Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- E-governo como espelho do governo e a questão da cidadania: uma perspectiva inacabada dum processo em cursoPublication . Jacquinet, MarcNeste trabalho, analisamos um dos elementos da chamada e-democracia: o e-governo que desempenha um peso crescente nos discursos e nas justificações de modernização do governo e na reformulação da noção de cidadania. O e-governo é geralmente considerado como uma extensão da e-democracia, outro conceito ambíguo, e ambos merecem uma análise sociológica apurada, é o nosso intuito dar um contributo ainda que modesto neste sentido.
- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- Evaluation of the social impact of public and private interventions: methodological questions around knowledge managementPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Jacquinet, MarcThe context of the knowledge economy represents a multitude of influences and of conditioning factors, which affect all spheres of social life, including business and public policy decision-making processes. The programmed society was already pinpointed by Alain Tourraine, in 1970. The last quarter of the twentieth century witnessed the emergence of new visions and strategies related to such public and private interactions, focusing on innovation and collaboration, giving rise to new academic areas such as knowledge management and organizational learning. This evolution implies an effort to respond to the challenges posed by the globalization of markets and the impact of information and communication technologies.
- Formação para a docência digital em rede. Live 3: E-atividades de aprendizagem online e avaliação digitalPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, SusanaContextualizar as e-atividades de aprendizagem na metodologia de ensino e aprendizagem online e analisar a avaliação digital com suas características e diferenças.
- A regulação do vinho do Porto: de Pombal aos primórdios do LiberalismoPublication . Jacquinet, MarcO estudo que se apresenta incide sobre a problemática da evolução da regulação do sector do vinho do Porto - sua produção, transporte, comércio e consumo -, no período compreendido entre o "consulado" pombalino e o advento do Liberalismo. Pela extensão mesma do processo económico em causa, tal reflexão pretende abranger uma amplitude geográfica que em muito extravasa o Porto e o Douro para abraçar a capital da metrópole e se lançar sobre o Brasil e o Reino Unido. Em dois principais momentos se escora a abordagem seguida: assim, a uma primeira parte, em que é avançado um quadro de análise teórica, segue-se a apresentação de uma grelha de leitura que enquadra, em termos específicos, os elementos resultantes de uma investigação original baseada, em grande parte, em material de natureza arquivístico-documental. O aprofundamento da questão da regulação convoca, como elemento fulcral, o conceito de continuum de regulação, cuja concretização se caracteriza pelo carácter variável de cada um dos seus vectores e componentes. De tal conceito, interessa reflectir sobre cada uma das suas escalas: uma primeira, que vai da produção ao consumo, e a segunda, que mede a intensidade de cada regulação. Na base do conceito de continuum de regulação, ressaltam ainda conceitos como o de princípio de impureza (operacionalizado por uma análise de lógica imprecisa, ou fuzzy logic), o de nexo legal e económico e o de sistema de ordem.
- “Three white men walk into a bar” – TQM’s vanguard pluralistic intersectionality and Maine de Biran’s open-processPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Gameiro, Amandine; Almeida, Fernando; Jacquinet, Marc; Lima, MiguelIn the rich, educated and industrialised world, with high levels of concentration of technology, Total Quality Management has successfully allowed industries, organizations and institutions to gradually adapt to the new circumstances of the past 20th century, including the gradual transition from industry-based societies to a focus on services. In the 21st century, facing the radical changes in contemporary societies, and the necessary responses to the double challenge of growing economic inequality and the rapid deterioration of environmental conditions, a test that is already being faced by avant-garde institutions, especially designed to promote exploratory, provisional, and heuristic, trial-and-error actions.
- Transformação do comércio do Vinho do Porto (e dos Vinhos de Lisboa, Setúbal e Algarve) com o Brasil, 1780-1833Publication . Jacquinet, MarcEntre 1780 e 1833, o sector do vinho em Portugal atravessou uma grande transformação, não só ao nível da produção e do comércio como ao nível da regulação do próprio sector. As invasões francesas perturbaram a produção de vinho, o seu comércio, a sua organização e o seu ambiente empresarial. As invasões são ainda um tema controverso enquanto ao seu verdadeiro impacto e ao seu significado específico. A época é de grande mudança, passamos, em pouco mais de quatro décadas, do sistema pombalino ao advento do liberalismo. Sugerimos algumas e três contributos concretos. Primeiro, qual foi o impacto quantitativo e qualitativo das invasões napoleónicas? Segundo, na base da literatura de economia empresarial, formulamos quatro hipóteses: (l) renovação do tecido empresarial, (2) modificação da organização da exportação de vinho para o Brasil, (3) modificação dos comportamentos dos empresários, e (4) estabilização do sector na década de 1830. Terceiro, ligamos a realidade empresarial e a situação política do país à transformação da regulação do sector.