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- 1.º Webinar "Dar a Voz à Língua": ensinar e aprender pronúncia de línguas estrangeiras onlinePublication . Castelo, Adelina; Braz, AnaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 1.º webinar responde-se às seguintes questões: O que nos mostra a investigação sobre o ensino da pronúncia? Como mobilizar diferentes tecnologias digitais para desenvolver esta capacidade? Como ensinar a pronúncia online (com base numa proposta teórica e em exemplos práticos)?
- A relação entre a formação do professor bibliotecário e o trabalho desenvolvido entre a biblioteca escolar e a sala de aulaPublication . Costa, Sílvia Cristina dos Santos Marques da; Vasconcelos, Ana IsabelA formação dos professores bibliotecários tem sido incentivada e valorizada pela Rede de Bibliotecas Escolares como propulsora de mais-valia e de boas práticas. Sem dúvida que a natureza do cargo acarreta inúmeras funções técnicas e pedagógicas para as quais a formação de base nem sempre oferece conhecimentos adequados, o que implica, necessariamente para o seu exercício, um investimento formativo em saberes e competências específicas. Verifica-se que o desenvolvimento formativo na área das bibliotecas escolares, tanto na modalidade contínua como modalidade de especialização, não se efetiva de igual modo para todos os professores bibliotecários, e que, por outro lado, as realidades escolares com que estes profissionais se deparam diariamente nas suas práticas são muito diferentes entre si, tendo em conta não só os contextos particulares de cada estabelecimento de ensino, mas também os próprios processos de trabalho que desenvolvem. Sendo importante para as escolas estabelecer dinâmicas de trabalho colaborativo, onde a cooperação dos diversos docentes deve contribuir para um melhor ensino e para uma melhor aprendizagem de saberes essenciais à formação de cidadãos capazes e responsáveis, consideramos pertinente investigar em que medida a formação dos professores bibliotecários se relaciona com o trabalho que é desenvolvido entre a biblioteca escolar e a sala de aula, de modo a complementar e a enriquecer as aprendizagens curriculares efetuadas pelos alunos. Neste intento, procedemos à realização da presente investigação que estudou, restringida às vicissitudes da situação atípica que decorre, a realidade de cinco professores bibliotecários que se encontram afetos a agrupamentos de escolas circunscritos à subregião do Alentejo Litoral. Para tal, realizámos um estudo de caso, de forma a compreender em profundidade o fenómeno em concreto, e utilizámos, enquanto instrumentos de recolha de dados, os inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões a que chegámos, não só contribuíram, como expectável, para o entendimento do papel da formação na articulação do trabalho entre a biblioteca escolar e a sala de aula, mas também, oportunamente, no nosso entender, para um melhor conhecimento da forma como se estabelece e como se desenvolve o trabalho realizado em cooperação entre os professores bibliotecários e os docentes disciplinares.