Centro de Estudos Globais
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O Centro de Estudos Globais (CEG-UAb), é um centro novo criado em 2021 e decorre do trabalho de investigação realizado nos últimos cinco anos no âmbito da Cátedra FCT Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), presentemente continuado na Cátedra CIPSH de Estudos Globais e pretende enquadrar e potenciar a investigação em desenvolvimento no âmbito do Programa Doutoral de Estudos Globais, em cooperação com outros programas de formação avançada da Universidade Aberta, e tendo em conta as suas parcerias internacionais em funcionamento e as suas iniciativas científicas e pedagógicas, através da realização de projetos de investigação com a participação de investigadores em formação avançada, em cooperação estreita com especialistas nacionais e internacionais.
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O Centro de Estudos Globais (CEG-UAb) tem como objetivo geral contribuir para a adequada compreensão dos processos e dinâmicas da globalização, focando-se nas relações complexas entre contextos locais, nacionais e internacionais, com o propósito de investigar para uma globalização de rosto mais humano e de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, em termos culturais, sociais, económicos e ambientais. Como novo centro que se inscreve no espírito e nas dinâmicas do seu tempo, assume, entre os seus valores, um forte compromisso com o respeito pelos direitos humanos, a liberdade dos povos e o combate aos desequilíbrios, desigualdades e violências, numa perspetiva inter e transdisciplinar.
Os professores e investigadores envolvidos na criação do CEG-UAb consideram que a inovação é a característica principal das suas atividades, em linha com a estratégia de desenvolvimento científico da Universidade Aberta. O modelo de ensino a distância da Universidade permite um compromisso com as novas dinâmicas da ciência aberta e condições favoráveis de pesquisa num contexto global, possibilitando a criação de uma rede de interessados nesta área emergente.
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Browsing Centro de Estudos Globais by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Act-now: fairness revisitedPublication . Iazdi, Oz Solon Chovghi; Pooe, Keletso; Jacquinet, MarcThe present global pandemic crisis has revealed the strengths and weaknesses of the institutional frameworks of contemporary societies. These institutional structures are solidly grounded upon the belief systems that have been dominant for the last five hundred years, both in the Northern and the Southern hemispheres. No matter the contradictions and contrasting characteristics, certain epistemic, methodological and paradigmatic traits can be identified across national cultures, political regimes, ideological doctrines, social traditions and historical processes. In other words, no matter the opposition and dissimilarity across subjective and objective human realities, nevertheless, it is possible to argue that the last few centuries have created a powerful overall zeitgeist, the spirit of time, that unites local and global, individual and collective, and internal and external realities across the globe. These under currents help to interpret present day paradoxes, ambiguities and contradictions, all of which are at the core of latent and explicit conflicts and antagonisms, blocking eventual possible solutions to emerge and develop.
- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Alcohol consumption and night-time leisure among brasilian studentsPublication . Freitas, Heloisa; Henriques, Susana; Uvinha, Ricardo R.; Lusby, Carolin; Romera, LianaRecreational drug use is recognized by the World Health Organization as the consumption of alcoholic beverages, carried out by a portion of youth during leisure contexts. This research aimed at knowing the types of recreational drug use of a population of young Brazilian university students. This is an exploratory and quantitative research, developed through an anonymous and semi-structured questionnaire. The sample consisted of 217 university students, aged 18 to 24 from a public university in the city of Vitoria- Brazil. The results showed that the recreational uses of substances occur mostly during leisure time. Such scenarios represent, for these young people, the possibility of rupture with daily life and the adult universe, characterized by the imposition of rules. For a young group, night-time leisure represents an important context of sociability and alcohol consumption. Among those surveyed, 63.6% consumed alcoholic beverages at night outings and 45.1% almost every weekend. Regarding the pattern of use, 49% consume binge drinking, especially when drinking in informal spaces such as streets and squares due to the lower regulatory control. The results corroborate that alcohol consumption is related to leisure agendas and address issues such as autonomous expression of identities and lifestyles in contemporary society.
- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional
- Uma análise sobre as políticas públicas e os mercados das Novas Substâncias Psicoativas (NSP)Publication . Henriques, Susana; Guerreiro, Maria das Dores; Silva, Joana PaulaO presente texto retrata, contextualiza e discute o fenómeno das novas substâncias psicoativas. Dá especial enfoque à realidade portuguesa e destaca as políticas públicas, os mercados e contextos, embora fazendo o seu enquadramento em termos europeus e internacionais, já que se trata de uma problemática global. As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) são um fenómeno emergente que consiste no aparecimento ou reaparecimento no mercado de um conjunto de substâncias que, de acordo com a sua composição química, formas de uso e meios de aquisição, se assemelham às drogas convencionais, mas com novas particularidades. A sua grande variedade e rápida transformação configuram dificuldades de identificação e delimitação legal e conceptual. Devido a estas características tais substâncias não se encontram referenciadas nas tabelas dos organismos oficiais internacionais. E daqui resulta que não tenham estatuto de ilegais (nem de legais), apesar de serem potencialmente perigosas em termos de saúde pública e, por isso, tenham vindo a merecer atenção social, em termos de políticas públicas e também da comunidade científica. Começa-se por enquadrar o fenómeno das NSP em termos das políticas públicas a nível nacional e dos organismos europeus (EMCDDA) e internacionais (UNODC) com responsabilidades sobre este campo. Procura-se, de seguida problematizar a delimitação conceptual das novas substâncias psicoativas, destacando as dificuldades associadas a tal exercício. Num terceiro ponto abordam-se os mercados das NSP, com destaque para o papel da dimensão virtual potenciada pela expansão das tecnologias digitais e da internet. As conclusões apontam para a necessidade de mais investigação com impacto nas políticas públicas e nas estratégias de intervenção, tornando-se mais focadas, designadamente ao nível da prevenção. Este texto constitui um contributo para a definição e evolução do enquadramento legal do fenómeno das novas substâncias psicoativas.
- Beyond Corporate Social Responsibility (CSR) and shareholder theory: contesting the relevant context of sustainabilityPublication . Jacquinet, MarcCorporate social responsibility (CSR) has not just become mainstream practice for multinational corporations, it has also become the dominant discourse of responsibility and social obligation on the behalf of private firms, conflating the deeper questions of moral obligation into a management tool, both for communicating and compensating the impact of business as usual. Related to CSR and the literature on sustainable development, the notion of sustainability has two opposite conceptions, one weak, maintaining the practices and objectives of corporations unaltered, with a marginal technological fix, in a context of global warming and growing ecological footprint, and the other, called strong sustainability, that considers that technological progress is not enough. In the latter the very purpose of corporations, their responsibility and their actions have to be thoroughly reconsidered. This paper starts with a characterization and criticism of the concept of corporate social responsibility and business ethics.
- Building a framework based on european quality standards for prevention and e-learning to evaluate online training courses in preventionPublication . Henriques, Susana; Broughton, Natalie; Teixeira, António; Burkhart, Gregor; Miovský, MichaelPrevention practitioners are required to develop their skills and competencies in response to recent advances in prevention science. It is thus important to develop training programmes which ensure the development of a prevention workforce. Aiming to respond to this need, the Specialised Training Course in Addictions Prevention is based on the European Universal Prevention Curriculum (EUPC) and delivered online. In view of this being the first online course based on the EUPC, the absence of training programmes for prevention practitioners in Portugal, and the significance of international guidelines in these two domains (prevention and online distance learning), it was considered important to create a framework which supports the evaluation and monitoring of the course. This paper presents a framework for the evaluation of the specialised training course in prevention based on two models: the European Drug Prevention Quality Standards, and the adaptation of the European Standards and Guidelines to digital programmes and courses – Considerations for Quality Assurance of E-learning Provision. Given the importance of quality assurance in contemporary society, the framework presented in this paper is a tool that may be useful for evaluating other online distance learning programmes which focus on the professional development of prevention practitioners.
- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- A chegada de refugiados a Portugal em 2015: olhares nas redes sociais em media portugueses face à “Crise”Publication . Santos, Nuno; Sousa, Lúcio; Vieira, Cristina PereiraOs conflitos ocorridos no Médio Oriente e Norte de África provocaram a fuga, em número fora do comum, de pessoas com rumo à Europa no ano de 2015. Este fenómeno, que ganhou uma visibilidade acrescida nos media europeus, criou um conjunto de procedimentos e sentimentos antagónicos em relação aos refugiados: solidariedade e humanitarismo por um lado, hostilidade e incompatibilidade por outro. O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais em comentários proferidos num conjunto de notícias acerca da chegada de um grupo de refugiados a Lisboa, partilhadas na rede social do Facebook, por alguns media portugueses. Os resultados indicam que, apesar da manifestação pública de solidariedade com que Portugal é associado, assim como manifestações de solidariedade nas redes sociais dos media, subsiste uma hostilidade em relação aos refugiados, atribuindo-lhe determinados comportamentos com base em interpretações simplistas e estereotipadas.
- Ciência da prevenção e qualificação para a intervençãoPublication . Henriques, Susana