Centro de Estudos Globais
Permanent URI for this community
O Centro de Estudos Globais (CEG-UAb), é um centro novo criado em 2021 e decorre do trabalho de investigação realizado nos últimos cinco anos no âmbito da Cátedra FCT Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), presentemente continuado na Cátedra CIPSH de Estudos Globais e pretende enquadrar e potenciar a investigação em desenvolvimento no âmbito do Programa Doutoral de Estudos Globais, em cooperação com outros programas de formação avançada da Universidade Aberta, e tendo em conta as suas parcerias internacionais em funcionamento e as suas iniciativas científicas e pedagógicas, através da realização de projetos de investigação com a participação de investigadores em formação avançada, em cooperação estreita com especialistas nacionais e internacionais.
News
O Centro de Estudos Globais (CEG-UAb) tem como objetivo geral contribuir para a adequada compreensão dos processos e dinâmicas da globalização, focando-se nas relações complexas entre contextos locais, nacionais e internacionais, com o propósito de investigar para uma globalização de rosto mais humano e de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, em termos culturais, sociais, económicos e ambientais. Como novo centro que se inscreve no espírito e nas dinâmicas do seu tempo, assume, entre os seus valores, um forte compromisso com o respeito pelos direitos humanos, a liberdade dos povos e o combate aos desequilíbrios, desigualdades e violências, numa perspetiva inter e transdisciplinar.
Os professores e investigadores envolvidos na criação do CEG-UAb consideram que a inovação é a característica principal das suas atividades, em linha com a estratégia de desenvolvimento científico da Universidade Aberta. O modelo de ensino a distância da Universidade permite um compromisso com as novas dinâmicas da ciência aberta e condições favoráveis de pesquisa num contexto global, possibilitando a criação de uma rede de interessados nesta área emergente.
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional
- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- Conversas Abertas na Universidade. Igualdade, Expressão e Identidade de GéneroPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroPara falar sobre Igualdade de Género, a jornalista Teresa Botelheiro convidou a professora Cristina Pereira Vieira, docente da Universidade Aberta. A convidada é doutorada em Sociologia e fala sobre as questões sociais que se levantam em torno de um tema que está na ordem do dia.
- Diagnosticar o género: desenvolvimento social a partir de princípios de igualdade e não-discriminação em função do sexo e da orientação sexualPublication . Vieira, Cristina PereiraA partir do entendimento de que o conceito de Diagnóstico Social implica fotografar, ou analisar com precisão e objetividade, o social, dirigimos especificamente a nossa atenção para uso desta ferramenta nas questões da igualdade de género e da não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual - com a consciência das implicações diretas na promoção do desenvolvimento da sociedade.
- Diagnóstico intra-organizacional: a sexualidade no quotidiano da pessoa idosa institucionalizadaPublication . Ribeiro, Ana; Vieira, Cristina PereiraA velhice é uma construção social, como tal o seu entendimento tem variado ao longo do tempo, em cada momento histórico e no mesmo espaço de tempo, nas diferentes realidades sociais e culturais (Vieira, 2012). A velhice deve ser compreendida na sua totalidade e nas suas múltiplas dimensões, ou seja, ela é uma etapa do curso da vida na qual ocorrem modificações de ordem biopsicossocial, que afetam as relações do indivíduo com o seu contexto social (Queiroz, 2010). Para compreender a realidade e o significado da velhice é indispensável pensar qual o lugar que lhe é atribuído e qual a imagem que se tem dos que lá permanecem, em diferentes períodos, lugares e cultura (Beauvoir, 1970). Hoje, o aumento do número de idosos implica necessariamente pensar qual o papel que estes ocupam na sociedade e de que forma esta poderá dar respostas que permitam um “envelhecimento bem-sucedido”...
