Ciências da Informação / Information Sciences
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Browsing Ciências da Informação / Information Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertasPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
- Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Dias, Isabel de BarrosO trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
- Recursos Educacionais Abertos nos Repositórios RCAAP: panorama atualPublication . Carvalho, Madalena; Bastos, GlóriaO trabalho tem como objetivo analisar a forma como os Recursos Educacionais Abertos são apresentados nos repositórios institucionais portugueses representados no diretório RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A investigação seguiu uma abordagem exploratória-descritiva, com enfoque quantitativo e qualitativo de modo a retratar os cenários evidenciados pelos repositórios portugueses. Partindo dos referenciais teóricos sobre a temática, nomeadamente as recomendações da UNESCO, foi efetuada uma análise que permitiu: 1 - Identificar os repositórios com documentos classificados como “Recurso Educacional”; 2 - Percepcionar a diversidade de abordagens e de critérios relativas ao licenciamento, à organização e ao acesso aos conteúdos; 3 - Avaliar o nível de compromisso para com o cumprimento das diretrizes definidas pela UNESCO para os Recursos Educacionais Abertos.
- Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o globalPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19, especialmente considerando o ensino remoto emergencial, se refletiu no interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA). Tendo em atenção que no contexto português, a Universidade Aberta (UAb) é única instituição de ensino que organiza de forma sistemática REA numa comunidade específica do seu repositório institucional, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do Repositório, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA, nos períodos antes e durante a situação pandémica, de modo a percecionar a existência de padrões de utilização. Partindo da premissa de que os repositórios institucionais contribuem para a internacionalização do conhecimento e o acesso aberto permite ampliar o papel social das universidades, o estudo reflete ainda sobre a contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica, percebida pelas estatísticas de utilização das coleções de REA disponibilizadas pela UAb. A análise dos dados revela a importância do Repositório para aumentar a visibilidade das coleções e o potencial impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional