Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "04:Educação de Qualidade"
A mostrar 1 - 10 de 19
Resultados por página
Opções de ordenação
- Absentismo docente e gestão escolar: o caso da escola do 2º ciclo do ensino secundário Xavier Samacau na cidade do HuamboPublication . Mande, Domingos Amadeu; Cordeiro, Ana Paula; Jacquinet, MarcO absentismo laboral é um problema que afecta as organizações e se traduz na ausência do trabalhador no seu posto de trabalho. Esta dissertação tem como objectivo identificar os factores que estão na base do absentismo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário do Município do Huambo / Angola. O primeiro capítulo aborda o trabalho docente, clarificando conceitos relacionados com o absentismo laboral na perspectiva de vários autores, identificando os factores que concorrem para o absentismo docente, as suas consequências no processo educativo e de combate ao absentismo. De seguida aborda-se a satisfação no trabalho, e os factores que lhe estão associados. Do ponto de vista metodológico o estudo assume um carácter exploratório de cariz quantitativo e qualitativo através de uma amostra seleccionada aleatoriamente. Os resultados foram processados usando SPSS V.21. No capítulo relativo a apresentação dos resultados, desenvolve-se a análise dos dados, a discussão dos resultados, seguindo-se a conclusão, as limitações e dificuldades encontradas ao longo da pesquisa, recomendações, as referências bibliográficas, e os anexos. De forma geral conclui-se que a falta de incentivos para os professores, o trabalho gerador de desconforto físico e mal-estar psicologico, a falta de reconhecimento dos superiores pelo trabalho que se realiza, a carga horária dos professores da escola, são alguns elementos que contribuem para absenteísmo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário Xavier Samacau.
- Análise das capacidades estratégicas das conserveiras em Cabo VerdePublication . Fortes, Jailton Carlos de Andrade; Porfírio, JoséNos dias que correm, são inúmeros os desafios que as empresas enfrentam competindo em mercados cada vez mais concorrenciais potencializados pela globalização. Este cenário, exige das empresas a implementação de estratégias que garantam vantagens competitivas sustentáveis. Neste âmbito, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade estratégica das empresas conserveiras de Cabo Verde à luz da Visão Baseada em Recursos (VBR), através da aplicação do modelo VRIO (Valioso, Raro, Inimitável, Organizado). O trabalho procura explicar as fontes de vantagem competitivas sustentáveis das empresas conserveiras em Cabo Verde, pois trata-se de um setor muito importante para as exportações nacionais e para a economia no seu todo. Para chegar às conclusões preconizadas, utilizou-se a metodologia qualitativa com estudo multicasos, sendo que, a recolha de dados foi feita através da realização de entrevistas, e pesquisa documental, quer por documentos cedidos pelas conserveiras, como também, documentos de outras entidades. Após a recolha dos dados, as mesmas foram trabalhadas afim de obter as conclusões finais com base na pesquisa bibliográfica efetuada. O estudo foi aplicado as duas empresas do setor e os resultados obtidos revelam que, conforme sugere a literatura, a heterogeneidade dos recursos leva a níveis de desempenho diferentes tendo ficado igualmente evidente que a imobilidade dos recursos e capacidades impedem que os mesmos sejam facilmente adquiridos ou duplicados, devido ao seu custo de aquisição ou às condições históricas únicas.
- Análise do absentismo: contribuição para a gestão de recursos humanos na indústria de refrigerantes : estudo de caso da empresa Coca Cola Bottling Sul de AngolaPublication . Alberto, Priscila Nalembe Tchitomba; Jacquinet, MarcO combate ao absentismo faz parte do planeamento dos Recursos Humanos. O absentismo, está, dentre outros aspetos, intimamente ligado à satisfação no trabalho. Com este perdem não só as organizações, mas, também os empregados, os clientes e o país (sociedade) por afetar a produtividade. O absentismo aumenta os custos, dificulta a concretização dos objetivos, e tem fortes implicações na eficiência e eficácia da empresa. Com base nos pressupostos acima descritos, pretende-se elaborar um estudo a partir de fontes secundárias: relatórios e dados estatísticos da empresa Coca-Cola, no Lubango, livros e artigos que abordam o tema em análise, tendo como recurso o método descritivo, por formas a saber que medidas, ações e políticas a empresa tem adotado para reduzir ou controlar o absentismo e, consequentemente, elaborar recomendações para reforço do plano de gestão do absentismo da empresa Coca- Cola Bottling Sul de Angola.
