CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Carreira num call center: a realidade portuguesaPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Afonso, Ana de Fátima RodriguesAtualmente, muitos jovens adultos com bastantes qualificações são excluídos do mercado de trabalho por este não estar adaptado às suas qualificações (BONO, 2000). O mercado dos cal centers tem ocupado uma posição de destaque na geração de novos postos de trabalho (SILVA, 2006), onde muitos dos jovens que lá ingressam esperam que seja temporário, de passagem, enquanto não encontram um trabalho melhor (LOUÇÃ, 2012). No entanto, o temporário torna-se, por vezes, longo, devido às restrições atuais do mercado de trabalho, levando os trabalhadores a permanecer, contrato após contrato, adaptando-se como podem aos ritmos e exigências da profissão, e suportando a desvalorização social e o estigma sobre o trabalho que realizam e, assim, seguindo carreira (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). Deste modo, surge a importância de refletir acerca dos motivos que levam esses trabalhadores a desenvolver carreira num call center.
- Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e interculturalPublication . Moreira, DarlindaOs contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigin- do aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilida- de e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que reque- rem competências culturais e, por outro, através do exemplo do deno- minado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos em- pregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais ap- tos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, glo- bais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade.
- Limitações dos relatórios de sustentabilidade para análises custo-benefício de ações sociais e ambientaisPublication . Araujo, Aneide Oliveira; Ramos, Maria da Conceição PereiraEste texto examina a contribuição dos relatórios de sustentabilidade para a análise de custos e benefícios das ações das empresas sustentáveis. Para tanto, analisou-se o conteúdo dos Relatórios de Sustentabilidade 2011 e 2012, respetivamente, das empresas Vale do Rio Doce S.A e Portugal Telecom S.A. O estudo evidencia que ambos os relatórios demonstram o compromisso e o envolvimento dessas empresas com a responsabilidade social corporativa, a observância das instruções de elaboração do relatório pela Global Reporting Initiative (GRI), mas não oferecem subsídios para uma análise custo-benefício das ações ambientais e sociais. Apesar das iniciativas em prol de um desenvolvimento pautado na sustentabilidade (econômica, social e ambiental), essa realidade chama a atenção para os esforços a desenvolver nas práticas empresariais em termos de educação, comunicação e contabilidade econômica, social e ambiental, para a melhoria dos instrumentos de gestão da sustentabilidade e a aplicação efetiva da responsabilidade social corporativa.
- Mobilidades qualificadas e empreendedoras no contexto dos movimentos migratórios contemporâneos e da crise económicaPublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraOs movimentos migratórios contemporâneos apresentam maior complexidade que no passado, em consequência da diversidade crescente de fluxos, destinos, intensidades, temporalidades e impactos a diferentes níveis. Assistimos à acelerada internacionalização da educação e do trabalho, mas também, no contexto da globalização e da sociedade de informação e do conhecimento, à procura crescente de pessoal altamente qualificado em determinados setores. Podemos identificar novas tendências nos fluxos migratórios, nomeadamente ao nível do acréscimo da migração juvenil, qualificada e feminina, aumento da mobilidade no espaço europeu e procura de destinos fora da Europa, fenómeno ampliado pelo ciclo económico recessivo, facilidade de circulação internacional, exigência de maiores competências, políticas migratórias e de cooperação entre países de origem e de destino. Esta mobilidade tem-se acentuado, por iniciativa individual ou do empregador, com o aumento do desemprego e da oferta de jovens diplomados, a procura de maior formação e desenvolvimento internacional da carreira, novas experiências e desafios profissionais e o aumento do trabalho feminino na economia global e em setores específicos, como o da educação e da saúde. Procuraremos analisar as migrações internacionais qualificadas e empreendedoras, de homens, mulheres e de jovens, tendência à escala global, mas também em Portugal, particularidades, desafios, oportunidades e impactos deste fenómeno no conhecimento, mercado de trabalho, desenvolvimento e transferência de competências, nas dinâmicas de empreendedorismo e inovação em contexto de crise económica. A internacionalização económica, científica e cultural exige a gestão de competências e da interculturalidade, face ao aumento da mobilidade humana, e novos paradigmas das migrações apelam à cooperação e ao fortalecimento do codesenvolvimento entre países de imigração e de emigração.
- Relações interpessoais, satisfação no trabalho e estresse no âmbito hospital: como avaliar?Publication . Sousa, Luiza Araujo Amancio; Amorim, Maria Marta Amancio; Ramos, Natália; Couto, GleiberO hospital, de maneira geral, é reconhecido como um ambiente de trabalho complexo, perigoso e de risco, sendo local privilegiado para adoecimento e estresse dos profissionais de saúde. Assim descrever instrumentos empregados no mapeamento das relações interpessoais, satisfação no trabalho e estresse de profissionais da saúde que atuam na área hospitalar é importante e constitui o objetivo desse estudo. Realizou-se uma revisão na base de dados da Medline, Lilacs e PubMed dos temas do estudo. Os instrumentos para avaliar essas variáveis, Check List of Interpersons Transations II, Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23 e a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho são recomendados, pois foram traduzidos, revisados e validados para uso no Brasil. Aplicando esses instrumentos os gestores podem identificar elementos que interferem nas relações interpessoais, satisfação ao trabalho e estresse de profissionais da saúde que atuam na área hospitalar e melhorar o clima organizacional do hospital, bem como a sua saúde e bem-estar.
- Relações interpessoais, satisfação no trabalho e vulnerabilidade ao estresse em um hospitalPublication . Sousa, Luiza Araújo Amancio; Amorim, Maria Marta Amancio; Ramos, Natália; Couto, GleiberAnalisar as relações interpessoais e a sua interação com a satisfação no trabalho e vulnerabilidade ao estresse de profissionais de saúde de um hospital é o objetivo deste estudo. Participaram 111 enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e assistentes social dos setores Unidade de Terapia Intensiva, Clínica Médica e Pronto Atendimento de um hospital público estadual. Coletaram-se dados sociodemográficos e socioeconômicos, Check-List of Interpessoal Transactions II, Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho, Questionário de Satisfação no Trabalho. Utilizaram-se análise descritiva simples, Teste t de student, Coeficiente de Correlação de Pearson e correção por atenuação. Os profissionais do pronto atendimento e clínica médica assumem padrões de comportamentos mais intensos, enquanto que na unidade de terapia intensiva os profissionais são menos intensos em suas condutas. Na clínica médica, unidade de terapia intensiva e pronto atendimento os profissionais possuem tendência para a amigabilidade, enquanto que os observadores de cada grupo os percebem amigáveis, seguros e dominantes. Os profissionais que trabalham na unidade de terapia intensiva tendem a serem mais frios afetivamente e inseguros nas suas relações, ao contrário do pronto atendimento e clínica médica que tendem a ser mais deferentes, exibicionistas e sociáveis. As posições interpessoais em relação aos fatores do Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho apresentaram correlações positivas, estando mais vulneráveis ao estresse sob o ponto de vista do clima e funcionamento organizacional, pressão no trabalho e infraestrutura e rotina. As relações das posições interpessoais com os fatores de satisfação no trabalho apresentaram correlações negativas, estando mais insatisfeitos com as relações hierárquicas, satisfação com o ambiente físico de trabalho e a satisfação intrínseca. Os trabalhadores mais satisfeitos desempenharão melhor as suas atividades e responsabilidades correndo menor risco de estarem expostos a algum agravo à saúde, como por exemplo, ao estresse.