LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstractsPublication . Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Messias, Inês; Oliveira, Nuno Ricardo; Lopes, Rui
- Accessibility analysis in MOOC platforms: a case study. UNED COMA and UAb iMOOCPublication . Iniesto, Francisco; Rodrigo, Covadonga; Teixeira, AntónioThis article has come about as a result of joint work between the Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED, Spain) and the Universidade Aberta (Portugal), pioneering universities in the development of MOOC platforms with pedagogical approximations different from the xMOOC and cMOOC models. The work has been centred on the analysis of the degree of accessibility of both platforms from the point of view of the User Centred Design for which tools suitable for this purpose such as eXaminator and aDesigner have been used.
- AGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em E@D: o que nos diz a literaturaPublication . Charana, Carla; Afonso, Ana Paula; Morgado, Linae-AGEING+ é um projeto de investigação em curso, que trabalha a questão da exclusão digital e isolamento social dos idosos como condicionante para um envelhecimento ativo e inclusivo e, visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento e a promoção do empoderamento digital, envelhecimento ativo e inclusivo e da melhoria da qualidade de vida dos idosos. Para o efeito, numa abordagem design-based-research, está em desenvolvimento e implementação um curso de literacia digital para idosos em ensino a distância. Teoricamente, este projeto assenta numa revisão sistemática da literatura que permite posicionar o estado da arte em torno de quatro eixos interrelacionados: isolamento social, envelhecimento, alfabetização digital e presencialidade. Apresenta-se a síntese desta revisão da literatura que aponta para a existência duma relação positiva entre o empoderamento digital do idoso e da redução da sua vulnerabilidade na sociedade pós digital. Conclui-se, ainda, que a educação a distância tem um papel crucial num porvir inclusivo
- Analysing students rating of the SLP digitally competent educatorsPublication . Bastos, Glória; Cendon, Eva; Firat, Mehmet; Günes, Aysun; Hiltunen, Leena; Juutinen, Sanna; Kananen, Päivi; Uotinen, Virpi; Zarebski, MagdaThis article uses student feedback to examine the perspective of participants in the short learning programme (SLP) pilot Digitally Competent Educators (DCE). This SLP was targeted at the continuous professional development and lifelong learning for educators at various levels and several education areas. Student feedback was collected in 2020 using anonymous surveys at the end of each course. This implies that respondents were those participants who completed the course. Feedback, used on further development of the SLP, focused on the content and implementation of the course modules. The SLP followed the design guidelines produced inside the E-SLP project and was based on the Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu) published by European Commission's Joint Research Ce ntre (2017). This SLP combined six competence areas of DigCompEdu and aimed to develop and foster educators digital competences in teaching and learning. DCE was developed from 2019 to 2020 in collaboration with the University of Jyväskylä (coordinator), Finland; FernUniversität in Hagen, Germany; Anadolu University, Turkey; and Universidade Aberta, Portugal.
- A aplicação de cenários de aprendizagem com recurso a programação e a objetos tangíveis no contexto de uma biblioteca escolar do 1.º CEBPublication . Meneses, Silvia; Bastos, Glória
- Aplicación de tecnologías de la información y comunicaciones avanzadas y acessibilidad: Atica2021Publication . Begonchea, Luis; Teixeira, António; Hilera, José RamonEl libro “Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas y Accesibilidad - ATICA2021” en el que se recogen las Actas del “XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones” y de la “VIII Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad”.