- A avaliação de desempenho: análise da percepção dos funcionários sobre a avaliação de desempenho : (estudo de caso : Hospital Geral de Luanda)Publication . Tchitchi, João Baptista; Jacquinet, MarcO presente trabalho busca mostrar a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho. A pesquisa teve como propósito de investigar Qual é a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre Avaliação do Desempenho. Sendo assim, a hipótese da presente pesquisa que foi confirmada aponta de que, os funcionários do Hospital Geral de Luanda têm a percepção do sistema da Avaliação do Desempenho como injusto e desonesto; não promove a competitividade e nem a melhoria de competências; desmotiva e promove a baixa qualidade dos serviços de atendimento aos utentes na instituição. O objectivo desta V pesquisa foi de Analisar a Percepção dos Funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho na Instituição. Foi possível realizar a pesquisa recorrendo ao uso de recursos e técnicas estatísticas, assentando-se assim no paradigma da pesquisa quantitativa e optando- se por tipologia de pesquisa proposto pelo Vergara (2006) Quanto aos meios e quanto aos fins. Foi recolhida uma amostra de 103 funcionários de forma aleatória, tendo como instrumento aplicado para a obtenção dos resultados o questionário, com o qual os funcionários desta mesma instituição selecionados de forma aleatória tiveram a oportunidade de expor de forma clara e objectiva qual é a percepão que os mesmos têm sobre a avaliação do desempenho praticado na instituição em que pertencem. Os resultados deste estudo mostram que a avaliação de desempenho não proporciona efeitos positivos para a organização e nem para o pessoal; a mesma é entendida pelos funcionários como um processo mal concebido e conduzido para o alcance dos objetivos e metas em que gostariam de ver em prol de desenvolvimento pessoal e da organização. Pós os mesmos não tem credibilidade nos resultados apresentados porque os avaliadores não dominam os critérios de avaliação e não se comprometem com a avaliação.
- O capital intelectual e a gestão estratégica de recursos humanos no setor público: estudo de casoPublication . Gonçalves, Célia Maria; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO presente trabalho incide sobre o Capital Intelectual e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público. É um tema que assume particular relevância e pertinência nos dias de hoje, uma vez que se vive num contexto de emergência do conhecimento como recurso chave da competitividade empresarial e da melhoria dos seus resultados. Sendo os Recursos Humanos o motor de qualquer organização, torna-se necessário criar condições para o seu reconhecimento e valorização profissional, com vista à motivação dos colaboradores e, consequentemente, à melhoria do seu desempenho profissional. Neste sentido, este trabalho tem como objetivos analisar a importância da gestão estratégica de recursos humanos através do reconhecimento e valorização do Capital Intelectual na performance organizacional e refletir sobre o modo de conceber a avaliação do impacto da gestão dos intangíveis no desempenho do Setor Público. Pretende-se com o presente estudo contribuir, de alguma forma, para a mudança de paradigma em relação ao tema, pois é fundamental que se aposte cada vez mais na educação e na busca insaciável de melhores qualificações por parte dos cidadãos em geral e também perceber o ponto de vista do Setor Público, através de um estudo de caso, sobre o conceito de Capital Intelectual e os seus componentes, em particular o capital humano e a sua aplicação e valorização neste setor, considerando que os estudos realizados sobre o tema em questão têm maior incidência no setor privado do que no setor público. O estudo procura também identificar os meios de valorização e reconhecimento do capital intelectual e dos seus componentes, e a sua importância na performance organizacional, nomeadamente ao nível da gestão estratégica de recursos humanos, sendo a sua natureza intangível, tendo como elemento dominante o conhecimento e que decorre da sua invisibilidade, imaterialidade e caráter maioritariamente tácito.
