Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Title
Now showing 1 - 10 of 48
Results Per Page
Sort Options
- Apresentação do dossier temático “Intercâmbios Peninsulares”Publication . Beceiro Pita, Isabel; Olivera Serrano, César; Dias, Isabel de BarrosApresentação do Dossier Temático da revista Medievalista intitulado “Intercâmbios Peninsulares”. O dossier temático constitui um dos resultados do projeto "Transferencias humanas, culturales e ideológicas entre los reinos ibéricos (siglos XIII-XV)" (Ref. HAR2017-89398-P), financiado pelo Ministerio de Economía, Industria y Competitividad, de Espanha.
- Cartografia, imagologia e mapas antropomórficos : a imagem geográfica como ponto de encontro entre ciência e imaginárioPublication . Dias, Isabel de BarrosEstudo que começa por considerar a cartografia enquanto espaço polifónico, misto de Ciência e de Imaginário, passível de integrar e de veicular uma ampla e variada profundidade semântica. Num segundo momento é ponderada a representação de figuras humanas em mapas, o que inclui, tanto as imagens estereotipadas e estandardizadas - especialmente significativas em termos imagológicos -, como o nível mais idiossincrático da iconografia dos chamados «mapas antropomórficos». Defende-se que a sobreposição de figuras humanas a mapas deve ser entendida no domínio mais alargado de uma estrutura do Imaginário dominada pela noção de «terra-mãe» e no quadro dos múltiplos vetores que refletem esta ideia profundamente arreigada na mente humana.
- CHAVES, Flávio Loureiro - História e Literatura, Porto Alegre, UFRGS / Ed. da Universidade, 1988, 94pp. [Recensão crítica]Publication . Reis, Carlos; Vila Maior, Dionísio
- O corpo falante de Don Juan: a versão muito original de João de BarrosPublication . Sequeira, Rosa MariaO poema dramático de João de Barros, datado de 1920, ilustra uma conceção de desejo ligada a uma ética da alegria na qual o desejo é o motor da ação. Esta conceção, que radica em Espinoza, Deleuze e Guattari, opõe-se a uma outra conceção de desejo como falta que vemos nas filosofias de Platão e Shopenhauer. No poema dramático de João de Barros, o herói reúne forças humanas e sublimes e possui qualidades simbólicas superiores às das restantes personagens na busca de conhecimento de si que constitui o cerne da trama. Por outro lado, este texto contraria a tendência das versões do século XX para anular a presença do transcendente, aqui com algum papel enquanto entidade que participa do confronto. Esta versão de João de Barros tem ainda outra originalidade que consiste em sugerir uma intimidade masculina entre as personagens, vinte anos antes de o médido Gregório Marañon (1947) ter proposto a homossexualidade do sedutor.
- Crónica del famoso cavallero Cid Ruy Diez Campeador [Recensão]Publication . Moreira, Filipe AlvesRecensão crítica de edição e estudo de uma crónica quinhentista
- Cultural representations in foreign language education: a study on chinese learners of PortuguesePublication . Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Rouxinol, CláudiaStudying a foreign language is strongly associated with learning the target culture(s), developing representations of the foreign language realities, and acquiring interculturality. A pilot study conducted over a 4-year bachelor’s degree program in Portuguese as a Foreign Language aimed at understanding the cultural representations of Portuguese-speaking realities by Chinese students and how they evolved. Results show that: the foreign culture representations only slightly change over the 4 years; the mobility programs’ destination greatly influences representations of the host country; the students’ passivity causes superficial and school-based cultural representations of the target cultures, countries, and their inhabitants. These results have several pedagogical implications concerning the mobility programs’ preparation and the intercultural approach in the classroom.