CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta
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Este grupo de investigação visa a realização de pesquisa tanto ao nível da computação e dos computadores como das tecnologias dos media juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de fruição e uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações no quotidiano.
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Browsing CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Apresentação. Dossiê: Função Pedagógica de Cinema NegroPublication . Marcos, Adérito; Prudente, Celso Luiz; Neto, João Clemente SouzaEste dossiê tem como base reflexões e debates sobre o modo de pensar como uma questão social a situação e a imagem do negro no cinema. Quando inclui o social, o cinema aparece como uma ferramenta educacional, formadora de opiniões e mentalidades. O denominado cinema negro evidencia as complexas estruturas sociais que reproduzem a desigualdade social e o racismo, induzindo à culpabilização do povo negro.
- ARTeFACTo 2022. 3rd International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology: Emerging Extended Realities: conference proceedingsPublication . Estadieu, Gerald; Abreu, Filipa Martins de; Caires, Carlos Sena; Marcos, AdéritoBook of Proceedings of 3rd International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology – Emerging Extended Realities (ARTeFACTo 2022 Macao), held on 24, 25 Nov. 2022 at Ilha Verde campus, University of Saint Joseph, Macau.
- Digital media artefacts: hybrid praxisPublication . Marcos, Adérito; Araújo, António; Olivero, Lucas FabianThe special issue on Digital Media Artefacts, “Hybrid Praxis”, is a post-congress collective reflection about technology, science, and art. The invited authors participated in ARTeFACTo 2020 or ARTECH 2021; two key congresses were exploring state-of-the-art digital media arts. These encounters gather experiences from the academic world, practitioner world, and hybrid praxis, with art practice-based research as the common thread. If we reflect on contemporary technology, science, and art, we can see that technology is pushing more profound changes in sciences and arts than the other way around. Just take your eyes off the screen, look around you, and compare your daily life to what it was twenty or even ten years ago. Digital technology has profoundly changed your everyday life, relationships, possibilities, and how you express, explore, research, share, and do. We could therefore look exclusively into the digital domain to frame the relationship between the elements of this triad as it now stands.
- Editorial PrefacePublication . Marcos, Adérito; Caires, Carlos Sena; Estadieu, Gerald; Mendes, Daniel; Rodrigues, NunoThis annual issue embraces articles from three sets of sources: the first covers the topic Virtual Environments and Interaction Design Research at the University of Saint Joseph, Macao SAR, China works selected and guest edited by Carlos Sena Caires and Gerald Estadieu; the second set are three extended articles from the International Conference on Graphics and Interaction (ICGI’2021), selected and guest edited by Daniel Mendes and Nuno Rodrigues; and, finally, two articles from the regular pipeline.
- Estética têxtil pós-digital: uma reflexão crítica do processo de re-materialização digital de artefactosPublication . Marcos, Adérito; Pereira, SelmaA perspetiva pós-digital da contemporaneidade caracteriza-se por duas linhas fundamentais de pensamento que se entre cruzam e se complementam, ao assumir, por um lado, a inevitabilidade da onipresença da tecnologia computacional digital em todos os aspetos da vida, ou seja, a sua ubiquidade concreta; e por outro lado, constatar a emergência de uma nova materialidade ou rematerialização nas práticas de criação digital na arte e cultura, onde os materiais físicos tangíveis assumem um papel equiparado ao digital enquanto o expandem e o reposicionam em uma estética que se reveste de características próprias diferenciadoras. Neste artigo apresentamos uma reflexão critica sobre processos de rematerialização digital de um conjunto de três artefactos de arte têxtil, procurando convocar para o efeito as teorias do pós-digital, enquanto se propõe e discute uma instanciação definidora de uma estética têxtil pós-digital.
