LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstractsPublication . Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Messias, Inês; Oliveira, Nuno Ricardo; Lopes, Rui
- AGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em E@D: o que nos diz a literaturaPublication . Charana, Carla; Afonso, Ana Paula; Morgado, Linae-AGEING+ é um projeto de investigação em curso, que trabalha a questão da exclusão digital e isolamento social dos idosos como condicionante para um envelhecimento ativo e inclusivo e, visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento e a promoção do empoderamento digital, envelhecimento ativo e inclusivo e da melhoria da qualidade de vida dos idosos. Para o efeito, numa abordagem design-based-research, está em desenvolvimento e implementação um curso de literacia digital para idosos em ensino a distância. Teoricamente, este projeto assenta numa revisão sistemática da literatura que permite posicionar o estado da arte em torno de quatro eixos interrelacionados: isolamento social, envelhecimento, alfabetização digital e presencialidade. Apresenta-se a síntese desta revisão da literatura que aponta para a existência duma relação positiva entre o empoderamento digital do idoso e da redução da sua vulnerabilidade na sociedade pós digital. Conclui-se, ainda, que a educação a distância tem um papel crucial num porvir inclusivo
- Aplicación de tecnologías de la información y comunicaciones avanzadas y acessibilidad: Atica2021Publication . Begonchea, Luis; Teixeira, António; Hilera, José RamonEl libro “Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas y Accesibilidad - ATICA2021” en el que se recogen las Actas del “XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones” y de la “VIII Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad”.
- Assegurar a acessibilidade e a inclusão no ensino superior com o apoio da tecnologia digital: a abordagem integrada de aprendizagem ao longo da vida do projeto EduTechPublication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Teixeira, António; Paz, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Francisco, ManuelaRecurso Educacional relativo à apresentação do Projeto Edu Tech, Erasmus+ KA2, Cooperation for innovation and the exchange of good practices, Capacity Building in Higher Education, 609785-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
- Career resources in higher education: characterization and diagnosis of psychoeducational needsPublication . Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Santos, Sandra; Almeida, Leandro da SilvaHirschi, Nagy, Baumeler, Johnston and Spurk (2018) propose a comprehensive framework to assess key predictors of career success based on meta-analytic research. Four types of career resources, defined as “anything that helps an individual attain his or her career goals” (p. 4, Hirschi et al., 2018), are identified as predictors of subjective and objective career success. Those resources integrate: (a) human capital resources, which refer to knowledge, skills, abilities and other characteristics that are important to meet performance expectations for a given occupation; (b) social capital resources, referring to resources external to the individual in terms of developmental networks, mentors, and available social support; (c) psychological resources, that include different positive psychological traits and states; and (d) career identity resources, which concern the conscious awareness of oneself as a worker and the subjective meanings linked with the work role. One crucial question from this theoretical proposal is to what extent different career resources can be fostered through e-learning, and what is the effect of such development? This study aims to contribute to responding to that question. A preliminary study was conducted to assess career resource needs among higher education students, in order to conceptualize and develop a distance career intervention program. For the needs´ diagnosis, the Career Resources Questionnaire (CRQ, Monteiro & Almeida, 2021, adapted from Hirschi et al., 2018), composed of twelve dimensions – Occupational Expertise; Job Market Knowledge; Soft Skills; Organizational Career Support; Job Challenge; Social Career Support; Career Involvement; Career Confidence; Career Clarity; Networking; Career Exploration; Learning -, was applied to 1898 students from the 1st, 3rd and 5th year of different graduation courses at two Portuguese universities. Most participants identify themselves with the feminine gender (67.7%), and their ages range from 17 to 74 years old (M = 23.33, SD = 8.52). Part of the students is engaged in a paid professional activity (24.5%). The percentage of students with special educational needs is 1.8%. Descriptive and inferential statistics of the collected data were computed in order to inform the intervention planning about: (I) the career resources with higher and lower scores among the total sample; (ii) the correlation between the different career resources dimensions; (iii) the potential needs related to singular characteristics (social and cultural background, course year, institution, professional experience and special education needs). The obtained results indicated higher scores for the dimensions of Social Support, Study Challenge and Course Involvement. Lower scores were identified in the dimensions of Market Knowledge, Career Exploration and Institutional Support. The CRQ dimensions were positively correlated with each other, which means an overall need for a homogeneous intervention across the dimensions was identified as relevant. Regarding singular characteristics, differences were identified according to the course year and professional experience.
- Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância?: estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO estudo centra-se na experiência do estudante a distância e na forma como é experienciado e gerido o tempo, bem como a relação dessa gestão com as tecnologias digitais. O universo dos estudantes maduros universitários é ainda pouco estudado quer nos contextos presenciais quer online. A investigação reveste o carácter de um estudo de caso numa universidade a distância, numa abordagem e metodologia mista tendo como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas semidiretivas com a consequente análise triangulada. Os resultados obtidos ainda são preliminares.
