REA | LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "LE@D" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning by Title
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- 1.º Webinar "Dar a Voz à Língua": ensinar e aprender pronúncia de línguas estrangeiras onlinePublication . Castelo, Adelina; Braz, AnaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 1.º webinar responde-se às seguintes questões: O que nos mostra a investigação sobre o ensino da pronúncia? Como mobilizar diferentes tecnologias digitais para desenvolver esta capacidade? Como ensinar a pronúncia online (com base numa proposta teórica e em exemplos práticos)?
- 13.º Webinar “Dar Voz à Língua”: production écrite collaborative et dictée numérique en classe de languePublication . Renani, Âzar; Marques, Isabelle SimõesO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 13.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como fazer do ditado uma atividade colaborativa, digital e lúdica? - Como evitar o uso de inteligência artificial ao realizar tarefas escritas? - Como dar à ortografia o lugar necessário em cursos virtuais?
- 14.º Webinar “Dar Voz à Língua”: literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeiraPublication . Castelo, Adelina; Yun, Liu; Braz, AnaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 14.º webinar responde-se às seguintes questões: Que questões levanta o atual 'audioboom'? Que vantagens oferecem os audiolivros na aprendizagem de línguas? Como integrar a literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeira (exemplos práticos do português língua estrangeira)?
- 15º Webinar "Dar a Voz à Língua": de la escritura a la grabación oral: retos y posibilidadesPublication . Cassany, Daniel; Chenoll, AntonioDe la escritura a la grabación oral. Retos y posibilidades - ¿Cómo utiliza hoy el vídeo y el pódcast la educación formal? - ¿Qué ofrece el vídeo o el pódcast que no tenga la escritura? - ¿Qué papel desempeña la escritura en la grabación oral?
- 17.º Webinar “Dar Voz à Língua”: inteligência artificial no ensino do português: desafios e oportunidadesPublication . Moura, Adelina; Seara, IsabelO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 17.º webinar responde-se às seguintes questões: - Que modelo de educação para a era da IA? - Como posso ensinar amanhã sabendo que existem estas tecnologias? - Quais são os benefícios e os riscos da ia na educação? (partilha de práticas)
- 18.º Webinar “Dar Voz à Língua”: introducing critical virtual exchange (cve) based CPDPublication . Hauck, Mirjam; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Göttsche, KatjaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 18.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como podemos preparar os alunos - incluindo professores estagiários - como cidadãos capazes de se envolver com questões complexas de maneiras equitativas e socialmente justas? ; Por que a alfabetização crítica de diversidade e a alfabetização digital crítica são relevantes? ; Qual é o papel da troca virtual crítica (cve) como uma intervenção pedagógica?
- 19.º Webinar “Dar Voz à Língua”: o vídeo no ensino de português língua estrangeira: abordagens e ferramentasPublication . Pereira, João Paulo; Seara, IsabelO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 19.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como tem evoluído as abordagens de exploração didática do vídeo no contexto do ensino de línguas não maternas?; - Como é que se pode tirar partido do vídeo para promover a aquisição de competências linguísticas, mas também outras destrezas relacionadas como o seu carácter multimodal?; - O que nos diz a investigação sobre a aplicação de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da compreensão do oral?
- 1ºs passos das práticas de investigação aberta do investigadorPublication . Morgado, LinaEste recurso apresenta o ponto de situação da publicação depositada na comunidade LE@D no Repositório Aberto da UAb e as estratégias para a sua ampliação e sustentabilidade da mesma.
- 20.º Webinar “Dar Voz à Língua”: diseño de actividades multimedia para la clase de lenguas extranjeras con H5P e inteligencia artificialPublication . Casañ-Nuñez, Juan Carlos; Chenoll, AntonioO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 20.º webinar responde-se às seguintes questões: Qual é o potencial pedagógico do conteúdo interativo h5p? ; Como o H5P pode ser integrado em uma sequência didática para introduzir os ODS na sala de aula de línguas estrangeiras? ; Como podemos usar o chatGPT para acelerar o design de conteúdo H5P?
- 21.° Webinar "Dar a Voz à Língua": new directions in pronunciation instructionPublication . Mason, Julie; Oliveira, Susana M.O grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 21.º webinar responde-se às seguintes questões: What Is The Difference Between Top-Down And Bottom-Up Pronunciation Instruction?; Which Of The Two Is More Effective In The Language Classroom?; What Does This Mean In Terms Of Classroom Activities?