- Hello, an interactive cinematic generative artworkPublication . Veiga, Pedro Alves da“Hello” is an interactive cinematic generative artwork that gained traction within the Cultural Adventures research project, an international endeavor between Portugal and Thailand. The encompassing rationale assumed the need of a link connecting both countries, and thus “Hello” was born from the similarities that can be found in commuters that flock to and from both capital cities by train, often more engaged with their mobile phones than with their immediate surroundings – people, train or traversed landscapes –, which constitute more of a shapeless blurred audiovisual background than a sharp attention-grabbing focus. The artwork is also used as a demonstrator of the potential of generative art in producing complex cinematic narrative figurative artworks, yet permeated with interference, chaos and randomness, and how the audience perceives and makes sense of them through the ability to identify and create patterns, to conceptualize, to deal with information overload, and to imagine and build a narrative through abductive reasoning from incomplete yet suggestive information.
- Média arte locativa em realidade aumentada enquanto catalisador de laços comunitários peri-urbanos e inter-geracionaisPublication . Veiga, Pedro Alves daApresenta-se uma proposta para a construção de laços comunitários por meio da prática artística participativa, apoiada num estudo de caso, no qual um curador desenvolve um projeto artístico de base comunitária em três eixos conceituais: território, participação e cultura. Partindo da boîte-en-valise Duchampiana, como coleção portátil auto-curada de artefactos, propõe-se agora uma reinterpretação, assente em dispositivos móveis e arte urbana digital. Através desta prática transmite-se conhecimento inter-geracional, preservam-se memórias e tradições, em suma, transforma-se a cultura dos lugares e das comunidades em camadas digitais que pairam sobre as suas raízes através de georreferenciação ou marcação. É nas zonas de fronteira urbana, nos redutos que resistem à onda de gentrificação, entre uma periferia quase rural e os subúrbios, que as memórias ainda existentes e resistentes podem ser preservadas, estimuladas e interpretadas, trazendo-as para a época da comunicação digital moderna.
- Na senda da transdisciplinaridade no processo de criação-investigação em média-arte digitalPublication . Marcos, AdéritoNesta palestra realizamos uma análise crítica e discussão sustentada acerca dos traços de transdisciplinaridade presentes na média-arte digital tanto enquanto processo criativo mas especialmente enquanto processo de investigação. Na análise, contrapomos os princípios da transdisciplinaridade conforme expressos na Carta da Transdisciplinaridade de 1994 e ainda o pensamento contemporâneo definidor e problematizador de um conjunto de autores de referência, complementado com as características definidoras e empíricas da média-arte digital, dando-se especial ênfase ao ciclo de criação-investigação que lhe está subjacente.
- A narrativa pessoal audiovisual como ferramenta de identidade e afirmação socioculturalPublication . Marcos, AdéritoDe entre os milhões de pequenas narrativas pessoais audiovisuais criadas todos os dias com o clássico telefone portátil, um número crescente destas incide sobre aspectos da vida pessoal e da comunidade onde se inserem os seus intervenientes. Quando partilhadas em contexto e na rede global, estas pequenas histórias podem constituir-se como instrumentos ad hoc de afirmação pessoal, social, étnica e cultural - fragmentos fundamentais para a promoção e salvaguarda da diversidade cultural e das minorias. Esta palestra apresenta uma reflexão crítica acerca da importância da narrativa pessoal em vários contextos, dando especial ênfase à intervenção social e a promoção e salvaguarda da diversidade cultural à luz do desenvolvimento humano sustentável previsto na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural da UNESCO.
- A narrativa pessoal audiovisual: instrumento de afirmação social e de diversidade cultural no contexto do desenvolvimento humano sustentávelPublication . Marcos, Adérito; Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo AlexinoDe entre os milhões de pequenas narrativas pessoais audiovisuais criadas todos os dias com o clássico telefone portátil, um número crescente destas incide sobre aspectos da vida pessoal e da comunidade onde se inserem os seus intervenientes. Quando partilhadas em contexto e na rede global, estas pequenas histórias podem constituir-se como instrumentos ad hoc de afirmação pessoal, social, étnica e cultural - fragmentos fundamentais para a promoção e salvaguarda da diversidade cultural e das minorias. Neste capítulo apresentamos uma reflexão da importância da narrativa pessoal em vários contextos, dando especial ênfase à intervenção social e a promoção e salvaguarda da diversidade cultural à luz do desenvolvimento humano sustentável previsto na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural da UNESCO.