- Caracterização do empreendedorismo migrante: Ilha da MadeiraPublication . Félix, Nicole Olim; Porfírio, JoséO empreendedorismo é um fenómeno muitas vezes definido como o processo de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, mas nem todos os empreendedores se aventuram na atividade empreendedora pelas mesmas razões e entender as principais causas que levou um indivíduo a se transformar num empreendedor é algo extremamente relevante especialmente no desenvolvimento de projetos, ajudas e medidas político-sociais. Podemos separar os empreendedores em dois grandes grupos: empreendedores por necessidade e empreendedores por oportunidade e esta divisão é importante para garantir que as medidas criadas para incentivar o empreendedorismo estão em conformidade com o tipo de empreendedor presente. Medidas que afetam não só a população nativa, mas também a comunidade migrante que escolheu esse país como local para abrir o seu empreendimento. Algo com uma importância considerável para a Região Autónoma da Madeira, que tem vindo a observar nos últimos anos um aumento significativo do número de migrantes, muitos deles provenientes de países com uma grande ligação histórica à Região Autónoma da Madeira (R.A.M.) Posto isto, este trabalho procura caracterizar a comunidade migrante da Ilha da Madeira com o objetivo de poder facultar informações relevantes para a criação e melhoria de medidas político-sociais de incentivo ao empreendedorismo que tenham em conta o perfil da comunidade migrante da Ilha da Madeira. Concluiu-se que os empreendedores migrantes da Ilha da Madeira são maioritariamente empreendedores por necessidade e que a ligação histórica e familiar com R.A.M. desempenha um papel crucial na sua escolha pela Ilha da Madeira, um fator essencial a ter em consideração nas futuras medidas políticosociais implementadas para incentivar o empreendedorismo migrante. A investigação contribui na sua generalidade para a comunidade científica, pela escassez de trabalhos focados no estudo de empreendedores migrantes e mais concretamente empreendedores migrantes a residir numa ilha.
- Diretiva Seveso: avaliação de medidas de segurança para a prevenção de acidentes gravesPublication . Martins, Rui Alberto Reis; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Sousa, Ivo Dias deAo longo dos tempos, a industrialização tem provocado, um pouco por todo o mundo, acidentes industriais de grandes dimensões que trazem graves consequências para a saúde humana e para o meio ambiente, como os que aconteceram nos acidentes de Seveso, Bhopal, Schweizerhalle, Enschede, Toulouse e Buncefield. A causa destes acidentes está muitas vezes associada ao manuseamento e armazenamento de substâncias perigosas. Após estes acontecimentos a Comunidade Europeia, decidiu adotar uma política comum no que se refere à prevenção e controlo dos riscos de acidentes industriais graves. Assim em 1982 foi publicada a Diretiva 82/501/CEE, de 24 de junho (Seveso), que impõe aos Estados-Membros da União Europeia a identificação das zonas industriais que apresentem riscos de acidentes graves. O Governo português, como forma de transpor a Diretiva Europeia, promulgou o Decreto-Lei nº 150/2015, de 5 de agosto, no qual estabelece o regime de prevenção de acidentes graves que envolva substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente. No âmbito da questão de investigação “Serão os procedimentos e medidas de segurança implementados na Unidade Autónoma de Gás Natural eficazes na prevenção de acidentes graves?” procura-se ao longo do relatório, fazer um enquadramento entre a Diretiva Seveso III, o Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto e a sua aplicabilidade num caso prático “Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos”, por forma a aferir, se as medidas adotadas, são eficazes na prevenção de acidentes graves. Para isso foi fundamental a realização do estágio na empresa Gáslink Gás Natural, uma vez que este, contribuiu de uma forma muito significativa, para o desenvolvimento de um estudo mais aprofundado da gestão e aplicação das diretivas, normas e procedimentos de segurança a que esta Unidade esta sujeita, nomeadamente a sua aplicabilidade e eficácia na redução do risco de acidentes graves.
- Empreendedorismo social: estudo de casos múltiplos no Barlavento Algarvio - PortugalPublication . Pereira, Isabel Maria Moita; Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs elevados índices de desemprego são um grave problema no contexto social e económico do Barlavento Algarvio. Neste âmbito, o empreendedorismo, em especial a criação do próprio emprego, ganha maior relevo, assumindo-se como solução privilegiada. Para facilitar este processo torna-se evidente a necessidade de se criar equipamentos de apoio a empreendedores que pretendam criar emprego, auxiliando na fase mais problemática dos primeiros anos de vida da empresa. As incubadoras sociais visam apoiar a criação de emprego disponibilizando um portefólio de serviços adaptado às necessidades dos empreendedores e ao desenvolvimento sustentável dos projetos. Este estudo centra-se em duas destas estruturas sociais de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego que, apesar de terem motivação e objetivos comuns, apresentam diferentes formas de atuação e gestão: A Startup Portimão e o Cowork Lagos, ambas situadas no Barlavento Algarvio. Através deste estudo pretende-se identificar as semelhanças e as diferenças entre as duas incubadoras sociais e perceber o seu papel no aumento da sobrevivência das empresas incubadas.
- Estágio na Central Térmica da Vitória, EEM : empresa de eletricidade da MadeiraPublication . Correia, Rui Valdemiro Alves; Sousa, Ivo Dias de; Bernardo, Maria do Rosário MatosO presente relatório tem como objetivo principal apresentar uma descrição e uma análise reflexiva sobre o estágio realizado na Empresa de Eletricidade da Madeira – SA. A elaboração deste trabalho final enquadra-se no âmbito do Mestrado em Gestão/MBA, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre em gestão pela Universidade Aberta. Este documento apresenta, sob a forma de relatório os temas desenvolvidos e aprofundados ao longo deste estágio para melhor cumprir os objetivos propostos pela direção do departamento e central. É o caso da análise da operação da central e duas propostas de projeto para otimização da operação e ampliação da central no futuro. No núcleo do documento é apresentada e caracterizada a unidade de acolhimento, são descritas as atividades executadas, os principais estudos desenvolvidos e ainda feita uma análise sucinta ao desenvolvimento da central. O relatório termina com as considerações finais relativas ao sumário, as limitações do estágio bem como as conclusões e influência para o futuro profissional
- Estratégia empresarial para o novo paradigma da rede elétrica: estágio na Empresa de Electricidade da MadeiraPublication . Coelho, João Caires; Bernardo, Maria do Rosário MatosAs utilities de energia elétrica deparam-se atualmente com um novo paradigma impulsionado pelo aumento de prosumers (consumidores-produtores) (Mouat, 2016). A única certeza é a constante mudança e as utilities devêm preparar-se para o que o futuro possa reservar (Sonita, 2014). O caminho está a ser percorrido e a indústria está ainda muito longe da visão totalmente integrada da rede (Covino, Sotkiewicz & Levitt, 2016). Em função das especificidades de regulação em cada região, da legislação, ou das necessidades de cada mercado, múltiplos modelos de negócio terão de ser criados ou adaptados (Nillesen & Pollitt, 2016). O presente relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar a estratégia empresarial a adotar pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), para fazer face ao novo paradigma das redes de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira. Com base nas estratégias, ações e medidas desenvolvias em congéneres nacionais e internacionais, nas recomendações para a adaptação das utilities ao novo paradigma, no contexto em que a EEM se insere e nos dados recolhidos, é avaliada a estratégia atual da EEM e são apresentadas ações e medidas que podem ser implementadas com vista a uma melhor adaptação da empresa ao novo paradigma da rede elétrica.
