LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Augmented learning environment for wound care simulationPublication . Jorge, Nelson; Morgado, Lina; Gaspar, PedroThis paper describes part of a doctoral study where the effect of AR in nursing student’s decision making skills was investigated, by comparing the usage of a virtual simulator ( in wound care diagnosis and treatment, with and without the support of AR to visualize the wounds. A literature review was conducted to identify, select and critically analyse the effectiveness of AR in medical education.The goal of this investigation was to verify if AR enhances the development of clinical decision-making skills in wound diagnosis and treatment. The results showed that AR enhanced students’ performance in wound diagnostic parameters, with highly statistically significant differences (P < 0.001) in the Mann-Whitney U and Wilcoxon tests.
- Competências dos profissionais de educação para a saúde: desafios e oportunidades para uma educação digital e em rede assente na inclusão e equidadePublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraA educação para a saúde compreende oportunidades de aprendizagem conscientemente construídas envolvendo alguma forma de comunicação. Visa a melhoria da literacia em saúde e, consequentemente, os ativos de saúde individual e comunitária. Tem, por isso, um papel fundamental no desenvolvimento das vivências das pessoas e sociedades saudáveis. Tal cenário exige programas de intervenção de elevada qualidade, baseados em evidência científica, desenvolvidos por profissionais devidamente qualificados. Neste contexto, dedicamos atenção às competências dos profissionais de educação para a saúde, designadamente, enquanto públicos estratégicos, aos desafios e oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. A presente comunicação organiza-se em torno dos seguintes eixos: (i) Conceptualizar criticamente o campo da educação para a saúde nas suas relações complexas com a literacia da saúde e a literacia digital – com um recorte para a necessidade de direcionar para uma educação assente na inclusão e equidade; (ii) Problematizar o grupo dos profissionais de Educação para a Saúde, enquanto força especializada – com atenção particular aos profissionais de prevenção de comportamentos aditivos e dependências; (iii) Discutir as potencialidades do trabalho em rede, com particular enfoque para as comunidades virtuais de prática, de aprendizagem e de investigação; (iv) Analisar opções de desenvolvimento profissional a partir da formação em contexto e com recurso à educação digital e em rede. O desenho metodológico é de natureza exploratória e qualitativa, assente na análise de orientações legais e estratégicas relacionadas com as temáticas em análise, assim como de ofertas formativas. Os resultados apontam para necessidades formativas identificadas nos documentos legais e estratégicos que se encontram ainda por concretizar em ofertas ajustadas, assim, como na sua tradução nas condições de empregabilidade. Concluímos apontando a necessidade destes profissionais partilharem espaços de conhecimento (atualizando as suas bases científicas), experiências, dúvidas e boas práticas em Educação para a Saúde. No contexto das sociedades atuais, a formação do grupo dos profissionais de Educação para a Saúde pode ser pensada no âmbito de um novo paradigma educativo, nomeadamente através da formação de comunidades de aprendizagem pensadas a partir da flexibilidade, inovação, integração e inclusão. Por último, destacamos a necessidade de continuar a investir em respostas de formação, atualização e reflexão sobre práticas e procedimentos - com particular relevância quando se trata de públicos estratégicos na área da Educação para a Saúde.
- Digital literacy in mental health: the case of addictionsPublication . Henriques, Susana
- e-Mentoring: challenges in the development of a modelPublication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, NathalieInitial and continuous support, such as mentoring (among peers), has been a strategy widely adopted by different distance higher education institutions, namely in the European context, in order to support new students in their academic integration, reduce isolation, facilitate collaboration and create a sense of belonging to a community; thus, this support is provided by students at more advanced levels of training. Not being a new practice, it has evolved over time, inspiring various interpretations of its action and implementation. Assuming to be a crucial factor for student success in the context of distance education institutions, this subsystem of student support emerges as a central aspect in social and cognitive presence (Garrison & Anderson, 2003) and in the creation of knowledge and ties in and on the community. It is in this sense that this presentation, based in a pilot e-mentoring project implemented in a department of an european Open University, framed in the paradigm of Virtual Learning Communities and within the framework of the Model of the Community of Inquiry (CoI), aims to present a set of assumptions for the construction of an e-mentoring model adapted to this teaching-learning modality and adapted to the students profile.
- Gestão colaborativa nas escolas: experiências sobre o papel das Redes Ibero Americanas na Educação para a SaúdePublication . Bonfim, Natanael Reis; Henriques, Susana; Correia, Sílvia; Rodrigues, ElisabeteA educação para a saúde é complexa e, nas escolas envolve não apenas as equipas específicas, mas também a gestão, o clima organizacional e os currículos. Neste contexto, entendemos a gestão colaborativa como um modelo em que as lideranças escolares promovem o envolvimento da comunidade escolar, assentam em processos comunicacionais abertos, são recetivas à inovação. O trabalho em rede, potenciado pelas tecnologias digitais é um dos recursos destas práticas colaborativas na gestão das escolas que, ao mesmo tempo, as reforçam. Assim, a presente comunicação parte da assunção de que a gestão colaborativa assenta nas e sustenta as redes de experiências ibero americanas que aqui analisamos. Seguindo uma estratégia metodológica de natureza exploratória e qualitativa, analisamos numa perspetiva comparada as políticas públicas que enquadram a educação para a saúde nas escolas. E analisamos duas experiências realizadas em rede. Uma destas, numa escola municipal da rede Municipal de Ensino de Salvador da Bahia, Brasil, pela abordagem preventiva e pelo modelo da educação para a saúde que fundamenta o Programa de Promoção da Saúde na Escola, teve como objetivo elaborar o projeto de intervenção, envolvendo a gestão colaborativa de dirigentes, professores, representantes do conselho escolar e parcerias com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Organizações Não Governamentais (ONG) e Projetos Sociais, Posto Médico e Conselho Tutelar. A outra, dirigida às escolas dos 10 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, envolvendo ainda a Fundación EDEX e a Universidade Aberta. O objetivo foi o de capacitar quer os professores quer os técnicos municipais envolvidos no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Os resultados permitem (re)pensar estratégias de educação para a saúde em contexto escolar, a partir de estratégias de gestão colaborativa e em redes de cooperação. Designadamente, permitem identificar os seguintes eixos principais: gestão colaborativa em rede; colaboração, envolvimento e participação da comunidade escolar; integração da educação para a saúde no currículo escolar; reforço da educação para a saúde numa perspetiva comunitária.
- Moving to an online teaching format: e-learning techniquesPublication . Henriques, SusanaMoving to an online teaching format – e-learning techniques.
- Network digital education: moving into the digital agePublication . Henriques, SusanaWe are all facing unprecedented changes as we are moving into a digital age and need to move from a transmission model of education (‘instruction’) to the facilitation of learning (‘teaching’). In this webinar I will approach the following topics: • What strategies work best when teaching in a technology-rich environment? – different models • How is communication and interaction in digital network education scenarios; • Pedagogical design – e-activities and e-assessment • How to maintain high quality in teaching in a rapidly changing learning environment while managing workload?
- Projeto eMentoria no ensino a distância: o caso da comunidade académica do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), Universidade AbertaPublication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Mendes, António Quintas; Miranda, BrancaEste Projeto tem como contexto de intervenção a a Comunidade Académica (estudantes, ex-estudantes, professores) do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), da Universidade Aberta e contempla/adapta a figura do patrono prevista no Modelo Pedagógico da UAb (2007). Enquadrando-se na problemática da integração do estudante numa instituição de ensino a distância, pretende-se: ❖ desenvolver dispositivos de apoio à integração do estudante de Ensino a distância nas comunidades dos cursos e do Departamento, através da relação com um e-Mentor; ❖ criar uma estrutura/rede de apoio aos e-Mentores; ❖ potenciar o desenvolvimento de um sentido de pertença às comunidade dos cursos; ❖ desenvolver um modelo de e-Mentoria para uma instituição de Ensino superior a distância.