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- A violência doméstica no seio das mulheres evangélicas em Cabo VerdePublication . Silva, Lia Veiga da; Bäckström, BárbaraA presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em “Estudos sobre as Mulheres — Género, Cidadania e Desenvolvimento” pretendendo, identificar violência doméstica no seio das comunidades evangélicas em Cabo Verde. O principal objetivo foi compreender o motivo pelo qual as mulheres evangélicas de Cabo Verde sofrem e aceitam abusos de violência doméstica. Recorreu-se à metodologia quantitativa e qualitativa, através da aplicação de questionários a uma amostra de 55 mulheres pertencentes às comunidades das igrejas evangélicas em Cabo Verde. Foram ainda realizadas entrevistas a informantes privilegiados e a algumas destas mulheres da nossa amostra. As entrevistas desempenharam um papel fundamental na obtenção de dados qualitativos, permitindo que os/as participantes expressassem as suas experiências e pontos de vista sobre o objeto de estudo. Os resultados da investigação comprovaram que mulheres evangélicas enfrentam diversos tipos de violência, como verbal, psicológica, emocional, física e cibercrime. Embora não tenham sido identificados casos de agressão sexual durante as entrevistas, algumas mulheres relataram no questionário que foram compelidas a atos sexuais, quer seja por imposição dos seus maridos ou por medo de recusar, enfatizando a seriedade da questão. É ressaltada a importância dos líderes evangélicos no apoio às vítimas, mas existem barreiras culturais que impedem algumas mulheres de procurar ajuda. Assim, é crucial que os líderes estejam preparados para lidar com esses casos sensivelmente e encaminhar as vítimas para apoio profissional quando necessário. Podemos concluir que a falta de informação e o tabu resultam muitas vezes em mulheres a sofrer abusos em silêncio, ressaltando a necessidade de consciencialização, educação e apoio para prevenir e combater a violência doméstica. Conclui-se igualmente que alguns líderes evangélicos estão ativamente envolvidos no apoio às vítimas e na promoção de relacionamentos saudáveis e igualitários nas comunidades evangélicas.
- 22° Webinar "Dar a Voz à Língua": les défis de l'enseignement du français aux enfants au Portugal: enjeux et stratégiesPublication . Costa, Rosaria da; Renani, Âzar BabasafariO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 22.º webinar responde-se às seguintes questões: Quels sont les principaux obstacles rencontrés par les enseignants de français auprès d'un jeune public portugais?; Quelles sont les méthodes pédagogiques utilisées à l'alliance française de lisbonne pour motiver son jeune public lusophone?; Quels sont les nouveaux publics présents et les conséquences sur nos stratégies d'enseignement?
- Plágio, inteligência artificial & citação de fontes: orientações geraisPublication . Oliveira, Susana M.No Ensino Superior, a produção de conhecimento baseia-se em três pilares fundamentais: ética, rigor e originalidade. Contudo, com o avanço das tecnologias, especialmente da Inteligência Artificial generativa, surgem novas questões sobre o que significa realmente produzir um trabalho original e bem fundamentado. Este recurso foi criado para esclarecer dúvidas sobre plágio, citação correta de fontes e o uso responsável da Inteligência Artificial em contexto académico. Aqui, os estudantes encontrarão orientações para evitar infrações, conhecer as normas de citação mais comuns e compreender como a Inteligência Artificial pode ser usada de forma ética e informada no percurso académico e profissional.
