPublication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Afonso, Ana Paula; Aires, Luísa; Penicheiro, Filipe; Souza, Elizabeth; Pinto, João; Areias, Maria ElisaENID-Teach is a pedagogical design proposal aimed at university teachers, professors, trainers, and teacher educators. Its general goal is to help educators master D-Flexible Learning methodologies, apply microlearning techniques, and enhance their digital competence in digital pedagogies. This gola is allinged with a) DiCompEdu - European Framework the Digital Competence Educators. b) UNESCO ICT - Competency Framework for Teachers c) SDG - Sustainable Development Goals. d) OEP and OER - Open Education Practices and Resources.
- 20.º Webinar “Dar Voz à Língua”: diseño de actividades multimedia para la clase de lenguas extranjeras con H5P e inteligencia artificialPublication . Casañ-Nuñez, Juan Carlos; Chenoll, AntonioO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 20.º webinar responde-se às seguintes questões: Qual é o potencial pedagógico do conteúdo interativo h5p? ; Como o H5P pode ser integrado em uma sequência didática para introduzir os ODS na sala de aula de línguas estrangeiras? ; Como podemos usar o chatGPT para acelerar o design de conteúdo H5P?
- 19.º Webinar “Dar Voz à Língua”: o vídeo no ensino de português língua estrangeira: abordagens e ferramentasPublication . Pereira, João Paulo; Seara, IsabelO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 19.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como tem evoluído as abordagens de exploração didática do vídeo no contexto do ensino de línguas não maternas?; - Como é que se pode tirar partido do vídeo para promover a aquisição de competências linguísticas, mas também outras destrezas relacionadas como o seu carácter multimodal?; - O que nos diz a investigação sobre a aplicação de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da compreensão do oral?
- Manual para aulas com realidade virtualPublication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
- Cointeligência artificial em processos de investigaçãoPublication . Morgado, LeonelPretende-se encarar o conhecimento e a cognição como processos de reestruturação participante de uma rede de interdependências entre entidades. Almeja-se apoiar a compreensão deste conceito sob a forma de exemplificação prática de processos de investigação concretos: geração de temas, definição de estrutura metodológica, revisão exploratória da literatura, extração e análise temática em texto não estruturado, criação de GPT personalizados.
- Dossier Módulo de Ambientação Online: 2024-2025Publication . Amante, Lúcia; Souza, ElizabethEste dossier foi organizado pela equipa de coordenação do Módulo de Ambientação Online da UAb (2024) e tem como objetivo partilhar o conjunto de recursos disponibilizados aos estudantes na PlataformAbERTA no decurso do módulo, para consulta sempre que necessário.
- 1ºs passos das práticas de investigação aberta do investigadorPublication . Morgado, LinaEste recurso apresenta o ponto de situação da publicação depositada na comunidade LE@D no Repositório Aberto da UAb e as estratégias para a sua ampliação e sustentabilidade da mesma.
- 18.º Webinar “Dar Voz à Língua”: introducing critical virtual exchange (cve) based CPDPublication . Hauck, Mirjam; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Göttsche, KatjaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 18.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como podemos preparar os alunos - incluindo professores estagiários - como cidadãos capazes de se envolver com questões complexas de maneiras equitativas e socialmente justas? ; Por que a alfabetização crítica de diversidade e a alfabetização digital crítica são relevantes? ; Qual é o papel da troca virtual crítica (cve) como uma intervenção pedagógica?
- 17.º Webinar “Dar Voz à Língua”: inteligência artificial no ensino do português: desafios e oportunidadesPublication . Moura, Adelina; Seara, IsabelO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 17.º webinar responde-se às seguintes questões: - Que modelo de educação para a era da IA? - Como posso ensinar amanhã sabendo que existem estas tecnologias? - Quais são os benefícios e os riscos da ia na educação? (partilha de práticas)