Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Coloquio: Libros de viajes: entre el conocimiento del mundo, la creación et dominaciónPublication . Melo, Daniel; Campos, Fernanda; Rendeiro, Margarida
- O ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de literacias informacional e digitalPublication . Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaPretendemos, nesta apresentação, dar conta de um recorte de uma investigação mais ampla que apresenta como objeto de estudo as perceções e práticas dos professores e estudantes do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica) perante a Wikipédia. A investigação em curso, no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, da Universidade Aberta, Portugal, é acolhida pela Rede Internacional WEIWER®, do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da mesma instituição de ensino superior universitário. Mais especificamente, o estudo de caso assume o objetivo de responder à problemática de partida, enunciada pela seguinte questão: Que perceções e práticas têm estudantes e professores do Ensino Superior em Moçambique sobre a Wikipédia como recurso de ensino-aprendizagem? Assim, perspetiva-se a enciclopédia da atualidade – a Wikipédia. Para tal, num primeiro momento, enquadramos a Wikipédia no ecossistema que a suporta (a Fundação Wikimedia), para, posteriormente, analisarmos os dados da Wikipédia em língua portuguesa, destacando os dados de acesso relativos a Moçambique. Considera-se, simultaneamente, o potencial que esta enciclopédia encerra, nomeadamente quanto à sua integração curricular. Destacamos, ainda, as valências ao nível da Literacia da Informação e da Literacia Digital, pela pertinência que assumem no presente momento. A nossa revisão da literatura permite, também, identificar a possibilidade de trabalho em diversos níveis de ensino, sendo que no ensino superior é possível explorar a Wikipédia de um modo mais aprofundado, nomeadamente, na criação e/ou edição dos seus artigos ou verbetes.
- 14.º Webinar “Dar Voz à Língua”: literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeiraPublication . Castelo, Adelina; Yun, Liu; Braz, AnaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 14.º webinar responde-se às seguintes questões: Que questões levanta o atual 'audioboom'? Que vantagens oferecem os audiolivros na aprendizagem de línguas? Como integrar a literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeira (exemplos práticos do português língua estrangeira)?