- Competências digitais de professores do ensino superior privadoPublication . Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.; Lemos, Cátia; Valente, Sónia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Lara; Nunes, Maria da GraçaO reforço das competências digitais dos docentes do ensino superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, e em particular em Portugal, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado pelo desenvolvimento das tecnologias inteligentes criativas de Inteligência Artificial. Neste sentido Portugal tem lançado uma série de iniciativas, como o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) e o “skills for Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior”, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior, que procuram reforçar essas competências. No âmbito desta iniciativa, a Universidade Aberta desenvolveu o projeto “Estratégias de acompanhamento da mudança interna, na transformação digital, na inovação e no bem-estar”. Nesta comunicação apresentamos os principais resultados obtidos junto de docentes de instituições de ensino superior privadas. A estratégia metodológica foi quantitativa, assente na aplicação de um inquérito por questionário concebido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão - DigCompEdu CheckIn - desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). No estudo em referência utilizamos a versão do questionário traduzido e validado para a população portuguesa por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019). Os resultados permitiram identificar três dimensões essenciais: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, e (iii) níveis de proficiência por faixa etária, género, tempo de lecionação, tempo de utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais. A partir destes resultados é possível identificar, por um lado, necessidades de capacitação que permitam desenvolver as competências digitais destes docentes e, por outro lado, os níveis de fluência digital elevados e, por isso, com potencial de mobilização para a inovação das práticas docentes.
- Competências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidadePublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraA educação para a saúde compreende oportunidades de aprendizagem conscientemente construídas envolvendo alguma forma de comunicação. Visa a melhoria da literacia em saúde e, consequentemente, os ativos de saúde individual e comunitária. Tem, por isso, um papel fundamental no desenvolvimento das vivências das pessoas e sociedades saudáveis. Tal cenário exige programas de intervenção de elevada qualidade, baseados em evidência científica, desenvolvidos por profissionais devidamente qualificados. Neste contexto, dedicamos atenção às competências dos profissionais de educação para a saúde, designadamente, enquanto públicos estratégicos, aos desafios e oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. A presente comunicação organiza-se em torno dos seguintes eixos: (i) Conceptualizar criticamente o campo da educação para a saúde nas suas relações complexas com a literacia da saúde e a literacia digital – com um recorte para a necessidade de direcionar para uma educação assente na inclusão e equidade; (ii) Problematizar o grupo dos profissionais de Educação para a Saúde, enquanto força especializada – com atenção particular aos profissionais de prevenção de comportamentos aditivos e dependências; (iii) Discutir as potencialidades do trabalho em rede, com particular enfoque para as comunidades virtuais de prática, de aprendizagem e de investigação; (iv) Analisar opções de desenvolvimento profissional a partir da formação em contexto e com recurso à educação digital e em rede. O desenho metodológico é de natureza exploratória e qualitativa, assente na análise de orientações legais e estratégicas relacionadas com as temáticas em análise, assim como de ofertas formativas. Os resultados apontam para necessidades formativas identificadas nos documentos legais e estratégicos que se encontram ainda por concretizar em ofertas ajustadas, assim, como na sua tradução nas condições de empregabilidade. Concluímos apontando a necessidade destes profissionais partilharem espaços de conhecimento (atualizando as suas bases científicas), experiências, dúvidas e boas práticas em Educação para a Saúde. No contexto das sociedades atuais, a formação do grupo dos profissionais de Educação para a Saúde pode ser pensada no âmbito de um novo paradigma educativo, nomeadamente através da formação de comunidades de aprendizagem pensadas a partir da flexibilidade, inovação, integração e inclusão. Por último, destacamos a necessidade de continuar a investir em respostas de formação, atualização e reflexão sobre práticas e procedimentos - com particular relevância quando se trata de públicos estratégicos na área da Educação para a Saúde.
- Creative methodologies: designing a framework for teacher reflection and authorshipPublication . Carolei, PaulaThis research has as its main objective to create, test and improve methodologies and artefacts that help teachers to reflect to transform their practices, making them more creative. Actions are expected that go beyond envisioned planning, but that the teacher is able to concretize, evaluate and continuously improve his/her pedagogical actions. This paper describes the creation of a framework that aims to promote reflection on creative methodologies by teachers, helping them to make explicit the creative movements they already make highlighting their authorial moments, their limits, challenges and difficulties, as well as getting to know new creative possibilities. The data used for the initial construction of this framework was collected in two online courses on Design of Pedagogical Strategies, in which the participating teachers had to describe their teaching practices. From the qualitative analysis of this data, we mapped the challenges and strains in the construction of pedagogical strategies, as well as the fashions and trends that appeared in the discourses. An analysis of formative needs was made and a categorization was created based on a theoretical reflection and critical analysis of the trends presented in the teachers’ data, emphasizing the importance of teachers’ authorial and creative stances in their methodological construction. In this article, we will describe the mapped data, the categorization and the theoretical foundations that supported the construction of this framework. We will also describe the categories and the first validation phase already carried out as well as the next steps for a large-scale application.
- Desafios do estudante online no ensino superior: estudo das variáveis críticasPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaUma nova geração de educação aberta e a distância (EAD) aponta para uma vivência das fronteiras do espaço e do tempo, diferente. A distância deixa de ser apenas física e o tempo não é apenas cronológico. Com este estudo pretende-se contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo online.