Sociologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sociologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Title
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Uma análise sobre as políticas públicas e os mercados das Novas Substâncias Psicoativas (NSP)Publication . Henriques, Susana; Guerreiro, Maria das Dores; Silva, Joana PaulaO presente texto retrata, contextualiza e discute o fenómeno das novas substâncias psicoativas. Dá especial enfoque à realidade portuguesa e destaca as políticas públicas, os mercados e contextos, embora fazendo o seu enquadramento em termos europeus e internacionais, já que se trata de uma problemática global. As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) são um fenómeno emergente que consiste no aparecimento ou reaparecimento no mercado de um conjunto de substâncias que, de acordo com a sua composição química, formas de uso e meios de aquisição, se assemelham às drogas convencionais, mas com novas particularidades. A sua grande variedade e rápida transformação configuram dificuldades de identificação e delimitação legal e conceptual. Devido a estas características tais substâncias não se encontram referenciadas nas tabelas dos organismos oficiais internacionais. E daqui resulta que não tenham estatuto de ilegais (nem de legais), apesar de serem potencialmente perigosas em termos de saúde pública e, por isso, tenham vindo a merecer atenção social, em termos de políticas públicas e também da comunidade científica. Começa-se por enquadrar o fenómeno das NSP em termos das políticas públicas a nível nacional e dos organismos europeus (EMCDDA) e internacionais (UNODC) com responsabilidades sobre este campo. Procura-se, de seguida problematizar a delimitação conceptual das novas substâncias psicoativas, destacando as dificuldades associadas a tal exercício. Num terceiro ponto abordam-se os mercados das NSP, com destaque para o papel da dimensão virtual potenciada pela expansão das tecnologias digitais e da internet. As conclusões apontam para a necessidade de mais investigação com impacto nas políticas públicas e nas estratégias de intervenção, tornando-se mais focadas, designadamente ao nível da prevenção. Este texto constitui um contributo para a definição e evolução do enquadramento legal do fenómeno das novas substâncias psicoativas.
- Arts education in Portugal: national curricula and emancipatory projectsPublication . Abrantes, Pedro; Ferro, Lígia; Lopes, João Teixeira; Veloso, Luísa; Swinnerton, Maria de AssisThis chapter addresses the role played by arts education in the promotion of citizenship and human development, in the framework of the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development. Taking the Portuguese education sys tem as a case study, we describe how arts education has been conceived in the national school curricula from the 1960s until today. We then discuss three emanci patory projects of arts education.
- Ciganos, families and social policies in Portugal: what has changed in the ciganos attitude towards school?Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
- Climate change and e-learning: interdisciplinarity and interculturality challengesPublication . Alves, Fátima; Azeiteiro, UlissesClimate change is a key issue on today’s scientific, social and political agenda. The United Nations Sustainable Development Goals reinforce its current priorities in this regard (e.g. SDG 13 Take urgent action to combat climate change and its impacts) and is one of the five priority areas of the Strategy 2020 of the European Commission. This chapter discusses the specificities of climate change online learning in respect to syllabus contents and highlights its multidisciplinary and multicultural components. One of the characteristics of online learning is its capacity to reach an extensive number of people, scattered around the world and with diversified cultural backgrounds. This opens an extremely valuable path to research and societal responsibility, filled with potentialities and challenges. Student’s cultural diversity and geographical belonging must be reflected in the syllabus contents, as well as in the objectives of the courses and in the competencies that should be promoted. Furthermore in the design of the courses it is increasingly relevant to reflect and value an interdisciplinary approach to teaching and learning, because it is a key factor in Climate Change Education and Awareness. In this interdisciplinary and multidisciplinary dialog, it is crucial to evidence the cultural and contextual validity of knowledge and the impact of socioenvironmental dimensions in the configuration of Climate change challenges. For the purpose of this study we took as an example two course proposals: “Environment, Health and Wellbeing” for social sciences undergraduate students and “Governance of Climate Change Adaptation” for postgraduate students, presenting teaching contents, teaching and learning methodologies, effectiveness through e-learning in higher education institutions (HEIs) and the potential for increase in public climate science literacy.
- Climate change and health: an overview of the issues and needsPublication . Leal Filho, Walter; Azeiteiro, Ulisses; Alves, FátimaThis introductory chapter outlines some of the key issues related to climate change and health, as well as some areas where action is needed, so as to allow a more systematic approach towards the problem. It outlines the challenges of Climate change to societies and its impacts on human health; considers the influence on various groups of stakeholders and suggests some measures, which may lead to a better understanding of the connections between human health and ever changing climate conditions.
- Climate change and health: improving resilience and reducing risksPublication . Leal Filho, Walter; Azeiteiro, Ulisses; Alves, FátimaA major objective of this volume is to create and share knowledge about the socio-economic, political and cultural dimensions of climate change. The authors analyze the effects of climate change on the social and environmental determinants of the health and well-being of communities (i.e. poverty, clean air, safe drinking water, food supplies) and on extreme events such as floods and hurricanes. The book covers topics such as the social and political dimensions of the ebola response, inequalities in urban migrant communities, as well as water-related health effects of climate change. The contributors recommend political and social-cultural strategies for mitigate, adapt and prevent the impacts of climate change to human and environmental health. The book will be of interest to scholars and practitioners interested in new methods and tools to reduce risks and to increase health resilience to climate change.
