CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusivaPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaO presente estudo aborda a relevância das competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas, focando princípios éticos e metodológicos, assim como desafios para uma prática inclusiva. O principal objetivo é analisar como o desenvolvimento de competências interculturais promove uma investigação ética, inclusiva e sensível às especificidades culturais das participantes. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa fundamentada na revisão da literatura sobre esta matéria, contemplando modelos de competência intercultural como os de Deardorff (2009) e de Bennett (2013), cujas abordagens pedagógicas fundamentam a sua aplicação no contexto da investigação científica com mulheres refugiadas. Paralelamente, foram consideradas abordagens teóricas sobre comunicação e diálogo intercultural, o paradigma intercultural, a intersecional idade e ética de representação, estabelecendo-se uma perspetiva crítica sobre dinâmicas de poder e representatividade. A análise evidencia que a adaptação cultural e a aquisição de competências interculturais é determinante para ultrapassar barreiras comunicacionais, estabelecer relações de confiança e evitar a reprodução de estereótipos e desigualdades. Verifica-se que modelos teóricos oferecem ferramentas para a adaptação metodológica e ética na investigação com população etnocultural, promovendo um processo educativo que alerta para a importância de reconhecer e mitigar assimetrias de poder nas interações com as participantes. Conclui-se que a incorporação de competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas é fundamental para garantir a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo uma interpretação mais precisa e contextualizada das narrativas. Esta abordagem não só previne o reforço de eventuais vulnerabilidades, como contribui para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.
- Género e educação: o acesso à educação e o empoderamento de mulheres em contexto de migração forçada em PortugalPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaO presente artigo debruça-se sobre os resultados alcançados numa investigação, no âmbito do mestrado em Relações Interculturais, centrada em compreender a realidade psicossocial de mulheres refugiadas em Portugal. O principal objetivo foi analisar e refletir sobre as trajetórias migratórias, de resiliência e de integração, determinando quais as principais dificuldades e quais os principais fatores protetores presentes na situação de refúgio, de acordo com os significados que as mulheres atribuem às suas experiências. Nesse sentido, foram realizadas 9 entrevistas semiestruturadas e em profundidade a mulheres oriundas do Iraque, Líbia e Síria. O estudo desvelou um conjunto diversificado de dificuldades e de fatores protetores, sendo um dos temas mais prementeso acesso à educação. Assim, este artigo focar-se-á nas dificuldades e importância de acesso à educação para mulheres em contexto de migração forçada, na relação estabelecida entre o acesso à educação e a autonomia e empoderamento, bem como nas políticas públicas portuguesas nesta matéria, dando-se destaque ao estatuto do estudante em emergência por razões humanitárias, ao abrigo do qual sete das entrevistadas prosseguiram os estudos interrompidos pela guerra nos seus países de origem. Da investigação conclui-se a absoluta importância da garantia de acesso à educação para mulheres refugiadas, tendo tal salvaguarda implicações no acesso ao emprego qualificado, no estabelecimento de redes sociais, na diminuição do stress da aculturação, da exploração laboral e de outras vulnerabilidades e, por fim, na conquista da autonomia e do empoderamento pelas mulheres.
- Globalização e MulticulturalismoPublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraAs migrações internacionais constituem um importante fator de mudanças sociais ao nível mundial e no Portugal contemporâneo, colocando novos desafios à forma como os Estados e o processo de integração europeia e mundial podem e devem responder à globalização e ao multiculturalismo. O aumento da mobilidade humana a nível mundial questiona a soberania dos Estados, a governação, a educação, a consciência social, as novas formas de regulação mundial e de construção europeia. A imigração suscita polémicas e controvérsias e coloca numerosas questões ao mercado de trabalho e às políticas migratórias a nível global. As sociedades multiculturais constituem um desafio aos direitos de cidadania e à integração de populações migrantes, estando a diversidade cultural no centro do desenvolvimento humano. As políticas de mobilidade devem constituir verdadeiros instrumentos de coesão social a nível local, nacional e internacional, lutando contra as desigualdades, as discriminações e a pobreza, nomeadamente em matéria de saúde, educação e trabalho. É importante compreender o verdadeiro impacto económico, social e cultural das migrações, tendo a comunicação um papel relevante na informação, sensibilização da opinião pública e influenciando as políticas públicas. Há que desenvolver soluções e políticas públicas que tenham em conta os direitos humanos básicos, melhorar a regulação dos fluxos e a definição de estatutos e direitos dos migrantes internacionais.
- Intercultural competences and ethics in scientific research with refugee women: principles and challenges for an inclusive practicePublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaThe present study examines the importance of intercultural competences in scientific research with refugee women, with a particular emphasis on ethical and methodological frameworks, as well as the challenges involved in fostering inclusive research practices. The primary objective is to explore how devel oping intercultural competences enhances ethical, inclusive, and culturally sensitive research. A qualitative approach was employed, based on a comprehensive review of the pertinent literature, with a focus on inter cultural competence models such as those proposed by Deardorff (2009) and Bennett (2013), whose pedagogical approaches underpin their application in the context of scientific research involving refugee women. Additionally, the study engages with theoretical perspectives on intercultural communication, the intercultural paradigm, intersectionality, and the ethics of representation, thus providing a critical lens through which to scrutinize the dynamics of power and representation. The analysis underscores the indispensable role that cultural adaptation and the development of intercultural competences play in surmounting communication barriers, establishing trust, and avoiding the perpetuation of stereotypes and inequalities. Theoretical models are shown to provide valuable tools for ethical and methodological adaptations in research involving ethnocultural populations, fostering an educational process that emphasizes the recognition and mitigation of power imbalances in researcher-participant interactions. In conclusion, incorporating intercultural competences into scientific research with refugee women is essential to ensuring the quality and relevance of research outcomes. This approach facilitates more accurate and contextually informed interpretations of participants’ narratives and contributes to both advancing scientific knowledge and informing the development of well-informed public policies.
- L´Europe des femmes. XVIIIe -XXIe siècle, coordenado por Julie Le Gac e Fabrice Virgílio, Paris: Perrin, 2017, 351 pp. [Recensão crítica]Publication . Pinto, TeresaRecensão da obra L´Europe des Femmes. Esta obra é o produto de um projeto comum da Associação Mnémosyne (1) e do Grupo Genre & Europe do Laboratório de Excelência Écrire une nouvelle histoire de l´Europe (LabEx EHNE (2)), fruto da iniciativa e coordenação de um coletivo de doze investigadoras e investigadores (3), movido por uma dupla finalidade: contribuir para a reescrita da história das populações europeias, do século XVIII à atualidade, dando voz às mulheres que sempre a integraram, e intervir na alteração de mentalidades, sensibilizando, a partir da comunicação do conhecimento produzido, para as desigualdades de género.
- Mulheres à proa: relatos sobre a experiência da emigração portuguesa no século XIXPublication . Boschilia, Roseli Terezinha; Ramos, NatáliaDurante a segunda metade do século XIX muitas e(i)migrantes portuguesas se deslocaram ilegalmente para o Brasil. Contudo, devido à sua baixa representatividade numérica no contexto e(i) migratório, a experiência dessas mulheres tem sido relegada pela historiografia, em prol das análises que enfocam prioritariamente os e(i)migrantes do gênero masculino. Na tentativa de contribuir para o desvendamento dessas experiências, este artigo tem como objetivo problematizar, a partir de documentos consulares e fontes bibliográficas, relatos produzidos sobre mulheres e(i)migrantes.