- Aplicações móveis para a aprendizagem das línguas e jogos digitais: estudo exploratório com alunos do ensino secundárioPublication . Pombo, Cândida; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAo pesquisar aplicações móveis com características adequadas para implementar em atividades de aprendizagem de línguas, na plataforma de ensino online da Universidade Aberta, para estudantes de Inglês, reunimos várias aplicações móveis numa tabela para e efetuar a sua caracterização. Em simultâneo, analisámos algumas taxonomias contendo características dos jogos digitais, nomeadamente a de Bober, encontrando muitas semelhanças entre ambas. Neste contexto, mapeámos e realizámos um estudo exploratório e analítico das atas de um congresso sobre Jogos e Mobile Learning. Concomitantemente, realizámos um estudo qualitativo de observação direta e a subsequente implementação de um questionário online, tendo como público-alvo alunos do Ensino Secundário, em contexto de sala de aula. Concluímos que as aplicações móveis para aprendizagem de línguas e Jogos Digitais partilham muitas das suas características distintivas, tornam-se as primeiras em aplicações “gamificadas”. Muitos jogos digitais interativos são frequentemente instalados nos dispositivos móveis, por isso os jogos e as aplicações móveis entretecem-se e funcionam conjuntamente, promovendo a motivação para a aprendizagem. Consequentemente, podemos aproveitar as taxonomias existentes para jogos interativos, como a de Bober (2010), e usar essas características para nortear a escolha de aplicações móveis com mais precisão e propriedade, por forma a desenhar, implementar e avaliar atividades de língua com recurso ao Mobile Learning.
- Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste texto pretende refletir sobre as potencialidades da utilização dos jogos na aprendizagem. Para o efeito, analisa-se o conceito de jogo na sociedade e a sua influência no desenvolvimento de aprendizagens atendendo aos avanços tecnológicos, nomeadamente, quanto à aplicação da Inteligência Artificial. Conclui-se que a gamificação da aprendizagem é uma tendência, sendo um caminho inevitável e irreversível, principalmente, se considera-mos as potencialidades da aplicação da inteligência artificial aos jogos digitais.
- Apresentação do meta-modelo de análise de publicações nas redes sociaisPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNesta comunicação apresenta-se o desenho do Meta-modelo para Análise de Publicações nas Redes Sociais (MAPRS) como proposta de resposta a necessidades de investigação na área das redes sociais digitais, enquadrada pelos princípios da Ciência Aberta. Os novos estilos de vida, impulsionados por uma sociedade que vive em redes mediadas pelas tecnologias digitais, tornaram-nos produtores/distribuidores e não apenas consumidores de conteúdos, os quais constituem uma fonte rica em informação passível de ser caracterizada em diversas dimensões. Constatamos que as atuais ferramentas de análise de redes sociais implementam, sobretudo, procedimentos com vista a resultados estatísticos/quantitativos. São, principalmente, métodos automáticos de recolha/tratamento de dados, produzidos através de diversos tipos de software que não respondem cabalmente às necessidades de uma análise qualitativa intrínseca, nomeadamente por também não permitirem atender a toda a especificidade dos dados agregados às publicações. Assim, como resposta a tais necessidades, enunciamos uma metodologia de mapeamento, centrada nas publicações, aliando a alguns métodos quantitativos vantagens das abordagens qualitativas, tendo, para o efeito, desenhado um meta-modelo de análise de publicações nas redes sociais (MAPRS), proposta integrada numa investigação em curso com financiamento da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/137359/2018). Concluímos, deste modo, ser possível abordar a análise das redes sociais digitais sob outras perspetivas, contribuído para o avanço do conhecimento e da investigação científica aberta nesta área.
- Apropriação de dispositivos móveis no quotidiano dos seniores: investigação sobre um protótipo de modelo de formaçãoPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaO envelhecimento é um fenómeno cada vez mais inquietante na nossa sociedade. Espera-se um aumento significativo desta faixa etária no futuro próximo (2050. Este estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Com uma metodologia Design-Based-research, estrutura-se 4 fases e em dois cenários - Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural. se apropriaram dos dispositivos móveis, em áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos dispositivos móveis pelos seniores nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que em ambos os Cenários de Aprendizagem se confirmaram situações de apropriação, isto é, os seniores após tomarem contacto com as aplicações móveis, avaliando a sua utilidade, decidiram explorá-las e experimentá-las, integrando-as nas suas rotinas e em determinadas áreas, pelo que o protótipo de Modelo de Formação se revelou adequado. O estudo também concluiu que as Oficinas de Formação revelaram ter sido pertinentes, não só porque a maioria dos seniores desconhecia as aplicações, mas também porque permitiu testar estratégias pedagógicas para a integração das tecnologias no seu dia a dia.