- Diagnóstico social: reflexões teóricas e desafios empíricos. redes, género e desenvolvimento socialPublication . Fialho, Joaquim; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Vieira, Cristina CoimbraA presente publicação reúne um conjunto de textos apresentados no IV Encontro do Programa Circulação de Saberes: uma iniciativa organizada em conjunto pela Delegação Regional do Porto, da Universidade Aberta e pela Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – nesta edição juntaram-se ainda outras instituições parceiras, nomeadamente: o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Pólo da Universidade de Évora e o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/ISCSP. O espaço Circulação de Saberes, que está a ser implementado desde novembro de 2015, tem como objetivo principal criar espaços de debate e produção de conhecimento sobre diferentes áreas temáticas das Ciências Sociais e Humanas, nos seus múltiplos aspectos e em contextos variados. Neste cenário, tem sido possível proporcionar momentos de debate e de conhecimento, aproveitando as sinergias do pensamento combinado dos vários participantes, numa discussão aberta e interativa, com o propósito de aproximação entre Academia e o Saber Técnico, de diferentes agentes de instituições/setores que interagem diretamente com a sociedade em múltiplos contextos profissionais. A IV edição deste programa, que decorreu nos dias 02 e 03 de junho de 2016, nas cidades de Coimbra e do Porto, respetivamente, procurou discutir a problemática do Diagnóstico Social associado a reflexões teóricas e aos desafios empíricos no Género, Saúde, Envelhecimento e Desenvolvimento Social. Nomeadamente, o que se propôs foi a reflexão do conceito de Diagnóstico Social, a partir do seu uso como ferramenta de intervenção social, naturalmente contextualizada a partir da crescente complexidade dos problemas sociais, que colocam aos diferentes agentes um conjunto de desafios que importam compreender. Neste sentido, o uso desta ferramenta permite conhecer a realidade social, desocultando e interpretando a sua complexidade. Paralelamente, há que refletir sobre formas de realização do diagnóstico especialmente numa abordagem a partir de diferentes problemáticas, mas também há que pensar na realização do diagnóstico como um processo de apuradamente de medidas e de programas, no âmbito de políticas setoriais ou transversais, pensadas no sentido da promoção de direitos humanos e do desenvolvimento social. Trata-se, pois, de uma obra que pretende promover uma reflexão aprofundada nesta área, combinando sinergias de investigadores e profissionais que vêm desenvolvendo atividades neste domínio. O capítulo I, intitulado Diagnóstico Prospetivo: teoria, métodos e pistas de aplicação, da autoria de José Saragoça, Joaquim Fialho e Carlos Silva, abre este livro, discutindo a prospetiva enquanto abordagem dos future studies e as potencialidades da sua aplicação no diagnóstico social enquanto base de intervenções orientadas para o desenvolvimento estratégico e amplamente participado das organizações e dos territórios que pretendem intervir em busca de um futuro desejável. Cristina Pinto Albuquerque assina o segundo capítulo, A dimensão estratégica do diagnóstico como mecanismo de desenvolvimento social, assumindo o diagnóstico social, simultaneamente, como uma ferramenta e um processo que permite não apenas conhecer e caracterizar os vários contextos e os respetivos constituintes e conexões, mas também perspetivar e analisar os obstáculos ou constrangimentos que os mesmos podem comportar. Sob este prisma, e como a autora defende, a relevância estratégica do diagnóstico é a possibilidade de orientar, de forma implícita ou explícita, a ação e as decisões que enquadra ou permite justificar, bem como de comportar alternativas e recomendações e de poder conduzir a novos estudos e aprofundamentos. Por sua vez, no terceiro capítulo, Descodificando interações sociais. A análise de redes sociais aplicada ao diagnóstico social, os investigadores Joaquim Fialho, José Saragoça e Carlos Alberto da Silva procuram demonstrar as potencialidades da análise de redes sociais enquanto metodologia passível de utilização na elaboração de diagnósticos sociais. Cristina Pereira Vieira, também organizadora desta obra, no quarto capítulo, “Diagnosticar o Género”: Desenvolvimento social a partir de princípios de igualdade e não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual, aborda o uso do diagnóstico social nas questões da igualdade de género e da não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual, analisando as implicações diretas na promoção do desenvolvimento da sociedade. Finalmente, no quinto capítulo, Diagnóstico de Género na promoção de Direitos Humanos, Dália Costa, debruça-se sobre a questão da realização de um diagnóstico de género para a promoção de Direitos Humanos, que implica, necessariamente, partir dos princípios universais definidos no principal instrumento de consagração de direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, designadamente dignidade, integralidade, igualdade e não discriminação. Do conjunto destes contributos resulta, pois, um menu de possibilidades que se pretende sejam ilustrativas da importância do diagnóstico social enquanto elemento desconstrutor da complexidade da realidade social. J. António Moreira Cristina Coimbra Vieira Cristina Pereira Vieira
- Direitos humanos em Portugal: história e utopia – Das origens à Época ContemporâneaPublication . Jesus, Susana Mourato AlvesA presente análise crítica apresentada, de âmbito diacrónico e em permanente diálogo com o contexto internacional, atravessa a época que preparou o reino de Portugal para a Contemporaneidade, numa transição fundamental entre o denominado Antigo Regime e a Era Constitucional. Pretende trazer à luz uma visão panorâmica e representativa, nomeadamente entre os sécs. XVIII e XIX, da emergência da ideia de direitos do homem em território nacional, expressão anterior dos direitos humanos afirmados a partir de meados do séc. XX no mundo ocidental e por todo o mundo globalizado. As tensões encontradas ao longo deste percurso, entre as teorias e as práticas, entre influxos e regressões, entre sintonias e debates, entre correntes de pensamento e concretizações políticas, entre o pensar e o viver os direitos humanos, parecem demonstrar que a busca por esse horizonte utópico que em última instância pretende defender planetariamente a eminente dignidade da pessoa humana continua a ser um campo fértil de pesquisa, não só pelas linhas de investigação e análise de fontes que continuam a merecer investigação aprofundada, mas também pelas questões e desafios que continuamente o presente tema nos dias de hoje levanta.
- Domestic violence against LGBTI people: perspectives of Portuguese education professionalsPublication . Sousa, Edgar; Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Vieira, Cristina Pereira; Borges, Janete S.; Rodrigo, Costa; André, LiraLesbian, gay, bisexual, trans and intersex (LGBTI) people are more likely to be exposed to domestic violence than the rest of the population. Using a descriptive qualitative methodology, 28 professionals from the educational sector, aged between 28 and 64 years old (M = 44.5), were interviewed to describe and understand their perspectives on the sector’s ability to support, intervene and get involved with LGBTI people and, particularly, with victims or former victims of domestic violence. Through a thematic content analysis, three main themes emerged: (i) life trajectories of LGBTI people; (ii) domestic violence perpetrated against LGBTI people; and (iii) training of the educational sector to intervene with LGBTI people. The results show that Portuguese education professionals are not trained to recognize and intervene with LGBTI people and, in particular, with those who are victims of domestic violence, since they are unaware of the existence of protocols and/or guidelines for detecting and preventing risk situations among students. Furthermore, the curricular plan fails in the coverage of domestic violence and LGBTI-related topics, although the National Strategy for Citizenship Education has been implemented in Portugal since 2017. Findings suggest the need to invest in education professionals’ training.
- EditorialPublication . Henriques, SusanaÉ com um sentimento misto de orgulho e responsabilidade que, através do presente editorial, vos apresento o mais recente número da Revista Refas – Revista Fatec Zona Sul. Responsabilidade, porque se trata de uma revista científica prestes a completar uma década de existência. Durante este período temporal reuniu um arquivo de quase três centenas de artigos, em língua portuguesa, mas também em língua espanhola e em língua inglesa. A autoria destes artigos é igualmente diversa entre docentes, investigadores, discentes, colaboradores, tendo por base programas de mestrado, doutorado, cursos de graduação e tecnológicos. Enfim, uma enorme diversidade que se traduz em riqueza de conhecimento produzido e aqui partilhado. Orgulho por apresentar mais uma edição de elevada relevância científica. A presente edição mantém a organização dos artigos em função das áreas definidas no “Foco e Escopo” da Refas – Revista Fatec Zona Sul. A saber: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Logística e Temas Relacionados.
- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »