CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Antropologia filmica e pesquisa em saúdePublication . Serafim, José Francisco; Ramos, NatáliaA utilização da imagem em movimento na pesquisa em Saúde vem colocar desafios e mudanças ao nível da observação direta e diferida, da descrição e da linguagem, da análise e da comunicação, fornecendo importantes contributos para o desenvolvimento do conhecimento, tanto ao nível da pesquisa como no âmbito da intervenção e formação em saúde.
- Apresentação. A voz dos avós: família e sociedadePublication . Ramos, NatáliaApresentação de questões relacionadas com a família, a sociedade, o envelhecimento e as relações intergeracionais, nomeadamente entre avós e netos.
- Canções, ritmos e gestos de embalar: tecendo vínculos, afetos e relações de alteridadePublication . Ramos, NatáliaNos horizontes e espaços de alteridade, vislumbram-se diferentes rostos, sujeitos e interfaces, tecem-se subjetividades, vínculos, afetos e identidades, relações objetais, interpessoais, comunicacionais, intrafamiliares, intergeracionais e de alteridade muito precoces entre a mãe e a criança e outros familiares e cuidadores. Constrói-se um valioso património e espaço relacional, transicional, familiar, psicoafetivo, terapêutico, educacional, cultural, musical e poético, onde vozes, ritmos e gestos de embalar desempenham um papel estruturante e função fundamental para o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento psíquico e físico do ser humano. As canções de embalar, de "acalentar", de "ninar", como são designadas nos países lusófonos, particularmente em Portugal e no Brasil, "lullaby songs", nos países anglófonos, "berceuses", nos países francófonos, são melodias e cantos milenares transmitidos de geração em geração, sobretudo através da cultura oral, no seio das famílias pelas gerações femininas, mães e avós, constituindo reportório ancestral cultural, psicológico e afetivo estruturante e enraizado no imaginário individual e coletivo, nas práticas de cuidados, de educação e de desenvolvimento infantil e na relação afetiva da díade adulto-criança. Em Portugal e através dos tempos e dos diferentes lugares do planeta, constituem espaços e expressão de afeto, proteção, segurança, criatividade, alteridade, vinculação e sensibilidade individual e familiar, bem como elementos da cultura e tradição de cada sociedade. A música, o canto, os ritmos sonoros, são importantes meios expressivos, subjetivos e interativos, fundamentos de uma comunicação primária, precoce e universal, sendo que o ambiente sonoro-musical acompanha a vida humana desde o nascimento e ainda no útero materno. O ambiente sonoro e rítmico faz parte do meio que nos rodeia desde muito cedo: absorvemo-lo de forma inconsciente, antes mesmo do nascimento, no útero, no ventre materno, pois o ambiente acústico uterino constitui um universo sonoro único e rico, que proporciona ao feto uma grande diversidade de sons externos e internos. Cada um traz em si, desde a sua existência, a memória do coração materno, e este batimento regular produz uma sensação de segurança, de reencontro e de bem-estar físico e psíquico. Na cultura portuguesa valoriza-se a importância dos cantos, ritmos e gestos de embalar, deste envelope sonoro e postural, nas atividades de maternagem, na relação entre o eu e o outro, nas interações e comunicação precoce, proporcionando um espaço afetivo, de cuidado, de desenvolvimento psicoemocional, cognitivo, físico e social, de harmonia e de reconforto, de construção e transmissão psíquica, cultural e intergeracional.
- Competências socioculturais na adaptação dos portugueses residentes no MéxicoPublication . Rodrigues, Charles; Figueiredo, Paula Carvalho de; Ramos, NatáliaOs estudos sobre o processo de aculturação de comunidades migrantes são cada vez mais relevantes, considerando que permitem entender as experiências que resultam da convivência entre indivíduos (ou grupos) e o desenvolvimento de sociedades interculturais. O objetivo deste trabalho foi indagar sobre as competências socioculturais na adaptação de emigrantes portugueses residentes no México. Quanto ao método, esta foi uma investigação transversal e exploratória, com um enfoque quantitativo, com 81 participantes selecionados por conveniência; cuja avaliação foi realizada através da Escala de Adaptação Sociocultural (SCAS, Sociocultural Adaptation Scale), um questionário com variáveis sociodemográficas e situacionais migratórias e a escala de proficiência linguística. Dos resultados significativos destaca-se a variável situacional migratória, experiências transculturais anteriores, que contribui para uma melhor adaptação, nos âmbitos da comunicação interpessoal e do envolvimento comunitário; corroborando que os portugueses apresentam competências socioculturais que lhes facilita o envolvimento com os indivíduos da cultura de acolhimento e, assim, estabelecer relações sociais bem-sucedidas.
- A comunicação médico doente: o impacto da informação em doentes hospitalizadosPublication . Amaral, Maria da Luz Melo; Ramos, NatáliaA comunicação entre o técnico de saúde-doente é a base de todo o tratamento médico. Os resultados da investigação sugerem que os doentes informados ficam mais satisfeitos e tendem a aderir mais às recomendações dos técnicos de saúde. Os médicos, por seu turno, necessitam que os doentes sejam capazes de expor os seus problemas de forma clara, de modo a avaliarem a sua situação clínica e definirem um plano de intervenção ajustado às suas necessidades físicas e psicológicas. O presente estudo analisa o impacto psicológico da informação sobre o diagnóstico, medido pelo grau de satisfação em doentes hospitalizados. Duzentos e trinta e três doentes foram seleccionados de acordo com uma amostra não probabilística sequencial. A informação factual foi recolhida através de uma entrevista semiestruturada e validade a partir dos dados registados na sua ficha clínica. A satisfação foi medida por uma escala de tipo Likert. O estudo demonstrou que a maioria dos doentes possuía pouca informação sobre a situação clínica e que os doentes mais informados estavam mais satisfeitos.
- Desafios da educação a distância em tempos de pandemiaPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.
- A diversidade cultural na cidade: problemas e desafiosPublication . Ramos, NatáliaNo mundo global contemporâneo as questões da diversidade cultural, da mobilidade das populações e das relações interculturais estão no centro da preocupação dos Estados, das populações e da academia, vindo colocar novas questões e desafios às sociedades, às diferentes organizações e serviços, às políticas do século XXI nos diferentes sectores e à gestão das cidades e aspirações dos seus cidadãos. As políticas públicas e as cidades terão de dar resposta às problemáticas, complexidades e necessidades criadas pelas novas realidades sociais, culturais, sanitárias, educativas, familiares e políticas, resultantes nomeadamente do número crescente de populações migrantes e refugiadas que afluem às cidades e partilham espaços, atividades e o quotidiano. Tanto a globalização, como a mobilidade das populações e a urbanização, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre diferentes grupos étnico-culturais e modos de vida, particularmente nas cidades, colocando grandes desafios à gestão da diversidade cultural, do espaço, das identidades e dos conflitos, bem como às necessidades e promoção da integração, qualidade de vida e bem-estar psicológico e social dos indivíduos e grupos, nacionais e migrantes.
- Educação e comunicação na prevenção, segurança e saúde no trabalhoPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Patricio, OlívioO crescimento e a diversificação de riscos na sociedade contemporânea têm solicitado cada vez mais a ação e a aplicação aos riscos profissionais na segurança e proteção da saúde. Promover a saúde e a segurança no local de trabalho implica informar todos os intervenientes sobre as ações com esse objetivo utilizando diversos canais de comunicação (tais como cartazes, painéis informativos, intranet, reuniões, etc.), assim como diferentes tipos de formação. A promoção da segurança e saúde no local de trabalho baseia-se numa cultura saudável que exige uma gestão adequada do risco, implicando o risco a interação pessoa/trabalho, a possibilidade de que um trabalhador sofra um dano provocado pelo trabalho, constituindo-se assim como uma dimensão intrínseca à atividade. A formação e a informação têm uma importância fundamental na metodologia da prevenção e daí o relevo que lhes é dado na legislação e nos planos, estratégias e políticas nacionais e europeias, como veremos neste texto. Incluir na educação a temática da saúde e segurança no trabalho constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e segurança, através do ensino das crianças e dos jovens adultos no sentido de viverem e trabalharem com mais segurança e qualidade. É importante uma abordagem multi/interdisciplinar integrada da SST, tendo em conta o bem-estar físico, mental e social das mulheres e dos homens nacionais e estrangeiros no trabalho, em todos os setores, público, privado e terceiro setor, e, sobretudo na economia informal. Esta abordagem global é fundamental no que respeita aos riscos novos e emergentes de SST, como o crescimento de riscos psicossociais, fruto das novas configurações laborais face a uma economia mutável, bem como para garantir um desenvolvimento económico e social sustentável. Para implementar programas e políticas de reforço da prevenção de acidentes e doenças profissionais são indispensáveis ações de divulgação e sensibilização, a melhoria contínua dos sistemas de SST, assim como o aperfeiçoamento de estratégias preventivas. É necessário um trabalho de sensibilização nas empresas que conduza a maior consciencialização de todos os envolvidos dos riscos e perigos associados ao ambiente de trabalho e aprendendo a evitá-los, e a boas práticas para garantir que empregadores e representantes dos trabalhadores encontrem soluções nos locais de trabalho que previnam os riscos laborais. Para desenvolver e sustentar uma cultura de prevenção em matéria de SST, é preciso melhorar a utilização dos meios disponíveis para favorecer a informação, a comunicação e o conhecimento dos riscos, assim como o modo de os prevenir e controlar. Meios de comunicação como a internet, as aplicações em linha e as redes sociais oferecem uma variedade de instrumentos que podem promover mais possibilidades para chegar a um número maior e mais diversificado de trabalhadores, nomeadamente aos mais jovens. Os aspetos multidimensionais da saúde e da qualidade de vida devem ser conjugados com políticas públicas e privadas eficazes, europeias e nacionais, que respondam aos principais desafios da saúde ocupacional na atualidade.
- Envelhecimento ativo, digno e saudável: voz dos idosos sobre discriminação e violênciaPublication . Brito, Emília; Ramos, Natália; Oliveira, Albertina Lima deA população mundial, desde meados do século XX, sofreu alterações significativas que têm conduzido ao envelhecimento da população, sendo esta também a realidade na Europa e em Portugal em que o número de idosos tem aumentado. Com este estudo pretende-se contribuir para uma reflexão fundamentada sobre a discriminação e violência contra os idosos, a promoção dos seus direitos, saúde e bem-estar, bem como combater as diferentes formas de violência e discriminação através da sua prevenção.
- Envelhecimento, apoio social e programas intergeracionais: um estudo sobre atividades de voluntariadoPublication . Oliveira, Albertina Lima de; Villas-Boas, Susana; Ramos, NatáliaApresentam-se alguns resultados de uma investigação realizada na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto, sobre envelhecimento e implementação e desenvolvimento de programas intergeracionais nesta comunidade, nomeadamente sobre apoio social, particularmente sobre atividades de voluntariado formal e informal.
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