- Debates transversais da saúde e educação digital em contexto prisionalPublication . Henriques, SusanaNo final de 2023 tive a oportunidade de participar do júri de doutoramento de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de com ela discutir algumas questões em torno da investigação que deu origem à tese, Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional, que gora se apresenta em livro. É sempre um privilégio podermos discutir um processo de investigação e os seus resultados com o próprio investigador. Neste caso, tive esse privilégio! Em resposta a um amável convite, proponho revisitar algumas das questões relevantes que surgiram nesse momento de discussão pública da tese, contribuindo para os debates sobre o livro. Num estudo centrado na promoção de um processo de formação massiva em saúde no sistema prisional do Brasil, o primeiro aspeto a merecer estaque é a relevância do tema, que é, simultaneamente, científica e social. A relevância científica decorre do interesse suscitado pela problemática em estudo e expressa nas várias publicações realizadas durante o processo de investigação. A relevância social resulta da relação desta problemática com os Diretos Humanos e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Trata-se de um objeto de estudo complexo que transcende a população privada de liberdade, na medida em que procura atender também às necessidades dos que com estes interagem, nomeadamente, os profissionais de saúde, os guardas prisionais (ou policiais penais), os familiares, a comunidade em geral. A complexidade do projeto desenvolvido beneficiou, do ponto de vista operacional do apoio de uma equipa multidisciplinar composta por especialistas de diversas áreas, tais como educação, ciências sociais, educação em saúde, estatística, computação, tecnologia e saúde. Aqui se revela a capacidade da investigadora em mobilizar todos os recursos essenciais à concretização do trabalho desenvolvido e que se apresenta neste livro. A par desta capacidade de trabalho, há ainda a destacar a sensibilidade e a criatividade revelada na seleção de apontamentos de poesia para introduzir as várias temáticas. O diálogo estabelecido a um nível mais teórico entre os três temas centrais que enformam e sustentam o objeto de estudo – o sistema prisional brasileiro, a saúde prisional no Brasil e a educação mediada por tecnologia na saúde – e ao nível empírico com o desenho da trilha formativa, traduziu-se no processo de construção de conhecimento enformado pela prática e vice-versa. Ou seja, à medida que o desenho da trilha formativa evoluía assente em fundamentos teóricos estabelecidos, contribuía também para o aumento do conhecimento nos três temas centrais e basilares. Do trabalho desenvolvido, destaco três questões que proponho trazer para o debate. A saber, desigualdades sociais, aprendizagem ao longo da vida e em todo o ciclo de vida e ensino-aprendizagem e mediação tecnológica.
- Divulgação científica e informação em saúde para regiões fronteiriças: o enfrentamento à Sífilis na Tríplice Fronteira Brasil/Paraguai/ArgentinaPublication . Braz, Arthur; Bäckström, Bárbara; Muneiro, Lilian; Barbalho Braz, Laisi; Sousa, Suelayne; Soares, Jordana
- Educação digital, pandemia e desigualdades de géneroPublication . Rosa, Rosário; Vieira, Cristina PereiraA proposta deste capítulo é refletir sobre o papel da educação no combate às desigualdades e no empoderamento das mulheres, cruzando-a com algumas das desigualdades de género estruturais que continuam a afetar a vida das mulheres em Portugal. Daremos ainda destaque ao contexto de crise gerado pela pandemia da Covid-19, e às consequentes transformações ocorridas no ensino, que trouxeram a público alguns dos constrangimentos e potencialidades da educação digital, contribuindo para o debate sobre o papel deste tipo de educação no empoderamento das mulheres.
- Educational situation of Portuguese ciganos: social changes versus social continuitiesPublication . Mendes, Maria Manuela; Magano, OlgaThe purpose of this chapter is to present and discuss the main impacts of Portuguese public policies in the area of education in Portugal, since 25 April 1974. To this end, diversified information was collected, processed and analysed involving legal and other documents about these national policies, especially those of greater impact on Ciganos, in addition to thorough mapping of ongoing projects of local and social support in the Lisbon and Porto metropolitan areas, where the empirical research is being carried out. At a later stage, interviews were held with technical staff, project coordinators and local institutions, as well as Ciganos and their families. The purpose of using various data collection techniques is to capture the reality experienced by Cigano individuals and families, namely patterns of continuity and social change, particularly in the area of education, through triangulation between the discourses of informants and scientific knowledge already consolidated in these matters. We present a critical and reflexive interpretation of the policy orientations and achieved social rights, focusing on narratives of Ciganos, stakeholders and school representatives centred on what has changed in the school trajectories of Ciganos, in terms of continuity, success and permanence in public education.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »