Linguística / Linguistics
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Linguística / Linguistics by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- Apresentação [do] Dossiê "O Português como Língua Pluricêntrica"Publication . Ribeiro, Alexandre do Amaral; Almeida, Carla Aurélia de; Osório, PauloA escolha da temática para este dossiê – O Português como Língua Pluricêntrica – prende-se com as motivações que esta questão suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada. O presente texto visa apresentar o dossiê “Português como Língua Pluricêntrica" editado por Alexandre Ribeiro; Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório em 2022, que está integrado no número temático intitulado "Português: Língua de Muitas Pátrias" da revista Caderno Seminal Digital, nº42, revista eletrónica do Instituto de Letras e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Publicações Dialogarts), julho de 2022 [e-ISSN: 1806-9142].
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho reflete sobre as realizações de atos de fala e de estratégias de delicadeza a partir de um corpus composto por diálogos realizados por alunos de Português Língua Não Materna de níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 em Hamburgo, Alemanha. O trabalho tem como objetivo observar o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos de fala e estratégias de delicadeza produzidas pelos alunos de Português Língua Não Materna em interações desenvolvidas em diferentes contextos.
- Azares, riscos e culpas: representações sobre o operário da construção civil acidentado na imprensa portuguesa (1996-2017)Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de 1218 notícias recolhidas no arquivo do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção e Madeiras, Mármores e Pedreiras, Cerâmicas e Materiais de Construção de Portugal, num período temporal entre 1996 e 2017, no presente texto, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos a respeito de casos singulares de acidentes de trabalho. O levantamento das estratégias discursivas mobilizadas por diferentes agentes que apresentam uma pluralidade de perspetivas sobre os acidentes de trabalho (representantes patronais e empresários, sindicalistas, colegas de trabalho ou familiares, inspetores de trabalho e técnicos de segurança, entre outros) permite compreender a organização e o funcionamento destes discursos. Detetámos, assim, três importantes operadores de explicação e de imputação dos acidentes de trabalho: o azar, o risco e a culpa. Embora trazidos com prioridade por distintos interlocutores, estas noções concentram uma nuvem de significados que pode ser perspetivada com mais detalhe mediante a análise linguística do seu uso em contexto discursivo.
- Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluênciasPublication . Costa, Renata; Seara, Isabel; Seara, Isabel Roboredo; Costa, Renata FerreiraHodiernamente constatamos que as cartas manuscritas se encontram em vias de extinção: raros são os que mantêm esse hábito secular de transpor para a folha em branco os diálogos in absentia que, durante milénios, foram um dos meios privilegiados de comunicação. O advento da era digital mudou as nossas práticas de interação escrita no quotidiano e, desde as mensagens de correio eletrónico aos diferentes aplicativos para diálogos curtos, fragmentários, assiste-se ao ressurgimento do modus epistolaris e destes textos nómadas paradoxais. Este número da revista Linha d’Água tem precisamente como objetivo analisar, numa perspetiva pluridisciplinar e interdisciplinar, a atualidade do epistolar e perscrutar as metamorfoses que se vêm operando com a emergência das formas digitais. Várias dimensões de investigação sobre o epistolar suscitam elevado interesse: desde logo, o questionamento da carta como texto fragmentário, como texto autobiográfico, como documento histórico e sociológico de elevado valor.
- Comunicação oral em evento científico online: uma sequência didática para o letramento do discurso oral formalPublication . Silva, Simone Souza Cunha da; Seara, Isabel
- Comunicar conhecimento científico em dissertações de mestrado: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Moiteiro Marques, Miguel; Silva, Paulo Nunes da; Maior, Dionísio Vila; Novo, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey; Bello, Rosário Lupi; Dix, SteffenNo presente estudo, selecionou-se um corpus de 520 dissertações de mestrado de universidades públicas portuguesas, distinguindo-se áreas disciplinares de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM) e Ciências Sociais e Humanas e Humanidades (CSHH). O objetivo consistiu em analisar contrastivamente a língua de comunicação, a estrutura macrotextual, a extensão dos textos e o uso de recursos como figuras e tabelas. Inscrevendo-se na área da Linguística do Texto e do Discurso, foram adotados contributos teóricos diversos: de Bronckart (1997), Adam (2008), Maingueneau (2014) e Swales (2004). Os resultados indiciam tendências específicas nas duas áreas consideradas: uso de português, estruturação macrotextual por tópicos e textos mais extensos nas CSHH, em contraste com o uso predominante de inglês, adoção de planos de estruturação mistos e textos menos extensos nas CTEM.
- A construção do discurso em ambientes digitais: contributos para o estudo dos rituais verbais de indelicadezaPublication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho inscreve-se no âmbito da Sociopragmática (Haugh, Kádár & Terkourafi, 2021) e tem como objeto de análise um corpus de interações verbais em ambientes digitais, considerando os mecanismos linguístico-discursivos da indelicadeza verbal que ocorrem no comentário da rede social do Facebook. O estudo tem por base uma análise linguística das estratégias discursivas que configuram, por um lado, a credibilização da imagens do enunciador e, por outro lado, o modo como discursivamente se realiza o descrédito do alocutário visado. Assim, o estudo dos usos linguísticos nas redes sociais permite compreender as dinâmicas e as relações sociais que aqui se estabelecem, possibilitando o levantamento de regularidades discursivas desenvolvidas pelos seus utilizadores e a verificação do modo como a indelicadeza (Culpeper, 2013; Culpeper & Haugh, 2021, p. 315) e o discurso do ódio (Culpeper, 2021) são lexicalizados no contexto específico da comunicação mediada por computador (CMC).
- Cultivar a polidez verbal: declinar a gramática da cortesiaPublication . Werneck, Leonor dos Santos; Seara, Isabel; Neves , Herbertt; Pedrosa, Otávia; Guimarães, Lílian Melo; Filho , Ricardo Rios BarretoNesta entrevista com a Professora Doutora Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara, apresentamos alguns temas das suas pesquisas recentes na área de Linguística, especialmente interação e violência verbal. Seu extenso currículo, resumido a seguir, explicita sua estreita relação com pesquisadores brasileiros, latinoamericanos e europeus, demonstrada em inúmeros artigos e livros publicados em diversos países. Suas pesquisas abordam, principalmente, temas associados à Pragmática, à Análise do Discurso, ao ensino de Língua Portuguesa e ao uso de tecnologias na educação. Especialmente em relação ao e-learning, a professora Isabel Seara tem oferecido e coordenado cursos a distância – MOOC (Massive Online Open Course) – disponíveis na plataforma da Universidade Aberta (https://aulaberta.uab.pt), que atendem milhares de alunos de diversos países. O impacto de suas pesquisas pode ser percebido pelas parcerias com várias universidades – dentre as quais destacamos as brasileiras USP, UFRN, UNICAMP, PUC-SP, UFC –, pelas dezenas de orientandos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, pelas publicações em renomados periódicos e em livros que figuram como referência bibliográfica obrigatória em cursos de Letras e, ainda, pelos prêmios que recebeu.
- O debate presidencial de 2021 entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e de persuasãoPublication . Braz, Ana; Marques, Isabelle SimõesWe are looking at a linguistic-discursive analysis of the most recurrent strategies of argumentation and persuasion in the TV debate of January 6, 2021 for the 2021 presidential elections in Portugal. In this debate, two candidates are opposed, namely Marcelo Rebelo de Sousa - President of the Republic at the time, and in the meantime elected for a second term - and André Ventura, deputy of the Assembly of the Republic and candidate for the Chega party. Our analysis focuses on the manipulation strategies used by both speakers and candidates. The images that the political opponents build of themselves and of their opponent in and by discourse, the emotions that their words arouse, the predominant discursive topic, the main axiological values of the lexemes and expressions used, and the ways of refuting facts and views conveyed in the different verbal exchanges are studied. The present work is part of the perspective of discourse analysis (Kerbrat-Orechioni, 2005 and 2014), as well as within the framework of the study of argumentation, namely argumentation in the political discourse, in the path of Amossy (2000) and Plantin (1996), considering the contributions of Charaudeau (2005, 2008 and 2016) on the political discourse and Marques on the Portuguese political discourse (2009, 2013 and 2017).
- Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio de 2022Publication . Inácio, Alexandre; Ramos, Ana Marta; Batoréo, Hanna; Bello, Maria do Rosário Lupi; Vila Maior, DionísioO Departamento de Humanidades da Universidade Aberta tendo em consideração um dos seus desígnios fundacionais isto é a defesa e a promoção da Língua Portuguesa associou-se às celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de Maio com a organização de um evento na Sala de Atos da Universidade Aberta. O programa das comemorações foi constituído por duas partes. A parte da manhã contou com a presença da professora Isabel Falé enquanto organizadora do evento, do diretor do Departamento de Humanidades, professor Dionísio Vila Maior e do vice-reitor para o Ensino, Formação e Organização, professor José Sales. As comunicações estiveram a cargo de Alexandre Inácio e Ana Marta Ramos, enquanto estudantes da UAb, e foram moderadas pelo professor Paulo Nunes da Silva. Na parte da tarde, as comunicações foram efetuadas por três docentes do Departamento de Humanidades que fazem da Língua, Linguística, Literatura e Cultura Portuguesas os seus objetos de investigação e ensino: Hanna Batoréo (Linguística Portuguesa e Português Língua Não Materna), Maria do Rosário Lupi Bello (Literatura e Cultura Portuguesas) e Dionísio Vila Maior (Literatura e Cultura Portuguesas). Regista-se ainda momento de debate entre conferencistas e a audiência, no fim da 1.ª parte e depois das duas primeiras conferências da 2.ª parte. A moderação da 2ª parte (à tarde) esteve a cargo do professor Mário Filipe.